Educar com histórias

narrativa e escrita de si como prática educativa com crianças

Autores

  • Caterina Benelli

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p37-47

Palavras-chave:

Autobiografia, Narrativa, Educação, Infância

Resumo

A contribuição pretende evidenciar a temática da prática da narrativa e da autoescrita como atividade educativa e didática dirigida, em particular, a meninas e meninos. A pedagogia da autobiografia tratou da infância apenas dos últimos anos, pois desde a década de 80 do Século XX, a pesquisa e a formação autobiográfica se desenvolveram principalmente no campo da educação de adultos. As práticas de narração e escrita autobiográfica, hoje, configura-se como dispositivos nodais para a ativação de percursos educacionais voltados para a reflexividade e maior autoconsciência desde a infância e em todas as idades, com métodos e objetivos diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caterina Benelli

Doutorado pela Universidade de Florença

Instituição - Universidade de Messina (Unime)

ORCID -  4Viadifabio

 

Referências

BENELLI, C. Philippe Lejeune. Una vita per l’autobiografia, Unicopli, Milano, 2006.

BENELLI, C.; COPPOLA, P. Despliegues acerca de la memoria: polifonías necesarias, CRANN, Santiago del Chile, s/d.

BENELLI, C.; GIJON, M. (a cura di), (in)Tessere relazioni educative. Teorie e pratiche di inclusine in contesti di vulnerabilità, Franco Angeli, Milano, 2020.

BENELLI, C.; PONA, A. (a cura di), Costruire sistemi inclusivi. Percorsi educativi, didattici ed etnoclinici nelle scuole plurali a Prato, Anthology Digital Publishing, Prato, 2020.

BIFFI. Scritture adolescenti. Esperienze di scrittura nella scuola secondaria, Erickson, Trento, 2010.

BRUNER, J. La ricerca del significato. Per una psicologia culturale, Bollati Boringhieri, Torino, 1992.

DEMETRIO, D. (a cura di), Per una pedagogia e una didattica della scrittura, Unicopli, Milano, 2007.

DEMETRIO, D. Educare è narrare. Le teorie, le pratiche, la cura, Mimesis, Milano, 2012.

DEMETRIO, D. Raccontarsi. L’autobiografia come cura di sé, Cortina, Milano 1996, p.10.

DEMETRIO, D. Ricordare a scuola. Fare memoria e didattica autobiografica, Laterza, Roma-Bari, 2003.

DESROCHE, H. Entreprendre d’apprendre. D’une autobiographie raisonnée aux prjets d’une recerche-action. Éditions Ouvrières, Paris, 1990.

DRAPERI, J.F. Parcourir sa vie. Se former à l’autobiographie raisonnée, Presses de l’économie sociale. Montreuil, 2011.

FORMENTI, L.; GAMELLI, I. Quella volta che ho imparato. La conoscenza di sé nei luoghi dell’educazione, Cortina, Milano, 1998.

JEDLOWSKI, P. Storie comuni. La narrazione nella vita quotidiana, Mondadori, Milano, 2000, p. 3.

KANEKLIN, C.; SCURATTI, G. Formazione e narrazione, Cortina, Milano, 1998.

LEJEUNE, P. Il patto autobiografico, Il Mulino, Bologna, 1986.

MORONI, I. Bambini e adulti si raccontano. Formazione e ricerca autobiografica a scuola, Franco Angeli, Milano, 2006.

POLSTER, E. Ogni vita merita un romanzo. Quando raccontarsi è terapia. Astrolabio, Roma, 1988.

SMORTI, A. Costruzione di storie e sviluppo della conoscenza sociale, Giunti, Firenze, 1994.

Downloads

Publicado

2022-04-27

Como Citar

BENELLI, Caterina. Educar com histórias: narrativa e escrita de si como prática educativa com crianças. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 37–47, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p37-47. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13371. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Infância, narrativa e educação: diálogos pela alteridade

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.