Escola dos sonhos: percepções dos alunos do 9° ano da rede pública e privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p22-35

Palavras-chave:

Escola. Contemporaneidade. World Café.

Resumo

Este artigo propõe-se a investigar a percepção que os alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública e privada de um município do Rio Grande do Sul têm sobre a Escola ideal, a partir da estratégia de ensino World Café. A estratégia foi desenvolvida para as duas turmas do 9° ano em conjunto no mesmo dia, horário e local. Percebeu-se que os alunos assumiram um papel mais ativo, foram estimulados e motivados a pensarem sobre a Escola, sobre os seus descontentamentos e a Escola ideal. Pode-se inferir que a atividade realizada foi produtiva, os alunos valorizaram o trabalho em grupo, compartilharam seus pensamentos e se sentiram corresponsáveis pelo debate proporcionado pelas duas redes de ensino.

 

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Biografia do Autor

Patricia da Graça Rocha Franzoni, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Discente no Programa de Pós-Graduação - Doutorado em Ensino (UNIVATES), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), Mestra em Economia (UFPB/ João Pessoa) e Professora Adjunta Nível III (Economia/FURG).

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Doutora em Educação (UNISINOS), Professora da Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Ensino e Ensino de Ciências Exatas – UNIVATES), Bolsista de Produtividade de Pesquisa (CNPq – Nível 2).

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

FRANZONI, Patricia da Graça Rocha; QUARTIERI, Marli Teresinha. Escola dos sonhos: percepções dos alunos do 9° ano da rede pública e privada. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 22–35, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p22-35. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6102. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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