Utilizando o software GeoGebra no ensino da Matemática: uma ferramenta para construção de gráficos de parábolas e elipses no 3° ano do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p197-211

Palavras-chave:

GeoGebra, Ensino, Geometria

Resumo

Nos últimos anos os avanços tecnológicos têm tomado grande espaço e gerado profundas transformações na sociedade. O presente trabalho foi realizado no município de Parintins – AM com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual pública. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, com o método de abordagem fenomenológico, utilizou-se como ferramentas para coleta de dados a observação participante, figuras e notas de campo a partir de oficinas com o GeoGebra. O surgimento e disseminação de softwares educacionais, trouxe novas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Dentro deste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo explorar o uso do software GeoGebra para estudo das cônicas: Parábola, Elipse e Hipérbole, através de oficinas a partir de uma abordagem dinâmica, realizadas no laboratório de informática, onde buscou-se contribuir para a compreensão das cônicas de forma autônoma e criativa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Farias Pacheco, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas

Professora de Matemática, da Secretaria de Estado e Educação do Amazonas. 

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas-Centro de Estudos Superiores de Parintins(UEA/CESP), 2009.

Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, 2018.

Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática no Ensino Médio, pela Universidade do Estado do Amazonas-Centro de Estudos Superiores de Parintins(UEA/CESP), 2016.

Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior, pelo Centro Literatus-Estácio Amazonas, Literatus, Manaus-Amazonas,2014.

Referências

BALACHEFF, N.; KAPUT, J. Computer based learning environments in mathematics Editor (s): BISHOP, Alan J.; CLEMENTS, Ken; KEITEL, Christine; KILPATRICK, Jeremy; LABORDE, Colette. Dordrecht: Kluwer, 1997.

BNCC, Brasília: MEC/SEF. Base Nacional Comum Curricular Ensino Médio, 2017.

DUVAL, Raymond. Registros de representação semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. IN: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. São Paulo: Papirus, 2010.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

Manual GeoGebra. Disponível em: <https://www.geogebra.org>. Acesso em: 23 de outubro de 2015.

MEDEIROS, Alexandre; DE MEDEIROS, Cleide Farias. Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino da Física. IN: Revista Brasileira de Ensino da Física v. 24, n. 2, p. 77-86, (2002)

MURARI, Claudemir. Espelhos, caleidoscópios, simetrias, jogos e softwares educacionais no ensino e aprendizagem de Geometria. IN: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho (orgs.). Educação matemática: pesquisa em movimento. 4ª. ed. São Paulo: Cortez, 2012

VITOR, Cláudio Barros. Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas. Disponível em: <https://www.bit.profmat.sdm.org.br>. Acesso em: 23 de outubro de 2015.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

PACHECO, Erica Farias. Utilizando o software GeoGebra no ensino da Matemática: uma ferramenta para construção de gráficos de parábolas e elipses no 3° ano do Ensino Médio. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 197–211, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p197-211. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6905. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.