Ensino de Sociologia: processo de reintrodução no Ensino Médio brasileiro e os cursos de Ciências Sociais/Sociologia (1984-2008)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p214-235

Palavras-chave:

Ensino Médio. Currículo. Sociologia. Cursos Superiores.

Resumo

O artigo evidencia os processos de reintrodução da Sociologia como disciplina obrigatória no ensino médio e de ofertas de cursos de Ciências Sociais no Brasil, observando correlações entre ambos e problematizando possíveis implicações. Para tanto, recorreu-se aos dados do Censo Escolar e do site e-MEC quanto aos cursos de Ciências Sociais e Sociologia, e a documentos estaduais. As evidências indicam que: i) a presença desses possibilitou a existência de militância pelo retorno da disciplina; ii) a reintrodução da Sociologia no ensino médio foi um processo que se deu nos estados da federação antes da Lei Federal nº. 11.684 de 2008, sendo resultado de um cenário de maiores oportunidades políticas à promoção de ações coletivas que envolveram diversos agentes e instituições.

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Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Gustavo Cravo de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutorando em Ciências Sociais na PUC-Rio. Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Caio dos Santos Tavares, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduando do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre o ensino dos conhecimentos das Ciências Sociais (Consciências-Sociais-UFAL). 

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

BODART, Cristiano das Neves; AZEVEDO, Gustavo Cravo de; TAVARES, Caio dos Santos. Ensino de Sociologia: processo de reintrodução no Ensino Médio brasileiro e os cursos de Ciências Sociais/Sociologia (1984-2008). Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 214–235, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p214-235. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8964. Acesso em: 22 dez. 2024.

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