v. 12 n. 27 (2020)

					Visualizar v. 12 n. 27 (2020)

Revista Debates em Educação | v. 12, n. 27, Maio/Ago. (2020)

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

Publicado: 2020-06-22

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Deise Juliana Francisco, Inalda Maria dos Santos
    i-vi
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27pi-vi
  • Apresentação – Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

    Lynn Rosalina Gama Alves, William de Souza Santos
    vii-xi
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27pvii-xi

Artigos

  • Educação Profissional e Tecnológica: a Teoria da Atividade como possível caminho metodológico

    Márcia Valéria Paixão, Leandro Rafael Pinto
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p1-21
  • A problematização e a instrumentalização na formação do pedagogo para o ensino de Ciências da Natureza

    Luciana Massi, Francisco José Carvalho Mazzeu, Michel Pisa Carnio
    22-37
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p22-37
  • As ilustrações do período de escravidão no Brasil, nos livros didáticos de História do Ensino Médio: uma proposta de leitura de imagens

    Paulo Augusto Tamanini, Ana Meyre de Morais
    38-49
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p38-49
  • Contribuições da Escola de Frankfurt à Escola Contemporânea

    Wagner Feitosa Avelino, Tácio José Natal Rapozo
    50-59
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p50-59
  • A relação entre educação e produção na concepção de Antonio Gramsci

    Anita Handfas
    60-79
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p60-79
  • A educação permanente na Saúde em hospital de ensino: um desafio na perspectiva de Morin

    Renata Féo Couto, Marcos Paulo Fonseca Corvino, Mônica Tereza Machado Mascarenhas
    80-93
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p80-93
  • A defesa da escola pública e gratuita a partir da concepção de homem e história do Materialismo Histórico e Dialético

    Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Patrícia Sandalo Pereira, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
    94-104
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p94-104
  • Narrativas do leitor do literário pelo viés da análise progressiva de Roland Barthes

    Janete Ribeiro Nhoque, Adair de Aguiar Neitzel
    105-124
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p105-124
  • Contribuições teóricas da Teoria de Aprendizagem Significativa e do ensino por meio da resolução de problemas para qualificar o processo de ensino

    Cassiano Scott Puhl, Thaísa Jacintho Müller, Isolda Gianni de Lima
    125-140
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p125-140
  • World Café e o empreendedorismo no ensino de Biologia

    Juliana Masson Prediger, Weimar Silva Castilho, Raimundo Laerton de Lima Leite, Marco Aurélio Gomes de Oliveira
    141-162
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p141-162
  • Da “LDB” dos anos 1960 até a BNCC de 2018: breve relato histórico do ensino de Biologia no Brasil

    Maria Helena Machado, Rosane Moreira Silva Meirelles
    163-181
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p163-181
  • Identidade e atuação profissional dos egressos em Educação do Campo em Ciências da Natureza no Brasil

    Juliano da Silva Martins de Almeida, Wender Faleiro, Welson Barbosa Santos
    182-199
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p182-199
  • A manifestação do “Prêmio de Beleza” na área de Ensino

    Edinéia Woiciekovski, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    200-213
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p200-213
  • Ensino de Sociologia: processo de reintrodução no Ensino Médio brasileiro e os cursos de Ciências Sociais/Sociologia (1984-2008)

    Cristiano das Neves Bodart, Gustavo Cravo de Azevedo, Caio dos Santos Tavares
    214-235
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p214-235
  • Do algodão doce à bomba atômica: avaliações e aspirações do aprender pela pesquisa no ensino de Química

    Everton Bedin
    236-253
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p236-253
  • Os procedimentos avaliativos na educação de jovens e adultos e a relação com a dialogicidade

    Antonio Carlos dos Santos Cruz
    254-265
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p254-265
  • A formação do fisioterapeuta e sua intersecção com a Saúde Mental: percepções dessa realidade

    Murillo Nunes de Magalhães, Mara Cristina Ribeiro
    266-284
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p266-284
  • Tecendo redes de sabedoria e conhecimento no encontro entre profissionais da Saúde Mental e da Educação

    Cristhiane Marques de Freitas, Karla Rosane do Amaral Demoly
    285-305
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p285-305
  • Produção do cuidado e a Educação Permanente na estratégia Saúde da Família: uma roda de conversa

    Adicea de Souza Ferreira, Ana Lúcia Abrahão
    306-315
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p306-315
  • Contribuições da monitoria acadêmica na formação do aluno-monitor do curso de Enfermagem: relato de experiência

    Daniele Cristina Alves Fernandes, Helder Matheus Alves Fernandes, Elane da Silva Barbosa, Márcia Jaínne Campelo Chaves, Silvia Maria Nóbrega-Therrien
    316-329
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p316-329
  • Os sentidos do trabalho para técnicos em assuntos educacionais no contexto do modo de produção capitalista

    Caio Caselli Martins, Adriano Larentes da Silva
    330-351
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p330-351
  • Regulações da Educação Superior no Brasil: da Primeira República até o SINAES

    Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti, Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra
    352-369
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p352-369
  • A assistência estudantil no Brasil: uma avaliação na gestão da Universidade Federal do Pará.

    Geraldine Fifame Dona Fadairo, Carlos André Corrêa de Mattos, Ana Margarida Santiago, Carlos André de Mattos Teixeira
    370-387
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p370-387
  • Educação, raça e classe: um estudo sobre o aprisionamento provisório na comarca de Arapiraca/AL

    Débora Nunes de Sousa Lima, Anabelle Santos Lages
    388-409
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p388-409
  • Estão roubando a nossa felicidade: percepções de jovens, estudantes de ensino médio, sobre viver num bairro popular

    Lucelia de Moraes Braga Bassalo, Alessandra de Almeida Souza
    410-426
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p410-426
  • Ser professora Quilombola: em busca de uma identidade “outra”

    Sandro Guimarães de Salles, Halda Simões Silva
    427-445
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p427-445
  • Rire et stridence dans l'Éducation

    Ibrahim Camilo Campos, Walter Matias Lima
    446-458
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p446-458
  • A Cidade Educadora para a Educação Cidadã

    Aparecida Luzia Alzira Zuin, Mariana Lira Dias
    459-476
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p459-476

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

  • Estimulação neuropsicológica com jogos digitais: intervenção em grupo com crianças e adolescentes com rebaixamento cognitivo

    Elizabeth Braga Dias, Ana Maria Amorim Assis de Melo, Camila Barreto Bonfim
    477-498
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p477-498
  • Jogos digitais e gamificação: intervenção para o aprimoramento das funções executivas

    Daniela Karine Ramos, Clarissa Venturiei, Naomi Stange, Bruna Santana Anastácio
    499-520
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p499-520
  • Headshot: jogos digitais, violência e ensino da Arte

    Ana Beatriz Bahia
    521-545
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p521-545
  • Sobre games e violência, o que pensam os adolescentes?

    Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
    547-561
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p547-561
  • Exergames como forma de cuidado no âmbito da Saúde Mental: estado da arte e perspectivas futuras

    Adilson Rocha Ferreira, Deise Juliana Francisco
    562-575
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p562-575
  • Ensino para o Antropoceno: uma proposta de sequência didática para o ensino de redes ecológicas através do jogo Rain World

    Victor Montalvão Moreno, Emanuele Maria Leite Suzart, William de Souza Santos
    576-592
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p576-592
  • Conscientização ambiental em construtos digitais de aprendizagem: a experiência do jogo “Guardiões das Águas”

    Paulo Ricardo Santos, Débora Nice Ferrari Barbosa, João Batista Mossmann, Bernardo Benites Cerqueira, Yasmin dos Santos Etges
    593-614
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p593-614
  • Percepções discentes sobre o uso pedagógico de exergames: significados, motivações e limitações de sua incorporação na Educação Física Escolar

    Marcio Roberto de Lima
    615-633
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p615-633
  • Gamificação e tecnologias digitais: inovando as aulas de Língua Portuguesa

    Sandra Virgínia Correia de Andrade Santos, Gilson Pereira dos Santos Júnior, Simone Lucena, Rafaela Virgínia Correia da Silva Costa
    634-648
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p634-648
  • Jogos educativos para o ensino de Química: adultos podem aprender jogando?

    Ana Flávia Souza Miranda, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
    649-666
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p649-666
  • O trato com o conteúdo Jogo no Ensino Médio: perspectivas, conteúdos, metodologias e práticas de avaliação

    Renan Santos Furtado, Carlos Nazareno Ferreira Borges
    667-684
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p667-684
  • Potencialidades da Série de Tv Zoo para o ensino de Biologia

    David Santana Lopes, Lynn Rosalina Gama Alves
    685-702
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p685-702
  • Análise de conceitos científicos presentes no anime Hataraku Saibou

    Taynara Rúbia Campos, Dulce Márcia Cruz
    703-723
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p703-723
  • Realidade Aumentada e Literatura Infantil na Educação Infantil

    María Esther del-Moral, María del Rosario Neira-Piñeiro
    724-743
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p724-743
  • O software GCompris e os multiletramentos no cenário escolar

    Filomena Maria Cordeiro Moita, Lucas Henrique Viana, Maria Rosilene Gomes Flor
    744-761
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p744-761
  • Transpondo saberes para um app de Educação Ambiental baseada no lugar em Realidade Aumentada

    Frederico Coelho Krause, Gilberto Lacerda Santos
    762-784
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p762-784
  • A educação online e os desenhos didáticos com interfaces móveis: autorias em ambientes virtuais de aprendizagem web e aplicativos

    Vivian Martins, Edméa Santos, Érika Ferreira Duarte da Silva
    785-804
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p785-804
  • Robótica on-the-fly: aprendendo e ensinando

    Marco Antônio Sandini Trentin, Larissa Brandão Pasinato, Johannes dos Reis, Maria Eduarda Bondezan Barandas, Eduarda Cristina Pissolatto
    805-817
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p805-817
  • Avaliação do uso dos dispositivos móveis no ensino de Química por meio da adaptação dos Modelos de Aceitação (TAM) e Ajuste (TTF)

    Lediana Pereira Cardoso, Maria das Graças Cleophas
    818-840
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p818-840
  • Revisão acerca do tema Simulações Computacionais no ensino de Química (2008 – 2017)

    Elisângela Oliveira Santos, Ivanderson Pereira da Silva
    841-855
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p841-855
  • Implicações textual-discursivas na composição do gênero meme: uma análise de sua constituição na virtualidade

    Neide Silva Cardoso, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Flávia Karolina Lima-Duarte
    856-872
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p856-872

Debates

  • O enlace educacional da Universidade do Socioformación: do processo administrativo ao processo formativo

    Olga López Pérez, Luis Gibran Juárez Hernández, Elsa Guadalupe Román Belmonte
    873-894
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p873-894