PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO ENPEC

Autores

  • Eril Medeiros da Fonseca Universidade Federal do Pampa
  • Crisna Daniela Krause Bierhalz Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p199

Palavras-chave:

PIBID. ENPEC. Formação de professores.

Resumo

Este artigo inventaria os trabalhados sobre o PIBID, publicados no ENPEC, entre 2007 e 2015, tendo por objetivo identificar a representatividade temática da formação de professores e compreender as contribuições/limitações do programa na formação de professores. É uma pesquisa documental, com aplicação da análise de conteúdo de Bardin. As publicações foram analisadas a partir de três categorias: distribuição geográfica (universidades e regiões), campo de conhecimento (área do conhecimento ou disciplina) e correlações entre Educação Superior e Educação Básica. Dentre os 84 trabalhos que versam sobre o PIBID, 43 elucidam a formação de professores, destes, 30 abordam a Formação Inicial. No que tange ao campo de conhecimento ocorre à prevalência da Biologia (17). A maioria das publicações (22) são oriundas da região Sudeste. Os resultados demonstram que o programa integra Universidade e Educação Básica por meio da inserção do licenciando nos espaços de ensino, consolida a formação de professores tanto inicial como continuada, enriquecendo os espaços de reflexão na e sobre a prática, mas precisa superar a resistência dos professores em assumirem a formação compartilhada do bolsista, bem como destinar maior tempo para questões de cunho teórico.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eril Medeiros da Fonseca, Universidade Federal do Pampa

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino. Universidade Federal do Pampa.

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação. Professora adjunta do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Universidade Federal do Pampa

Downloads

Publicado

2018-04-29

Como Citar

FONSECA, Eril Medeiros da; BIERHALZ, Crisna Daniela Krause. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO ENPEC. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 199, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p199. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3718. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.