v. 13 n. 31 (2021)

					Visualizar v. 13 n. 31 (2021)

Revista Debates em Educação | v. 13, n. 31, Jan./Abr. (2021)

Dossiê "Múltiplas Perspectivas e Experiências no Ensino Remoto"

Publicado: 2021-06-26

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Deise Juliana Francisco, Inalda Maria dos Santos
    i-viii
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31pi-viii
  • Apresentação - Dossiê "Múltiplas perspectivas e experiências no ensino remoto"

    Ivanderson Pereira da Silva, Valmir Heckler, Hebert Lobo Sosa
    ix-xxiii
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31pix-xxiii

Artigos

  • Provocações entre duas senhoras: dona seriação e dona multisseriação

    Mari Teresinha Alminhana Panni, Claudia Glavam Duarte
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1-16
  • Enfrentamento da violência virtual – cyberbullying na perspectiva de alunos e educadores de escola privada

    Juliene Gomes Brasileiro, Daniela Tavares Gontijo
    17-40
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p17-40
  • Ensino por investigação e cinética química: desafios e possibilidades

    Jozélio Agostinho Lopes, Elton Casado Fireman, Monique Gabriella Angelo da Silva
    41-66
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p41-66
  • Contribuições de um curso de formação continuada na inclusão de estudantes com deficiência visual

    Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa, Andrea Regina de Britto Costa, Maria Rita Vitor Martins Rodrigues, Joana Cristina Neves de Menezes Faria, Simone Maria Teixeira de Saboia-Morais
    67-92
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p67-92
  • O professor-pesquisador da educação profissional e tecnológica: particularidades e expectativas

    Maristela Beck Marques, Taiane Lucas Pontel, Josimar de Aparecido Vieira
    93-106
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p93-106
  • O que é conceito na perspectiva Vygotskyana?

    Bruno Augusto Teilor, Raquel de Abreu Fochesato Quidigno, Sérgio Camargo, Tania Zimer, Tania Stoltz
    107-127
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p107-127
  • Teoria crítica e teoria histórico-cultural: interfaces entre Benjamim e Vigotski

    Rubiana Brasilio Santa Bárbara, Rui Bragado Sousa
    128-145
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p128-145
  • Contribuições das tecnologias digitais no ensino de conteúdos matemáticos

    Adriano Edo Neuenfeldt, Rogério José Schuck, Derli Juliano Neuenfeldt, Ariane Wollenhoupt da Luz Rodrigues
    146-165
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p146-165
  • Aspectos históricos da educação das pessoas com impedimentos visuais

    Cristiane Rodrigues Vieira, Ruth Maria Mariani Braz
    166-190
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p166-190
  • O brinquedo cantado e o surdo: a importância do acesso ao folclore

    Alessandra Teles Sirvinskas Ferreira, Ruth Maria Mariani Braz, Isabel Cristina Nonato de Farias Melo
    191-208
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p191-208
  • Ensino secundário no sul do antigo Mato Grosso (1930-1946): a expansão educacional salesiana

    Jéssica Lima Urbieta, Jacira Helena do Valle Pereira Assis
    209-230
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p209-230
  • Aspectos do pensamento computacional de estudantes do Ensino Fundamental

    Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, George Gadanidis, Rita de Cassia Idem, Lara Martins Barbosa, Yeda Seron Portera
    231-255
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p231-255
  • Gamificação na disciplina de redes de computadores: uma proposta de elaboração de um plano de trabalho docente com o uso do simulador Packet Tracer

    Sandro Teixeira Pinto, Eliza Adriana Sheuer Nantes
    256-281
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p256-281
  • Escolarização em contextos rurais: a perspectiva das famílias

    Maglaice Miranda Reis, Marlice de Oliveira Nogueira
    282-306
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p282-306
  • Literatura estrangeira e algoritmos: criando uma ponte

    André Luiz França Batista, Rodrigo Grassi Martins
    307-322
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p307-322
  • Professoras da educação infantil: relações entre estresse, estilo de vida e a prática e filosofia da Ioga

    Maria Lúcia Nejm de Carvalho, Fernanda Rossi
    323-340
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p323-340
  • A Comissão Nacional de Literatura Infantil (1936-1938) e as representações acerca da literatura para a criança

    Simone Burioli Ivashita, Aline Daniella Rezende Vieira
    341-355
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p341-355
  • PIBID de história no Paraná: concepções de formação de professores (2011-2017)

    Ruhama Ariella Sabião Batista, Luis Fernando Cerri
    356-377
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p356-377
  • Reflexões sobre as práticas pedagógicas inclusivas e o IDEB

    Maria Osvalda de Castro Feitosa Cristovam, Lurian Dionizio Mendonça, Vera Lucia Messias Fialho Capellini
    378-400
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p378-400
  • A manipulação da opinião pública sobre as ocupações escolares no Paraná

    Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Simone de Fátima Flach
    401-423
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p401-423
  • Percepções de professores do Ensino Fundamental quanto à importância das neurociências para o processo de aprendizagem e inclusão

    Rogério Duarte Cândido, Amanda Sellos Rodrigues, Viviane Aparecida Carvalho de Morais, Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Flávia Lage Pessoa da Costa
    424-450
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p424-450
  • As tendências pedagógicas e o ensino de matemática: um estudo qualitativo

    Marlubia Corrêa de Paula, Alessandra Fabian Sostisso
    451-467
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p451-467
  • Ensinando sobre o desengasgo em bebês e crianças: educação em saúde para trabalhadores de creches

    Jaqueline Vitorini da Silva, Fernanda dos Santos Nogueira Goes, Maria Cândida de Carvalho Furtado, Tainara Rodrigues Santos
    468-488
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p468-488
  • A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com as categorias de pensamento, conhecimento e habilidades cognitivas

    Willa Nayana Corrêa Almeida, Antonia Ediele de Freitas Coelho, João Manoel da Silva Malheiro
    489-513
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p489-513
  • Teatro do oprimido como estratégia pedagógica para o ensino em saúde: um relato de experiência

    Ely Bueno da Silva Bispo, Natália Hoefle, Aline Nunes Menezes, Lídia Batista de Môra, Cibele de Moura Sales, Rogério Dias Renovato
    514-526
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p514-526
  • Colonialismo e colonialidade na educação: da denúncia ao anúncio da resistência propositiva popular

    Tiago Zanquêta de Souza, Gercina Santana Novais
    527-550
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p527-550
  • Os rumos da educação e do Ensino Superior público brasileiro nos anos 1990 e pós – 2016

    Clarice Zientarski
    551-576
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p551-576
  • Teoria das situações didáticas presentes na prática pedagógica em matemática a partir da formação e reflexão docente

    Paulo César da Silva Batista, Marcilia Chagas Barreto, Ana Cláudia Gouveia de Sousa
    577-602
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p577-602
  • Identificação de subsunçores a partir da leitura de uma imagem publicitária: resultados iniciais de um programa de educação alimentar e nutricional

    Fernanda Frasson, Carlos Eduardo Laburú, Andreia de Freitas Zompero
    603-620
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p603-620
  • Estratégias de ensino voltadas para educação alimentar: um artigo de revisão

    Georgianna Silva dos Santos, Maria de Fátima Alves de Oliveira
    621-647
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p621-647
  • As políticas municipais de educação do/no campo em Vitória da Conquista- Bahia: um diálogo sobre a interrelação com a Política Nacional de Educação do Campo

    Arlete Ramos dos Santos, Luciene Rocha Silva
    648-673
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p648-673
  • Promoção da autonomia escrita no livro didático de português

    Rosângela Oliveira Cruz Pimenta, Louise Anne da Silva Lima, Paulo Nin Ferreira
    674-691
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p674-691
  • Financiamento da educação na Paraíba: os primeiros anos do FUNDEB (2007 a 2014)

    Jorge Fernando Hermida, Eduardo Ferreira Albuquerque
    692-718
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p692-718
  • Diários de campo, metacognição e aprendizagem: o que podemos observar em alunos de uma disciplina do tipo “aprender a aprender

    Luciana Lima de Albuquerque da Veiga, Mauricio Abreu Pinto Peixoto, César Silva Xavier
    719-743
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p719-743

Dossiê "Múltiplas Perspectivas e Experiências no Ensino Remoto"

  • Atividades remotas: um estudo de caso sobre o engajamento e o rendimento discente da EPT em tempos de pandemia

    Daniel Baumann, Leandro Marcos Salgado Alves
    744-757
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p744-757
  • O ensino de matemática em tempos de pandemia e suas implicações

    José Elyton Batista dos Santos, Maria Cristina Rosa, Deniza da Silva Souza
    758-777
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p758-777
  • Os professores frente ao trabalho remoto: a Covid-19 como determinante para uma “virtualização de emergência”

    Ronualdo Marques, Talita Fraguas, Marilia Andrade Torales Campos
    778-799
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p778-799
  • Diagnóstico do acesso e uso de tecnologias digitais para ofertas de disciplinas remotas como estratégia de mitigação da Pandemia COVID-19 na Universidade Federal do Amazonas

    João Victor Figueiredo Cardoso Rodrigues, Selma Maria Silva do Nascimento, Jurandir Moura Dutra
    800-825
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p800-825
  • Enquanto o “o novo normal não vem”: a performatividade na educação básica

    Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito, Maria Virgínia Freire dos Santos Carmo
    826-844
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p826-844
  • A escuta ativa no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos de enfermagem

    Cynthia Haddad Pessanha Sousa, Liana Viana Ribeiro, Cláudia Mara de Melo Tavares
    845-863
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p845-863
  • Educação financeira através da Metodologia Steam: inovações educacionais no Ensino Superior

    Maria do Socorro Ferreira Ramos, Otávio Paulino Lavor
    864-882
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p864-882
  • O gênero resenha crítica mediado pelas TDIC em tempos de ensino remoto

    Paulo Alexandre Filho, Rubia Mara Lemes, Daniela Nogueira de Moraes Garcia
    883-901
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p883-901
  • Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto

    Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Tanise Paula Novello
    902-926
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p902-926
  • Percepções discentes sobre aulas remotas em tempos de pandemia

    Larissa Cavalcanti de Albuquerque, Ércules Laurentino Diniz, Edineide Jezini Mesquita Araújo, Maria Das Gracas De Almeida Baptista
    927-942
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p927-942
  • Resignificación de la docencia universitaria venezolana desde lo pragmático efectivo en tiempos de Covid 19

    Elsy Urdaneta, Frank Sinatra Daboin Méndez, Johny Humbría
    943-965
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p943-965
  • Percepção de professores que ensinam matemática sobre o ensino remoto emergencial e o processo de ensino-aprendizagem

    Cristina de Jesus Teixeira, Joeanne Neves Fraz, Weberson Campos Ferreira, Geraldo Eustáquio Moreira
    966-991
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p966-991
  • Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto

    Lilian Moreira Cruz, Lívia Andrade Coelho, Lúcia Gracia Ferreira
    992-1016
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p992-1016
  • Ser professor no contexto online: processo formativo no ensino superior em tempos de pandemia

    Valmir Heckler, Charles dos Santos Guidotti
    1017-1037
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1017-1037
  • De la escuela que teníamos a la escuela por venir: ¿Qué perdura y qué cambia con la pandemia?

    Hebert Elias Lobo Sosa, Ana Carolina Pacheco Millan, Manuel Antonio Villarreal Uzcátegui, Gladys Marleny Gutiérrez Nieto
    1038-1065
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1038-1065
  • Cultura Digital e hiperautor: experiência com podcasts no PLE do Ensino Superior

    Úrsula Cunha Anecleto
    1066-1090
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1066-1090
  • O ensino remoto das atividades circenses: contradições e possibilidades da ação docente

    Elizandra Garcia da Silva, Carolina Palma Medeiros, Gustavo Bento Ribeiro de Araújo, Glaucia Andreza Kronbauer
    1091-1106
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1091-1106
  • Ensino remoto, games, aplicativos e estratégias de gamificação: entre possibilidades e incertezas

    Lucas Henrique Viana, Leandro Mário Lucas, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
    1107-1131
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1107-1131
  • Formação continuada para profissionais da educação do setor público federal

    Karen Werlang Lunkes, Fernanda Kerbes, Ana Sara Castaman
    1132-1153
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1132-1153
  • Mais mecanizada, mais escolarizada e mais bem remunerada: a nova realidade dos canaviais brasileiros com a incorporação de tecnologias mecânicas

    Jose Rodolfo Tenorio Lima
    1154-1180
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1154-1180
  • Campo científico da educação superior: webinars como estratégia para a construção do conhecimento

    Marilia Costa Morosini, Egeslaine de Nez, Vanessa Gabrielle Woicolesco
    1181-1201
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1181-1201