Evasão na EAD: o caso do curso de pós-graduação em EDHDI/UFAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p185-199

Palavras-chave:

Evasão, Educação a Distancia, Educação em Direitos Humanos.

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade apresentar a investigação das causas principais da evasão no curso Especialização Educação em Direitos Humanos e Diversidade (EDHDI) na UFAL e contribuir para que, nas turmas posteriores esse problema venha a atenuar. A investigação de caráter exploratório, com abordagem quanto-qualitativa, utilizou-se de uma técnica de coleta de dados: um questionário com questões abertas e fechadas, tendo como objetivo investigar as causas principais da evasão no curso de especialização em Educação em Direitos Humanos e Diversidade (EDHDI) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tendo como sujeitos os alunos não concluintes do curso que se iniciou em 2010. Na análise dos dados percebe-se que a falta de tempo e a deficiência quanto ao assessoramento realizado pelos tutores têm sido apontados como as grandes causas da desistência desses alunos. Desse modo, propõem-se estratégias de prevenção à evasão, como a capacitação dos tutores. 

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Biografia do Autor

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Educação (UFAL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialista em Tecnologias em Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia (Licenciatura) . Foi professor - de escolas particulares, tutor do programa de formação continuada - Secretaria de Educação a Distância - MEC, professor tutor 1 da Universidade Tiradentes e professor do Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação online, webquest, tutoria, games (jogos online), gamificação e avaliação. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Foi Vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Adjunto da UAB/UFAL.

Mônica Rejane de França Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; LIMA, Mônica Rejane de França. Evasão na EAD: o caso do curso de pós-graduação em EDHDI/UFAL. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 185–199, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p185-199. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3397. Acesso em: 23 dez. 2024.

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