Violência escolar e apoios cotidianos
percepções de jovens de uma escola pública
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16322Mots-clés :
Exposição à violência, Vulnerabilidade social, Escola pública, JuventudeRésumé
A partir de dados produzidos através de grupos focais realizados com 11 estudantes de uma escola pública de Maceió/AL, esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de jovens do ensino médio sobre a violência escolar e sobre os seus apoios sociais cotidianos. Os dados permitiram identificar e entender as várias faces da violência no ambiente escolar e como esta interfere no cotidiano dos estudantes, dentro e fora da escola. Concluiu-se que os jovens, em sua maioria, recebem apoio para lidar com seus conflitos, sejam eles advindos da escola e/ou da família, contudo, ainda se faz necessário fortalecer e ampliar essas redes de suporte.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, M. I.; SALCES, C. D.; FERNANDES, T. R. O que pode a escola pública diante das desigualdades? Revista de Educação, Campinas, v. 26, e215328, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/5328 Acesso em 02 de setembro de 2023.
ARAÚJO FILHO, I. K. S. et al. Violência escolar frente à judicialização: um estudo em escolas de Cascavel - PR. HOLOS, Natal, v. 36, n. 1, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6936 Acesso em 15 de agosto de 2023.
AVELAR, M. R.; MALFITANO, A. P. S. A proposição de articulação em rede para atenção pública a crianças e adolescentes. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João Del-Rei, v. 15, n. 2, p. 1-15, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082020000200010 Acesso em 10 de julho de 2023.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARROS, R. P.; MENDONCA, R.; SANTOS, D. D.; QUINTAIS, G. Determinantes do desempenho educacional no Brasil. Texto para Discussão, 834. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2001.
BECKER, K. L.; KASSOUF, A. L.; Violência nas escolas públicas brasileiras: uma análise da relação entre o comportamento agressivo dos alunos e o ambiente escolar. Nova econ. Minas Gerais, v. 26, n. 2, p. 653-677, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/neco/a/KCWyd3NJycFWSDxy58z4NZq/abstract/?lang=pt Acesso em 02 de setembro de 2023.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Cortez, 1990.
BRASIL. Lei 12.852 de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm Acesso em 02 de setembro de 2023.
CARMO, D. S. do, et al. Violência, ato infracional e escola pública: reflexões a partir da compreensão de professores e gestores do ensino médio. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 369-386, 2021. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42577 Acesso em 02 de março de 2023.
CHARLOT, B. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, p. 432-442, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/fDDGcftS4kF3Y6jfxZt5M5K/?format=pdf&lang=pt Acesso em 02 de setembro de 2023.
DAYRELL, J., GOMES, N. L., LEÃO, G. Escola e participação juvenil: é possível esse diálogo? Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 38, p. 237-252, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/3rBtV9HvsS3RhdQRgTXV67S/abstract/?lang=pt Acesso em 15 de julho de 2023.
GONTIJO, E. M. O. LGBTfobia na escola: uma análise da percepção de estudantes e professores de uma escola pública mineira sobre preconceito contra diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar. (Trabalho de Conclusão de Curso). Fundação João Pinheiro, Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Belo Horizonte, 2018.
INJOSA, R. M. Sinergia em políticas e serviços públicos: desenvolvimento social com intersetorialidade. Cadernos FUNDAP, São Paulo, v. 22, p. 102-110, 2001. Disponível em: https://www.pucsp.br/prosaude/downloads/bibliografia/sinergia_politicas_servicos_publicos.pdf Acesso em 02 de setembro de 2023.
KAPPEL, V. B. et al. Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu-SP, v. 18, n. 51, p. 723-735, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/YwQZFRzqWqwGpQ6w47RcvLS/abstract/?lang=pt Acesso em 02 de setembro de 2023.
LEÃO, G.; DAYRELL, J. T.; REIS, J. B. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 117, p. 1067-1084, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Jr9sGWbKhNRCFwFBMzLg34v/ Acesso em 05 de agosto de 2023.
MARCASSA L. P.; DAMAGRO S. L. Juventude pobre e a relação com a escola: entre esperança e desilusão. Revista Cocar. Belém, v.15, n.3, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3841 Acesso em 05 de agosto de 2023.
MARAFON, G.; SCHEINVAR, E.; NASCIMENTO, M. L. Conflitos enquadrados como Bullying: Categoria que aumenta tensões e impossibilita análises. Psic. Clin., Rio de Janeiro, vol. 26, n. 2, p. 87-104, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pc/a/Yz6CqLHwcsqrZX4rSTSbmgG/abstract/?lang=pt Acesso em 02 de setembro de 2023.
MARTINS, A. M., MACHADO, C. Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas. Educar em Revista, Curitiba, n. 59, p. 157-73, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/sTW4Vv8N9jLycKRdNF44bWz/abstract/?lang=pt Acesso em 03 de agosto de 2023.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis. Rio de Janeiro. Vozes, 2018.
MONZELI, G. A.; FERREIRA, V. S.; LOPES, R. E. Entre proteção, exposição e admissões condicionadas: travestilidades e espaços de sociabilidade. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 451–462, 2015. Disponível em: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/968 Acesso em 02 de setembro de 2023.
NESELLO, F., et al. Características da violência escolar no Brasil: revisão sistemática de estudos quantitativos. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. Londrina, v. 14, n. 2, p. 119–36, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbsmi/a/nLZm37hjg3drFxsMSTTCLbm/abstract/?lang=pt Acesso em 04 de fevereiro de 2023.
PEIXOTO, R. A., et al. Conceituando juventude(s) a partir de um diálogo com a síntese de indicadores sociais. Brazilian Journal of Development., Curitiba, v. 6, n. 7, p. 47947-47955, jul. 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13377 Acesso em 04 de agosto de 2023.
PRIOTTO, E. P.; BONETI, L. W. Violência escolar: na escola, da escola e contra a escola. Revista Diálogo Educacional, Paraná, v. 9, n. 26, p. 161-179, 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v09n26/v09n26a12.pdf Acesso em 03 de setembro de 2023.
ROCHA, M. F. J. Conflito, Diálogo e Permanência: o professor mediador, o adolescente que cometeu o ato infracional e a escola. (Dissertação de mestrado) Programa de Pós- Graduação em Terapia Ocupacional, UFSCAR, São Carlos, 2014.
SANTOS, J. V. T. A violência na escola, uma questão social global. In: CONSEJO LATINOAMERICANO DE CIENCIAS SOCIALES (ed.). Violencia, sociedad y justicia en América Latina. Buenos Aires: Clacso, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, p. 117-133, 2002.
SANTOS, E. M. N.; LIMA, F. W. C.; VALE, C. Decálogo da escola como espaço de proteção social: consolidando a função social da escola como espaço democratizante. Eccos - Revista Cientifica, São Paulo, n. 54, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8338 Acesso em 03 de setembro de 2023.
SEFFNER, F. Escola pública e professor como adulto de referência: indispensáveis em qualquer projeto de nação. Revistas Unisinos, Porto Alegre, v. 20, n.1, p. 48-57, 2016. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2016.201.05 Acesso em 05 de julho de 2023.
SILVA, R. G. L. B., BEZERRA, W. C., QUEIROZ, S. B. Os impactos das identidades transgênero na sociabilidade de travestis e mulheres transexuais. Rev Ter Ocup Univ São Paulo, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 364-372, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/88052 Acesso em 03 de setembro de 2023.
SILVA, D. C. O.; RUZZI-PEREIRA, A.; PEREIRA, P. E. Fatores protetivos à reincidência ao ato infracional: concepções de adolescentes em privação de liberdade. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, São Carlos, v 21, n 3, p.553-561, 2013. Disponível em: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/915 Acesso em 03 de setembro de 2023.
SLUZKI, C. E. Redes pessoais sociais e saúde: implicações conceituais e clínicos de seu impacto recíproco. Famílias, Sistemas & Saúde. São Paulo, v. 28, n. 1, p. 1-18, 2010.
SOUZA, T. Y.; OLIVEIRA, M. C. S. L.; RODRIGUES, D. S. Adolescência e juventude: questões contemporâneas. Módulo 1 do Núcleo Básico em Socioeducação. Escola Nacional de Socioeducação. Universidade de Brasília. Brasília, DF, 2015.
SPÓSITO, M. P. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 87-103, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/pbFRcymkHxFPkK7VkkMwXNQ/abstract/?lang=pt Acesso em 03 de setembro de 2023.
TOSTA, M. C. Síndrome de alienação parental: a criança, a família e a lei. (Trabalho de Conclusão de Curso). PUC-RS, Porto Alegre, 2013.
UNICEF. Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da educação básica na idade certa: Direito de todas e de cada uma das crianças e dos adolescentes Brasília, 2012. Disponível: http://www.unicef.org/brazil/pt/br_oosc_ago12.pdf Acesso em 10 de fevereiro de 2021.
VICENTIN, M. C. G.; GRAMKOW, G. Pistas para pensar um agir criançável nas experiências de conflito. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 368-390, 2028. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650659 Acesso em 03 de setembro de 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).