Elaboração de atividades exploratório-investigativas: uma possibilidade de planejamento coletivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p202-221

Palavras-chave:

Planejamento conjunto. Anos Iniciais. Atividades exploratório-investigativas.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compartilhar a experiência do planejamento e confecção de atividades exploratório-investigativas desenvolvidas por um grupo de pesquisadores em parceria com professores dos Anos Iniciais da escola básica. Os resultados apontam que os professores participantes: a) sentiram-se envolvidos no processo e participaram ativamente, sugerindo e auxiliando na confecção do material; b) perceberam a importância do material manipulável e contribuíram fornecendo materiais alternativos para as práticas; c) instigaram seus discentes, no momento da exploração das atividades, seguindo os passos da Investigação Matemática. A partir dos resultados, pode-se inferir que o planejamento “com” a escola foi relevante para a obtenção de resultados satisfatórios no estudo desenvolvido.

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Biografia do Autor

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), especialização em Educação Matemática (1997) e Gestão Universitária (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É doutora em informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente atua na Universidade Vale do Taquari - Univates como professora titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem matemática e no ensino com tecnologias. Atua na formação de professores e integra o grupo de pesquisa Práticas, Ensino e Currículos. Atualmente ocupa o cargo de coordenadora institucional da pesquisa.

Camila Bassegio Gräff, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Tem experiência na área das Ciências Exatas, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: introdução às ciências exatas; formação do engenheiro; trigonometria; engenharias e software; formação continuada; materiais manipulativos; álgebra e geometria.Atualmente é aluna do curso de Pedagogia da Univates. 

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Possui graduação em Ciências - Licenciatura de 1º Grau pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987), graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1989), especialização em Educação Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1998), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS. Atualmente é professora da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, atuando nos cursos de graduação e de Pós-graduação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas e no Programa em Ensino). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Tem experiência na área de Ciências Exatas, com ênfase no Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, investigação matemática, formação de professores, uso de tecnologias no ensino de Matemática.

Ieda Maria Giongo, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

ossui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Especialização em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates de Lajeado, RS, vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Coordena o Grupo de Pesquisa Práticas, Ensino e Currículos (CNPq/Univates). Também atua, como docente permanente, no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Programa de Pós-graduação em Ensino da Instituição, coordenando este último. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase nos seguintes temas: Ensino de Matemática na Escola Básica e Nível Superior e Etnomatemática. É Pesquisadora CNPq, Nìvel 2. 

Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Possui graduação em Ciências pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1995) e graduação em Ciências - Habilitação em Física - Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1997), Mestrado em Ensino de Física na UFRGS (2008) e Doutorado em Educação pela PUCRS (2015). É professora titular da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Lajeado-RS. Atua na docência em Física Básica para cursos de Engenharia. Coordena a área de conhecimento de Ciências Exatas e Tecnológicas. Atua na extensão universitária, na área da divulgação científica e na difusão da Astronomia e a partir de 2019 coordena o programa de Extensão "Ciências Exatas e Engenharias". É integrante do grupo de pesquisa Ciências Exatas - da escola básica ao ensino superior, que busca problematizar as práticas relacionadas ao Ensino de Ciências Exatas especialmente no âmbito do Ensino Fundamental. É Afiliada à SAB, SBF, ABRAPEC e ABP.

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; GRÄFF, Camila Bassegio; QUARTIERI, Marli Teresinha; GIONGO, Ieda Maria; GONZATTI, Sônia Elisa Marchi. Elaboração de atividades exploratório-investigativas: uma possibilidade de planejamento coletivo. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 202–221, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p202-221. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7737. Acesso em: 12 ago. 2024.

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