Utilizando o software GeoGebra no ensino da Matemática: uma ferramenta para construção de gráficos de parábolas e elipses no 3° ano do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p197-211Palavras-chave:
GeoGebra, Ensino, GeometriaResumo
Nos últimos anos os avanços tecnológicos têm tomado grande espaço e gerado profundas transformações na sociedade. O presente trabalho foi realizado no município de Parintins – AM com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual pública. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, com o método de abordagem fenomenológico, utilizou-se como ferramentas para coleta de dados a observação participante, figuras e notas de campo a partir de oficinas com o GeoGebra. O surgimento e disseminação de softwares educacionais, trouxe novas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Dentro deste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo explorar o uso do software GeoGebra para estudo das cônicas: Parábola, Elipse e Hipérbole, através de oficinas a partir de uma abordagem dinâmica, realizadas no laboratório de informática, onde buscou-se contribuir para a compreensão das cônicas de forma autônoma e criativa
Downloads
Referências
BALACHEFF, N.; KAPUT, J. Computer based learning environments in mathematics Editor (s): BISHOP, Alan J.; CLEMENTS, Ken; KEITEL, Christine; KILPATRICK, Jeremy; LABORDE, Colette. Dordrecht: Kluwer, 1997.
BNCC, Brasília: MEC/SEF. Base Nacional Comum Curricular Ensino Médio, 2017.
DUVAL, Raymond. Registros de representação semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. IN: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. São Paulo: Papirus, 2010.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
Manual GeoGebra. Disponível em: <https://www.geogebra.org>. Acesso em: 23 de outubro de 2015.
MEDEIROS, Alexandre; DE MEDEIROS, Cleide Farias. Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino da Física. IN: Revista Brasileira de Ensino da Física v. 24, n. 2, p. 77-86, (2002)
MURARI, Claudemir. Espelhos, caleidoscópios, simetrias, jogos e softwares educacionais no ensino e aprendizagem de Geometria. IN: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho (orgs.). Educação matemática: pesquisa em movimento. 4ª. ed. São Paulo: Cortez, 2012
VITOR, Cláudio Barros. Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas. Disponível em: <https://www.bit.profmat.sdm.org.br>. Acesso em: 23 de outubro de 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).