Gamificação na disciplina de redes de computadores: uma proposta de elaboração de um plano de trabalho docente com o uso do simulador Packet Tracer

Autores

  • Sandro Teixeira Pinto Universidade Norte do Paraná - UNOPAR - Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias
  • Eliza Adriana Sheuer Nantes Universidade Norte do Paraná - UNOPAR - Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias http://orcid.org/0000-0003-3260-7264

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p256-281

Palavras-chave:

Plano de Trabalho Docente, Packet Tracer, Redes de Computadores, Ensino

Resumo

O simulador Packet Tracer, desenvolvido pela empresa de equipamentos em redes de computadores Cisco Systems Inc, tem a finalidade de preparar profissionais da área de Informática. Diante disso, o objetivo deste trabalho é elaborar um Plano de Trabalho Docente que apresente possibilidades da inserção da gamificação com o simulador Packet Tracer, no âmbito do curso Técnico de Informática, a fim de propor desafios aos alunos para realização de atividades gamificadas. Enquanto aporte metodológico recorreu-se a metodologia qualitativa de abordagem descritiva. Como conclusão foi possível elaborar o Plano de Trabalho Docente para aplicação na disciplina de Arquitetura de Redes de Computadores com o simulador Packet Tracer.

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Biografia do Autor

Sandro Teixeira Pinto, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR - Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

Possui graduação em Processamento de dados pela Universidade Filedelfia de Londrina - Unifil; Especialização em Engenharia de Software com UML; Cursando o Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias na Unopar. É professor da Universidade Norte do Paraná em disciplinas como Redes de Computadores e Arquitetura de Computadores. Atua na graduação e pós-graduação como professor de segurança da informação.

Eliza Adriana Sheuer Nantes, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR - Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina; Especialização em Língua Portuguesa; Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade. É professora da Universidade Norte do Paraná (PPGENS-UNOPAR). Atua na graduação e pós-graduação com os temas: ensino, linguagem, tecnologia e análise linguística (via gêneros discursivos). Participa dos Grupos de Pesquisa: Linguagens, Tecnologia e Ensino, UNOPAR-CNPq e FELIP-Formação e Ensino em Língua Portuguesa, UEL-CNPq . Coordena os projetos de pesquisa "Gêneros discursivos: uma investigação das práticas de letramento e multiletramento na esfera escolar", "Os Gêneros Midiáticos como práticas de letramento e multiletramento na escola" (UNOPAR-FUNADESP) e ?A exploração do fórum em ambiente virtual de aprendizagem enquanto ferramenta para o ensino" (UNOPAR-CNPq).

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Publicado

2021-06-26

Como Citar

PINTO, Sandro Teixeira; NANTES, Eliza Adriana Sheuer. Gamificação na disciplina de redes de computadores: uma proposta de elaboração de um plano de trabalho docente com o uso do simulador Packet Tracer. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 256–281, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p256-281. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10112. Acesso em: 16 out. 2024.

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