v. 14 n. 34 (2022)

					Visualizar v. 14 n. 34 (2022)

Revista Debates em Educação | v. 14, n. 34, Jan./Abr. (2022)

Dossiê “Infância, narrativa e educação: diálogos pela alteridade"

Publicado: 2022-04-27

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Inalda Maria dos Santos
    i-vi
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34pi-vi
  • Apresentação - Dossiê "Infância, narrativa e educação diálogos pela alteridade"

    Luciane Pandini-Simiano, Laura Cristina Vieira Pizzi
    vii-x
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34pvii-x

Artigos

  • Inserção do manejo de resíduos químicos na formação inicial de professores de química e suas implicações na construção de responsabilidade socioambiental

    Yrailma Katharine de Sousa, Regina Célia Barbosa de Oliveira, Agilson Nascimento de Souza
    127-153
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p127-153
  • A escola e o ensino de leitura em tempos de fake news uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental

    Marcio José de Lima Winchuar, Diego Paiva Bahls, Maria Josélia Zanlorenzi
    154-173
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p154-173
  • Programa Brasil Alfabetizado e as políticas linguísticas uma pesquisa bibliográfica

    Darlice da Silva Monte, Fabrício de Oliveira Nobre, Juscelino Francisco do Nascimento
    174-185
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p174-185
  • Sequência didática - resíduos sólidos atividades lúdicas como proposta pedagógica

    Carlos José Silva de Freitas, Alineaurea Florentino Silva, Valéria Sandra de Oliveira Costa
    186-211
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p186-211
  • Educação Física no Ensino Médio o contexto das aulas na rede estadual do Rio Grande do Sul

    Thais de Lima dos Santos, Any Gracyelle Brum dos Santos, Patrícia Becker Engers, Phillip Vilanova Ilha
    212-233
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p212-233
  • Pandemia da Covid-19 e implicações à prática e(m) formação uma análise das percepções do discente de odontologia

    Cléa Adas Saliba Garbin, Lia Borges de Mattos Custodio, Artênio José Ísper Garbin, Suzely Adas Saliba Moimaz
    234-248
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p234-248
  • A transversalização curricular da educação ambiental no ensino religioso

    Claudia Lourenço Gomes, Marília Andrade Torales Campos
    249-269
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p249-269
  • Os parques infantis de Mário de Andrade no contexto das transformações políticas de atendimento à infância no período da ditadura militar

    Paulo Nin Ferreira
    270-284
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p270-284
  • Corpo e gênero recursos didáticos para aprender sobre si

    Dorcas Janice Weber, Cristianne Maria Famer Rocha, Maria da Graça Corso da Motta, Silvana Maria Zarth
    285-301
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p285-301
  • "Comer é um ato que vai além de nutrir o corpo" a Educação Alimentar e Nutricional em políticas educacionais transversais

    Francisco Nunes de Sousa Moura, Raquel Crosara Maia Leite, José Arimatéa Barros Bezerra
    302-323
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p302-323
  • As pandemias contemporâneas e a ética da vida no ensino de ciências

    Nathalia Fogaça Albuquerque, João Bernardes da Rocha Filho
    324-349
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p324-349
  • A elaboração de um audiolivro como recurso didático para a educação financeira de alunos com baixa visão

    Valéria Rosa Farto Lopes, Carlos Cesar Garcia Freitas, Jáima Pinheiro de Oliveira
    350-376
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p350-376
  • O ensino da música em Portugal e a prova de aptidão artística

    António José Pacheco Pacheco Ribeiro
    377-389
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p377-389
  • A pesquisa como princípio pedagógico no ensino de química

    Eduardo Bello Dunker, Everton Bedin
    390-410
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p390-410
  • Inclusão dos estudantes com deficiência em Alagoas PEE-AL em questão

    Mariane de Lima Vasconcellos Costa, Valéria Campos Cavalcante
    411-429
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p411-429

Entrevistas

Dossiê: Infância, narrativa e educação: diálogos pela alteridade

  • Educação e cuidado da primeira infância na Itália narrativas sobre a experiência educativa Toscana

    Luciane Pandini Simiano, Clara Maria Silva
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p1-20
  • “Porque se sujar faz mais alegria!” a hospitalidade dos dizeres das crianças e da infância para pensar o currículo

    Vanessa Galindo Alves de Melo, Juliana Silva Almeida, Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles
    21-36
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p21-36
  • Educar com histórias narrativa e escrita de si como prática educativa com crianças

    Caterina Benelli
    37-47
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p37-47
  • Atendimento educacional especializado à la Mateus um ensaio sobre o agir pedagógico

    Débora Scherer Escobar, Carla K. Vasques; Simone Bicca Charczuk
    48-65
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p48-65
  • A questão da medicalização como um atravessamento à inclusão escolar

    Fábio Henrique Silva, Mônica Maria Farid Rahme
    66-85
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p66-85
  • Crianças cidadãs e sua ação política na escola e comunidade

    Juliana Carla da Paz Alves, Laura Cristina Vieira Pizzi
    86-112
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p86-112
  • Leitura em voz alta como estímulo e facilitação para as narrações das crianças

    Federico Batini
    113-126
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p113-126