v. 10 n. 21 (2018)

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Revista Debates em Educação | v. 10, n. 21, Maio/Ago. (2018)

Dossiê: "Política e gestão da educação: questões contemporâneas"

Publicado: 2018-08-31

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Deise Juliana Francisco, Edna Cristina do Prado, Inalda Maria dos Santos
    i-vi
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21pi-vi

Dossiê "Política e gestão da educação: questões contemporâneas"

  • Gestão escolar no contexto maranhense: a formação continuada do coordenador pedagógico em discussão

    Lélia Cristina Silveira de Moraes, Camila Castro Diniz
    01-15
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p01-15
  • A organização da gestão democrática nas escolas brasileiras e portuguesas uma análise nos marcos legais

    Rosilânia Macedo Silva
    16-30
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p16-30
  • Gestão democrática e escola de qualidade: a visão de três diretores

    Talwana Oliveira Petrini, Felipe Augusto Roes Salgueiro, João Carlos Pereira de Moraes
    31-46
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p31-46
  • Uma visão crítica sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular em consonância com a reforma do Ensino Médio

    Emerson Pereira Branco, Alessandra Batista de Godoi Branco, Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Shalimar Calegari Zanatta
    47-70
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p47-70
  • Os desafios dos gestores na Escola Estadual de Tempo Integral no Município de São Raimundo Nonato/PI

    Givanildo da Silva, Welson Dias de Oliveira
    71-88
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p71-88
  • As implicações do Programa Choque de Gestão para o trabalho docente na Rede Estadual Mineira

    Adelino Francklin
    89-105
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p89-105
  • Mantendo papéis sociais e formando cidadãos: a Escola Normal Secundária Mãe de Deus de Londrina/PR, na década de 1950

    Aline Vanessa Locastre, Bernadete de Lourdes Streisky Strang
    106-123
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p106-123
  • Política de racionalização do livro didático na escola: mecanismos de aquisição, conservação e devolução à escola

    Benedito Maurício Sapane
    124-140
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p124-140
  • Impacto dos programas de alfabetização e educação de adultos: análise do papel da alfabetização na vida social dos alfabetizandos em Moçambique

    Cristovão Elsa Sefane
    141-161
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p141-161

Artigos

  • Ações para maximizar aprendizagens em matemática financeira nos cursos EaD

    Cristina Klipp de Oliveira, Carmelita Schulze, Eloísa Machado Seemann
    162-184
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p162-184
  • Evasão na EAD: o caso do curso de pós-graduação em EDHDI/UFAL

    Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Mônica Rejane de França Lima
    185-199
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p185-199
  • Implicações da formação de professores na análise e uso do livro didático de alfabetização

    Francisco Marcos Pereira Soares, Antonia Edna Brito
    200-213
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p200-213
  • A exclusão escolar da mulher negra encarcerada no Brasil

    Larissa Gabriela Gouveia dos Santos
    214-236
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p214-236
  • A potencialidade interdisciplinar entre áreas do conhecimento

    Alice Lemos Costa, Suziane Alves Barcellos, Loraine Rodrigues Jardim
    237-258
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p237-258
  • O que os livros didáticos dizem sobre a temática indígena: o antes e o depois da Lei 11.645/2008

    Léia Adriana da Silva Santiago, Nayane Ribeiro da Silveira, Marco Antônio de Carvalho, Sangelita Miranda Franco Mariano
    259-278
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p259-278
  • Formação em Educação Física e a regulamentação da profissão: sistema CONFEF/CREFS e a divisão curricular

    Alisson Slider do Nascimento de Paula, Rogério Paes de Oliveira, Saulo Testa, Frederico Jorge Ferreira Costa
    279-292
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p279-292
  • Estágio na Educação Infantil e saberes docentes: estudo relacionado ao saber ludo-sensível

    Lucineide Ribas Leite Lima, Cristina D´Ávila
    293-313
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p293-313
  • Representações de leitura e saberes docentes: as salas de leitura em territórios vulneráveis

    Luciene de Cassia de Santana
    314-328
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p314-328
  • Representações sociais sobre “ser professor de química”: a formação inicial em foco

    Tânia do Carmo, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Neide Maria Michellan Kiouranis
    329-355
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p329-355
  • Aprendizagens ativas: história regional e docentes da Educação Básica

    Marcos Rogério Kreutz, Neli Galarce Machado
    356-372
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p356-372

Dissertações e Teses

  • (Ciências da) educação no Brasil e em Portugal: autonomização dos espaços acadêmicos específicos

    Camila Ferreira da Silva
    373-376
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p373-376