v. 11 n. 24 (2019)

					Visualizar v. 11 n. 24 (2019)

Revista Debates em Educação | v. 11, n. 24, Maio/Ago. (2019)

Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”

Dossiê “Práticas, pesquisas e reflexões sobre a educação profissional, científica e tecnológica no Brasil"

Publicado: 2019-08-31

Expediente

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24pi-iv
    Deise Juliana Francisco, Inalda Maria dos Santos
    i-iv
  • Apresentação – Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24pv-ix
    Breynner Ricardo Oliveira, Suzana dos Santos Gomes, Andréia de Assis Ferreira, Antônio José Lopes Alves
    v-ix
  • Apresentação – Dossiê “Práticas, pesquisas e reflexões sobre a educação profissional, científica e tecnológica no brasil: apreensão de um projeto em curso”

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24px-xv
    Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Inge Renate Frose Suhr, Bruno Nunes Batista
    x-xv

Artigos

  • Grupos focais: desafios e possibilidades na pesquisa qualitativa

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p1-13
    Clebson Assis da Silva, Suzana Feldens Schwertner, Elizangela Mara Zanelatto
    1-13
  • Aprendizagem e práticas de escrita de alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará em interação on-line

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p14-28
    Alcides Fernando Gussi, Ellen Lacerda Carvalho Bezerra
    14-28
  • A biodiversidade nas pesquisas em Educação Ambiental

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p29-50
    Ester Aparecida Ely Almeida, Anne Caroline de Freitas, Cleusa Cavalcante Santos, Rosana Louro Ferreira Silva, Marcelo Tadeu Motokane, Fernanda Franzolin
    29-50
  • Pensando a docência para além da representação comum: uma discussão sobre profissionalidade, identidade docente e reconhecimento social

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p51-65
    Lívia Torres Cabral, Mardem Michael Ferreira Da Silva
    51-65
  • Educação não formal: a praia como um espaço para Educação Ambiental

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p66-83
    Michele Souza Fanfa, Leonan Guerra, Maria do Rocio Fontoura Teixeira
    66-83
  • Utilização de experimentação como aporte em atividades problematizadoras para a significação de conceitos químicos no Ensino Básico

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p84-105
    Carla Carvalho de Melo, Regina Célia Barbosa de Oliveira, Agilson Nascimento de Souza
    84-105
  • Os conteúdos de Física Moderna em livros didáticos de Física do Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p106-124
    Patrícia do Nascimento Pereira, Silvete Coradi Guerini, Jackson Ronie Sá-Silva
    106-124
  • Orientação sexual e o processo de inclusão na formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p125-144
    Glaucimila Adrielly Belem Lopes Vasconcelos, Elisabete Alerico Gonçalves, Indiara Cristina Pereira Almeida, Paulo Vitor Teodoro de Souza
    125-144
  • A formação doutoral e atuação profissional do professor formador da licenciatura em matemática na Amazônia

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p145-165
    Alailson Silva de Lira, Francisca Janice dos Santos Fortaleza, Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha
    145-165

Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”

  • Entrevista com Hércules Tolêdo Corrêa

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p166-174
    Gláucia Maria dos Santos Jorge
    166-174
  • As TIC como instrumento de preservação da identidade social das comunidades campesinas de Petrolina/PE

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p175-196
    Elijalma Augusto Beserra, Marcelo Silva de Souza Ribeiro
    175-196
  • Utilizando o software GeoGebra no ensino da Matemática: uma ferramenta para construção de gráficos de parábolas e elipses no 3° ano do Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p197-211
    Erica Farias Pacheco
    197-211
  • Pensando sobre as TICs como recurso pedagógico: relato de uma experiência na educação física escolar

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p212-227
    Marcos Vinícius Guimarães de Paula, João Henrique Suanno
    212-227
  • Análise da atuação da equipe polidocente do Programa Escola de Gestores da Educação Básica da Universidade Federal de Ouro Preto

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p228-244
    Breynner Ricardo Oliveira, Jianne Ines Fialho Coelho, Magna Campos, Camila Carolina Flausino
    228-244
  • O professor diante da demanda do aluno do XXI: trabalhando com tecnologias e mídias de potencial educativo

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p245-258
    Hercules Pimenta Santos
    245-258
  • Extensão Universitária na EaD: equidade na construção de saberes transdisciplinares

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p259-272
    Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Marcela Rosa de Lima Machado, Marcio Boaventura Junior, Fernando Selmar Rocha Fidalgo
    259-272
  • Metodologias e Tecnologias Digitais: a voz do coletivo/singular na formação inicial do professor de Matemática

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p273-294
    Tiago Dziekaniak Figueiredo, Victor Ferreira Ragoni
    273-294
  • Formação Docente no Contexto da Universidade Aberta do Brasil

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p295-313
    Daniela de Oliveira Pereira
    295-313
  • Ensino, jogos eletrônicos e contra-hegemonia: uma aliança possível

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p314-330
    Wallacy Oliveira Pasqualini Nerio, Alex Fernandes da Veiga Machado, Paula Reis de Miranda
    314-330
  • Letramento digital no ensino médio: um estudo do gênero fanfiction nas aulas de Língua Portuguesa

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p331-348
    Andreia Teixeira, Suzana dos Santos Gomes
    331-348
  • Tecnologia Assistiva: o que pensam as professoras da sala de recursos multifuncionais?

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p349-360
    Tarciana Angélica Lopes Damato, Maria Amélia da Silva Viana
    349-360

Dossiê “Práticas, pesquisas e reflexões sobre a educação profissional, científica e tecnológica no Brasil"

  • Desafios da Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica: Entrevista com Rony Cláudio de Oliveira Freitas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p361-372
    Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Inge Renate Frose Suhr, Bruno Nunes Batista
    361-372
  • Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante a distância: um olhar sobre a metodologia e os resultados da oferta

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p373-382
    Clessia Lobo Morais Machado, Gisele Marcia Oliveira Freitas
    373-382
  • A proposta do ensino pela pesquisa em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p383-401
    Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
    383-401
  • A reforma do Ensino Médio como estratégia de adequação da educação às demandas do setor produtivo

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p402-415
    Inge Renate Frose Suhr
    402-415
  • Impactos da Educação Profissional na prática docente de professores de Ciências

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p416-430
    Angelisa Benetti Clebsch, Otávio Bocheco, Maíra Adriana Hillesheim Hoepers
    416-430
  • Análise dos estilos de aprendizagem de alunos do Ensino Técnico na disciplina de Operações Unitárias

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p431-452
    Izabela de França Schaffel, Adriana Elaine da Costa, Estela Cláudia Ferretti, Fátima Peres Zago de Oliveira, Janaína Karine Andreazza
    431-452
  • A Iniciação Científica na formação dos estudantes do Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p453-473
    Fátima Peres Zago de Oliveira, Paula Andrea Grawieski Civiero, Walter Antonio Bazzo
    453-473
  • Alfabetização Científica e o Ensino de Ciências nos anos iniciais: slogan ou realidade no cotidiano escolar?

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p474-494
    Juliana Carvalho Pereira, Maria do Rocio Fontoura Teixeira
    474-494
  • Educação profissional e currículo integrado: um estudo sobre numeramento em curso de agroindústria do Instituto Federal de Alagoas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p495-508
    Anna Laura Silva, Pablo Guilherme Tenório de Melo, Ewerton Roosewelt Bernardo da Silva, Fernando Valério Ferreira de Brito
    495-508
  • A Pesquisa como Princípio Educativo no Currículo Integrado

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p509-522
    Roberta Pasqualli, Angela Silva, Vitor Gomes da Silva
    509-522
  • Sobre a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: do espírito emancipatório aos riscos da vampirização neoliberal

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p523-545
    Bruno Nunes Batista
    523-545
  • ProfEPT no IFPR: cenário atual, desafios e perspectivas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p546-563
    Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado, Sandra Terezinha Urbanetz, Leandro Rafael Pinto
    546-563
  • Retalhos de experiências exitosas em Educação Profissional e Tecnológica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p564-585
    Leandro Marcos Salgado Alves, Reginaldo Leandro Plácido, Filipe Pereira Faria, Michel Luís Rohr
    564-585
  • Avaliação por conceito na Educação Profissional e Tecnológica e a Taxonomia de Bloom: uma possibilidade?

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p586-599
    Marcia Valéria Paixão, Leandro Rafael Pinto
    586-599
  • Educação e formação humana: o lugar ocupado pelas “Humanas” nos Institutos Federais de Educação Tecnológica

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p600-612
    Pablo Menezes e Oliveira
    600-612