Escola pública e professor

indícios de representações sociais de universitários matriculados em cursos de alta seletividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p489-511

Palavras-chave:

Escola Pública, Professor, Representações Sociais

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as representações sociais de “escola pública” e “professor de escola pública” construídas por universitários matriculados em cursos de alta seletividade da Universidade de Pernambuco (UPE). Resulta de um estudo qualitativo que utilizou como instrumento de coleta a entrevista narrativa. Participaram da pesquisa 11 estudantes universitários, egressos exclusivamente de escola pública, matriculados em cursos de alta seletividade na UPE. As narrativas foram analisadas com o apoio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a escola pública está representada como a instituição que fornece formação abrangente, tanto acadêmica quanto cidadã, propicia aprendizagens diversas, orienta e direciona as escolhas profissionais. O “professor de escola pública” é representado como uma figura de referência, alguém que estabelece relações interpessoais de amizade, incentiva e acredita no potencial dos estudantes. Os achados destacam a importância da escola pública para a formação da população e indicam a necessidade de políticas educacionais que favoreçam esse espaço formativo e valorizem do professor.

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Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação, professora Associado, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação - Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Bolsista em produtividade de Pesquisa do CNPq.  E-mail: laeda01@gmail.com

 

Maria Isabel Francisco da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante de graduação em Pedagogia, bolssita de iniciação Cientifica FACEPE

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

MACHADO, Laeda Bezerra; FRANCISCO DA SILVA, Maria Isabel. Escola pública e professor: indícios de representações sociais de universitários matriculados em cursos de alta seletividade. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 489–511, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p489-511. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11990. Acesso em: 12 ago. 2024.

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