Violência escolar e apoios cotidianos

percepções de jovens de uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16322

Palavras-chave:

Exposição à violência, Vulnerabilidade social, Escola pública, Juventude

Resumo

A partir de dados produzidos através de grupos focais realizados com 11 estudantes de uma escola pública de Maceió/AL, esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de jovens do ensino médio sobre a violência escolar e sobre os seus apoios sociais cotidianos. Os dados permitiram identificar e entender as várias faces da violência no ambiente escolar e como esta interfere no cotidiano dos estudantes, dentro e fora da escola. Concluiu-se que os jovens, em sua maioria, recebem apoio para lidar com seus conflitos, sejam eles advindos da escola e/ou da família, contudo, ainda se faz necessário fortalecer e ampliar essas redes de suporte.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

ALBUQUERQUE, Júlia Vieira Muniz de; CARMO, Danilo Santos do; BEZERRA, Waldez Cavalcante. Violência escolar e apoios cotidianos: percepções de jovens de uma escola pública. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16322, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16322. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16322. Acesso em: 23 dez. 2024.

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