v. 10 n. 20 (2018)

					Visualizar v. 10 n. 20 (2018)

Revista Debates em Educação | v. 10, n. 20, Jan./Abr. (2018)

Dossiê: “Educação e juventudes: contribuições da pesquisa biográfica na sociedade contemporânea”

Publicado: 2018-04-30

Expediente

  • Expediente

    Deise Juliana Francisco
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p%p

Editorial

  • Editorial

    Rosemeire Reis, Camila Aloisio Alves, Deise Juliana Francisco
    i
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20pi

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

Artigos

  • EXPERIÊNCIAS ESCOLARES DE JOVENS DE CLASSES POPULARES E CONSTRUÇÕES DO FUTURO

    Máximo Augusto Campos Masson, Maria Teresa Vianna Van Acker
    100
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p100
  • ESCOLA E DESENRAIZAMENTO SOCIAL: EXPRESSÕES DA JUVENTUDE RURAL NA REGIÃO DO SEMIÁRIDO DE ALAGOAS (BRASIL)

    Manoel Valquer Oliveira Melo, Oriowaldo Queda, Patrick Oliveira Silva, Láudia Frankielle da Silva Nascimento
    125
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p125
  • GESTALTPEDAGOGIA: UM CAMINHO TRILHADO NA INTERSUBJETIVIDADE

    Adieliton Tavares Cezar
    143
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p143
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TIC NOS ANOS INICIAIS

    Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Antonia Eunice de Jesus do Nascimento
    155
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p155
  • A REFLEXÃO SOBRE O DESIGN E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM PROCESSO POTENCIALIZADOR NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MATEMÁTICO

    Fabiane Fischer Figueiredo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
    174
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p174
  • PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO ENPEC

    Eril Medeiros da Fonseca, Crisna Daniela Krause Bierhalz
    199
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p199
  • DESAFIOS DE ENSINO DE QUALIDADE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES

    Jean Mac Cole Tavares Santos, Erivelton Nunes de Almeida
    222
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p222
  • REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA NA BASE DE DADOS SciELO SOBRE PEDAGOGIA HOSPITALAR

    Lúcia Maria Santos Tinós, Sheila Maria Mazer-Gonçalves, Isabella Maria Cruz Fantacini, Gabriella Viccari
    238
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p238
  • A GERAÇÃO DE DESIGUALDADES SOCIAIS NO BOJO DA ESCOLA PÚBLICA: RELAÇÕES DE CONTROLE E DOMINAÇÃO

    Carlos Henrique Ferreira Rodrigues
    255
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p255
  • DIFERENTES CENÁRIOS E REPRESENTAÇÕES DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA BRASILEIROS E FRANCESES

    Elisângela Bastos de Melo Espindola, Licia de Souza Leão Maia
    278
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p278

Resenhas

  • O IMPACTO SOCIOEDUCACIONAL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

    Rosana Cristina Gimael
    303
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p303
  • NA BUSCA DE LER PARA SER EM AULAS DE QUÍMICA: UMA BREVE APRESENTAÇÃO

    Bruno Silva Leite
    308
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p308

Dissertações e Teses

  • MEDIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

    Flavio Pereira de Jesus
    312
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p312
  • EXERGAMES E SAÚDE MENTAL: UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO EM UM CAPS DA CIDADE DE MACEIÓ

    Adilson Rocha Ferreira
    319
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p319