v. 13 n. 31 (2021)

					Visualizar v. 13 n. 31 (2021)

Revista Debates em Educação | v. 13, n. 31, Jan./Abr. (2021)

Dossiê "Múltiplas Perspectivas e Experiências no Ensino Remoto"

Publicado: 2021-06-26

Expediente

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31pi-viii
    Deise Juliana Francisco, Inalda Maria dos Santos
    i-viii
  • Apresentação - Dossiê "Múltiplas perspectivas e experiências no ensino remoto"

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31pix-xxiii
    Ivanderson Pereira da Silva, Valmir Heckler, Hebert Lobo Sosa
    ix-xxiii

Artigos

  • Provocações entre duas senhoras: dona seriação e dona multisseriação

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1-16
    Mari Teresinha Alminhana Panni, Claudia Glavam Duarte
    1-16
  • Enfrentamento da violência virtual – cyberbullying na perspectiva de alunos e educadores de escola privada

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p17-40
    Juliene Gomes Brasileiro, Daniela Tavares Gontijo
    17-40
  • Ensino por investigação e cinética química: desafios e possibilidades

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p41-66
    Jozélio Agostinho Lopes, Elton Casado Fireman, Monique Gabriella Angelo da Silva
    41-66
  • Contribuições de um curso de formação continuada na inclusão de estudantes com deficiência visual

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p67-92
    Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa, Andrea Regina de Britto Costa, Maria Rita Vitor Martins Rodrigues, Joana Cristina Neves de Menezes Faria, Simone Maria Teixeira de Saboia-Morais
    67-92
  • O professor-pesquisador da educação profissional e tecnológica: particularidades e expectativas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p93-106
    Maristela Beck Marques, Taiane Lucas Pontel, Josimar de Aparecido Vieira
    93-106
  • O que é conceito na perspectiva Vygotskyana?

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p107-127
    Bruno Augusto Teilor, Raquel de Abreu Fochesato Quidigno, Sérgio Camargo, Tania Zimer, Tania Stoltz
    107-127
  • Teoria crítica e teoria histórico-cultural: interfaces entre Benjamim e Vigotski

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p128-145
    Rubiana Brasilio Santa Bárbara, Rui Bragado Sousa
    128-145
  • Contribuições das tecnologias digitais no ensino de conteúdos matemáticos

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p146-165
    Adriano Edo Neuenfeldt, Rogério José Schuck, Derli Juliano Neuenfeldt, Ariane Wollenhoupt da Luz Rodrigues
    146-165
  • Aspectos históricos da educação das pessoas com impedimentos visuais

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p166-190
    Cristiane Rodrigues Vieira, Ruth Maria Mariani Braz
    166-190
  • O brinquedo cantado e o surdo: a importância do acesso ao folclore

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p191-208
    Alessandra Teles Sirvinskas Ferreira, Ruth Maria Mariani Braz, Isabel Cristina Nonato de Farias Melo
    191-208
  • Ensino secundário no sul do antigo Mato Grosso (1930-1946): a expansão educacional salesiana

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p209-230
    Jéssica Lima Urbieta, Jacira Helena do Valle Pereira Assis
    209-230
  • Aspectos do pensamento computacional de estudantes do Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p231-255
    Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, George Gadanidis, Rita de Cassia Idem, Lara Martins Barbosa, Yeda Seron Portera
    231-255
  • Gamificação na disciplina de redes de computadores: uma proposta de elaboração de um plano de trabalho docente com o uso do simulador Packet Tracer

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p256-281
    Sandro Teixeira Pinto, Eliza Adriana Sheuer Nantes
    256-281
  • Escolarização em contextos rurais: a perspectiva das famílias

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p282-306
    Maglaice Miranda Reis, Marlice de Oliveira Nogueira
    282-306
  • Literatura estrangeira e algoritmos: criando uma ponte

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p307-322
    André Luiz França Batista, Rodrigo Grassi Martins
    307-322
  • Professoras da educação infantil: relações entre estresse, estilo de vida e a prática e filosofia da Ioga

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p323-340
    Maria Lúcia Nejm de Carvalho, Fernanda Rossi
    323-340
  • A Comissão Nacional de Literatura Infantil (1936-1938) e as representações acerca da literatura para a criança

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p341-355
    Simone Burioli Ivashita, Aline Daniella Rezende Vieira
    341-355
  • PIBID de história no Paraná: concepções de formação de professores (2011-2017)

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p356-377
    Ruhama Ariella Sabião Batista, Luis Fernando Cerri
    356-377
  • Reflexões sobre as práticas pedagógicas inclusivas e o IDEB

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p378-400
    Maria Osvalda de Castro Feitosa Cristovam, Lurian Dionizio Mendonça, Vera Lucia Messias Fialho Capellini
    378-400
  • A manipulação da opinião pública sobre as ocupações escolares no Paraná

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p401-423
    Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Simone de Fátima Flach
    401-423
  • Percepções de professores do Ensino Fundamental quanto à importância das neurociências para o processo de aprendizagem e inclusão

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p424-450
    Rogério Duarte Cândido, Amanda Sellos Rodrigues, Viviane Aparecida Carvalho de Morais, Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Flávia Lage Pessoa da Costa
    424-450
  • As tendências pedagógicas e o ensino de matemática: um estudo qualitativo

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p451-467
    Marlubia Corrêa de Paula, Alessandra Fabian Sostisso
    451-467
  • Ensinando sobre o desengasgo em bebês e crianças: educação em saúde para trabalhadores de creches

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p468-488
    Jaqueline Vitorini da Silva, Fernanda dos Santos Nogueira Goes, Maria Cândida de Carvalho Furtado, Tainara Rodrigues Santos
    468-488
  • A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com as categorias de pensamento, conhecimento e habilidades cognitivas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p489-513
    Willa Nayana Corrêa Almeida, Antonia Ediele de Freitas Coelho, João Manoel da Silva Malheiro
    489-513
  • Teatro do oprimido como estratégia pedagógica para o ensino em saúde: um relato de experiência

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p514-526
    Ely Bueno da Silva Bispo, Natália Hoefle, Aline Nunes Menezes, Lídia Batista de Môra, Cibele de Moura Sales, Rogério Dias Renovato
    514-526
  • Colonialismo e colonialidade na educação: da denúncia ao anúncio da resistência propositiva popular

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p527-550
    Tiago Zanquêta de Souza, Gercina Santana Novais
    527-550
  • Os rumos da educação e do Ensino Superior público brasileiro nos anos 1990 e pós – 2016

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p551-576
    Clarice Zientarski
    551-576
  • Teoria das situações didáticas presentes na prática pedagógica em matemática a partir da formação e reflexão docente

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p577-602
    Paulo César da Silva Batista, Marcilia Chagas Barreto, Ana Cláudia Gouveia de Sousa
    577-602
  • Identificação de subsunçores a partir da leitura de uma imagem publicitária: resultados iniciais de um programa de educação alimentar e nutricional

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p603-620
    Fernanda Frasson, Carlos Eduardo Laburú, Andreia de Freitas Zompero
    603-620
  • Estratégias de ensino voltadas para educação alimentar: um artigo de revisão

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p621-647
    Georgianna Silva dos Santos, Maria de Fátima Alves de Oliveira
    621-647
  • As políticas municipais de educação do/no campo em Vitória da Conquista- Bahia: um diálogo sobre a interrelação com a Política Nacional de Educação do Campo

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p648-673
    Arlete Ramos dos Santos, Luciene Rocha Silva
    648-673
  • Promoção da autonomia escrita no livro didático de português

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p674-691
    Rosângela Oliveira Cruz Pimenta, Louise Anne da Silva Lima, Paulo Nin Ferreira
    674-691
  • Financiamento da educação na Paraíba: os primeiros anos do FUNDEB (2007 a 2014)

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p692-718
    Jorge Fernando Hermida, Eduardo Ferreira Albuquerque
    692-718
  • Diários de campo, metacognição e aprendizagem: o que podemos observar em alunos de uma disciplina do tipo “aprender a aprender

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p719-743
    Luciana Lima de Albuquerque da Veiga, Mauricio Abreu Pinto Peixoto, César Silva Xavier
    719-743

Dossiê "Múltiplas Perspectivas e Experiências no Ensino Remoto"

  • Atividades remotas: um estudo de caso sobre o engajamento e o rendimento discente da EPT em tempos de pandemia

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p744-757
    Daniel Baumann, Leandro Marcos Salgado Alves
    744-757
  • O ensino de matemática em tempos de pandemia e suas implicações

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p758-777
    José Elyton Batista dos Santos, Maria Cristina Rosa, Deniza da Silva Souza
    758-777
  • Os professores frente ao trabalho remoto: a Covid-19 como determinante para uma “virtualização de emergência”

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p778-799
    Ronualdo Marques, Talita Fraguas, Marilia Andrade Torales Campos
    778-799
  • Diagnóstico do acesso e uso de tecnologias digitais para ofertas de disciplinas remotas como estratégia de mitigação da Pandemia COVID-19 na Universidade Federal do Amazonas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p800-825
    João Victor Figueiredo Cardoso Rodrigues, Selma Maria Silva do Nascimento, Jurandir Moura Dutra
    800-825
  • Enquanto o “o novo normal não vem”: a performatividade na educação básica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p826-844
    Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito, Maria Virgínia Freire dos Santos Carmo
    826-844
  • A escuta ativa no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos de enfermagem

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p845-863
    Cynthia Haddad Pessanha Sousa, Liana Viana Ribeiro, Cláudia Mara de Melo Tavares
    845-863
  • Educação financeira através da Metodologia Steam: inovações educacionais no Ensino Superior

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p864-882
    Maria do Socorro Ferreira Ramos, Otávio Paulino Lavor
    864-882
  • O gênero resenha crítica mediado pelas TDIC em tempos de ensino remoto

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p883-901
    Paulo Alexandre Filho, Rubia Mara Lemes, Daniela Nogueira de Moraes Garcia
    883-901
  • Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p902-926
    Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Tanise Paula Novello
    902-926
  • Percepções discentes sobre aulas remotas em tempos de pandemia

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p927-942
    Larissa Cavalcanti de Albuquerque, Ércules Laurentino Diniz, Edineide Jezini Mesquita Araújo, Maria Das Gracas De Almeida Baptista
    927-942
  • Resignificación de la docencia universitaria venezolana desde lo pragmático efectivo en tiempos de Covid 19

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p943-965
    Elsy Urdaneta, Frank Sinatra Daboin Méndez, Johny Humbría
    943-965
  • Percepção de professores que ensinam matemática sobre o ensino remoto emergencial e o processo de ensino-aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p966-991
    Cristina de Jesus Teixeira, Joeanne Neves Fraz, Weberson Campos Ferreira, Geraldo Eustáquio Moreira
    966-991
  • Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p992-1016
    Lilian Moreira Cruz, Lívia Andrade Coelho, Lúcia Gracia Ferreira
    992-1016
  • Ser professor no contexto online: processo formativo no ensino superior em tempos de pandemia

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1017-1037
    Valmir Heckler, Charles dos Santos Guidotti
    1017-1037
  • De la escuela que teníamos a la escuela por venir: ¿Qué perdura y qué cambia con la pandemia?

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1038-1065
    Hebert Elias Lobo Sosa, Ana Carolina Pacheco Millan, Manuel Antonio Villarreal Uzcátegui, Gladys Marleny Gutiérrez Nieto
    1038-1065
  • Cultura Digital e hiperautor: experiência com podcasts no PLE do Ensino Superior

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1066-1090
    Úrsula Cunha Anecleto
    1066-1090
  • O ensino remoto das atividades circenses: contradições e possibilidades da ação docente

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1091-1106
    Elizandra Garcia da Silva, Carolina Palma Medeiros, Gustavo Bento Ribeiro de Araújo, Glaucia Andreza Kronbauer
    1091-1106
  • Ensino remoto, games, aplicativos e estratégias de gamificação: entre possibilidades e incertezas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1107-1131
    Lucas Henrique Viana, Leandro Mário Lucas, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
    1107-1131
  • Formação continuada para profissionais da educação do setor público federal

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1132-1153
    Karen Werlang Lunkes, Fernanda Kerbes, Ana Sara Castaman
    1132-1153
  • Mais mecanizada, mais escolarizada e mais bem remunerada: a nova realidade dos canaviais brasileiros com a incorporação de tecnologias mecânicas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1154-1180
    Jose Rodolfo Tenorio Lima
    1154-1180
  • Campo científico da educação superior: webinars como estratégia para a construção do conhecimento

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1181-1201
    Marilia Costa Morosini, Egeslaine de Nez, Vanessa Gabrielle Woicolesco
    1181-1201