Escrita científica e ensino por investigação em ciências

análise de textos do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p434-456

Palavras-chave:

ensino de ciências, ensino por investigação, alfabetização científica.

Resumo

O presente artigo analisa a produção de textos de alunos do 5º ano de uma escola pública do sul da Bahia, após a resolução de um problema investigativo. As produções foram analisadas com base em: tipos de textos que são escritos em aulas investigativas, e, a existência de aspectos que caracterizam a escrita científica. Os dados revelam que: alguns alunos já iniciam na escrita a construção relações causais para o fenômeno estudado; e os alunos constroem o texto fazendo uso de alguns elementos característicos da linguagem científica. Conclui-se que, a proposição de atividades investigativas e de produções textuais nas aulas de Ciências pode aproximar os alunos ainda mais das relações entre alfabetização e alfabetização científica, promovendo a relação com elementos da cultura científica.

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Biografia do Autor

Keici Almeida, Secretaria de Educação - Pará.

É mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, possui especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz, é graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Sudoeste da Bahia - UESB -BA. Atuou por quatro anos junto ao Programa Universidade Para Todos - UPT, sendo três anos como professora de Biologia e um ano como coordenadora do referido projeto no município de Nova Canaã. Tem experiência na área de estágio supervisionado, pois atuou como Tutora de Estágio do curso de Licenciatura em Biologia da UESC, modalidade EaD.

Viviane Briccia, UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Física - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012), com um estágio na Universidade de Valência (Esapanha), com o tema Competências docentes em um projeto de inovação para a Educação Científica.Atualmente é professora Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação básica como professora de Física nos ensino Médio e Fundamental e no Ensino Superior com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, alfabetização científica nos anos iniciais, ensino por investigação e formação de professores. 

Luciana Sedano, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na docência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Possui experiência também na docência em Educação de Jovens e Adultos e em Orientação Pedagógico-Educacional do Ensino Fundamental e Médio. Atua em diferentes projetos de formação de professores. Professora de cursos de especialização em ensino de ciências, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (BA). Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores da Educação Básica e do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática. Pesquisa principalmente nas seguintes áreas temáticas: didática e práticas de ensino, ensino de Ciências, ensino por investigação e formação de professores.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

ALMEIDA, Keici; BRICCIA, Viviane; SEDANO, Luciana. Escrita científica e ensino por investigação em ciências: análise de textos do ensino fundamental. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 434–456, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p434-456. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10629. Acesso em: 22 dez. 2024.

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