Representações de pobreza e desigualdade social entre estudantes do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p598-622

Palavras-chave:

Desigualdade, Pobreza, Educação Básica, Representações Sociais

Resumo

Pobreza e desigualdade social comprometem o desenvolvimento econômico, cultural, político e social e atingem milhões de pessoas no mundo. Este artigo apresenta uma investigação com 72 estudantes do ensino médio com o objetivo de averiguar representações de pobreza e desigualdade social. Foi utilizada entrevista semiestruturada, abordando a caracterização de ricos e pobres, a desigualdade social e possíveis soluções para a pobreza. Os estudantes demonstraram pouca compreensão sobre a integração dos elementos que compõem o sistema econômico. Estudantes da EJA entre 15 e 18 anos, de nível socioeconômico baixo, tiveram melhor compreensão de pobreza e desigualdade social, considerando variáveis históricas, econômicas e ideológicas que se inter-relacionam. O mesmo não foi verificado entre os demais estudantes do ensino médio. Este estudo abre discussões sobre a necessidade de programas de educação econômica que promovam a imersão dos estudantes no mundo econômico de forma reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas -  Unicamp. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Goiás. (UEG). Realiza pesquisas em: Educação Matemática, Educação Econômica e Financeira e Formação de Professores. 

Maria Belintane Fermiano, Faculdades Network/Nova Odessa

Doutora em Educação na área de Desenvolvimento Humano e Educação/UNICAMP; Docente  nas Faculdades NetWork/Nova Odessa; pesquisadora e membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação/UNICAMP. 

Referências

AMAR, J., ABELLO, R.; LLANOS, M. Desarrollo de conceptos económicos en niños y adolescentes colombianos y su interacción en los sectores educativos y calidad de vida. Barranquilla: Proyecto CIDHUM, 2000.

AMAR, J. et al. La construcción de representaciones sociales acerca de la pobreza y desigualdad social en los niños de la región Caribe Colombiana. Investigación y Desarrollo, v. 9, n. 2, p. 592-613, 2001.

AMAR, J.; ABELLO, R.; DENEGRI, M.; LLANOS, M. Pensamiento económico de los niños colombianos. Análisis comparativo en la región Caribe. Barranquilla: Uninorte, 2002.

AMAR, J. A. et al. Representaciones acerca de la pobreza, desigualdad social y movilidad socioeconómica en estudiantes universitarios de la ciudad de Barranquilla, Colombia. Investigación y Desarrollo, v. 14, n. 2, 2006.

ANDRADE, R. C. Política e pobreza no Brasil. São Paulo: Lua Nova, n. 19, 1989. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ln/n19/a08n19.pdf. Acesso em: 9 jan. 2020.

ARAÚJO, R. M. B. Alfabetização econômica: compromisso social na educação das crianças. São Bernardo do Campo, SP: Universidade Metodista de São Paulo, 2009.

BALDUS, B.; TRIBE, V. The development of perceptions and evaluation of social inequality among public school children. Canadian Review of Sociology and Anthropology, v. 15, n. 1, p. 50-60, 1978.

BELINTANE, M. F.; CANTELLI, V. B. Educação para o consumo consciente. Campinas: Adonis, 2019.

BERTI, A. E.; BOMBI, A. S. The child’s construction of economics. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

BESSA, S. Alfabetização econômica, hábitos de consumo e atitudes em direção ao endividamento de estudantes de pedagogia. 2008. 318f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

BESSA, S.; FERMIANO, M. B. (org). Educação econômica e para o consumo: Novas significações e perspectivas. Curitiba: Appris, 2019.

BESSA, S.; FERMIANO, M. B.; DENEGRI, M. C. Compreensão econômica de estudantes entre 10 e 15 anos. Psicologia & Sociedade, v. 26, n. 2, p. 410-419, 2014.

BURGARD, D.; CHEYNE, W. M.; JAHODA, G. Children’s representations of economic inequality: a replication. British Journal of Developmental Psychology, v. 7, p. 275-287, 1989.

BURRIS, V. Stages in the development of economic concepts. Human Relations, v. 36, p. 791-812, 1983.

CANTELLI, V. C. B. Procedimentos utilizados pelas famílias na educação econômica de seus filhos. 2009. 415f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

CHAFEL, J. Societal images of poverty: child and adult beliefs. Youth and Society. In: AMAR, J. Ensayos en desarrollo humano. Barranquilla: Uninorte, 2002.

CONNELL, R. W. Class consciousness in childhood. Australian and New Zealand Journal of Sociology, v. 6, p. 87-99, 1970.

CARVALHO, L. Valsa brasileira: do boom ao caos econômico. São Paulo: Todavia, 2018.

CRESPO, A.; GUROVITZ, E. A pobreza como um fenômeno multidimensional. RAE-Eletrônica, v. 1, n. 2, jul.-dez. 2002.

DANZIGER, K. Children’s earliest conceptions of economic relationships. Journal of Social Psychology, v. 47, p. 231-240, 1958.

DELVAL, J. El desarrollo humano. Madrid: Siglo XXI, 1994.

DELVAL, J. La representación infantil del mundo social. In: TURIEL, E.; ENESCO, I.; LINAZA, J. (Comps.). El mundo social en la mente del niño. Madrid: Alianza, 1989. p. 245-328.

DELVAL, J. El constructivismo y la adquisición del conocimiento social. Apuntes de Psicología, v. 30, n. 1-3, p. 99-109, 2012.

DELVAL, J. La construcción del conocimiento sobre la sociedad. Ensino Em Re-Vista, v. 25, n. 1, p. 11-32, jan./abr. 2018.

DELVAL, J.; ENESCO, I.; VILLUENDAS, D.; NAVARRO, A.; SIERRA, P.; PEÑARANDA, A. La comprensión de la organización en niños y adolescentes. Madri: C.I.D.E., 1995.

DELVAL, J.; SOTO, P.; FERNANDES, T.; DEANO, A.; GONZALES, E.; GIL, P.; CUEVAS, M. T. Estructura y enlace de los conocimientos científicos: ciencias sociales. Las nociones de economia y poder. Informe multicopiado. Universidad Autónoma de Madrid, 1971.

DENEGRI, M. El desarrollo de las ideas acerca del origen y la circulación del dinero: un estudio evolutivo en niños y adolescentes. Madrid: Servicio de Publicaciones de la Universidad Autónoma de Madrid, 1995.

DENEGRI, M. La construcción de nociones económicas en la infancia y la adolescencia. Temuco, Chile: Universidad de la Frontera, 1997.

DENEGRI, M. Introducción a la psicologia económica. 2017. Disponível em: www.inpsicon.com. Acesso em: 9 mar. 2020.

DENEGRI, M.; DELVAL. J.; RIPOL, M.; PALAVECINOS, M.; KELLER, A. Desarrollo del pensamiento económico en la infancia y adolescencia. Boletin de Investigacion Educacional, 13, p. 291-308,1998a.

DENEGRI, M.; GAETE, D. C.; ARAVENA, J. S.; ROJAS, C. V.; GOMES, Y. G.; VARGAS, H. M. Representaciones sociales sobre pobreza en estudiantes universitarios chilenos. Liberabit, v. 16, n. 2, p. 161-170, 2010.

DENEGRI, M.; KELLER, A.; PALAVECINOS, M.; RIPOLL, M.; DELVAL, J. Psicogenesis de las representaciones acerca de la pobreza y desiguadad social: estúdio evolutivo con niños y adolescentes de ciudades con funcionamiento finaciero limitado de La IX región. Psykhe, v. 17, n. 2, p. 13-24, 1998b.

EMLER, N.; OHANA, J.; DICKINSON, J. Children’s representations of social relations. In: DUVEEN, G.; LLOYD, B. (Org.). Social representations and the development of knowledge. Cambridge: Cambrige University Press, 1990. p. 47-69.

ENESCO, I. La comprensión de la organización social. Madrid: C.I.D.E., 1995.

ENESCO, I. et al. La comprensión de la organización social en niños y adolescentes. Madrid: C.I.D.E., 1995.

FERREIRA, M. A. F.; LATORRE, M. R. D. O. Desigualdade social e os estudos epidemiológicos: uma reflexão. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 9, p. 2523-2531, 2012.

FERMIANO, M. A. B. Pré-adolescentes (“tweens”) – desde a perspectiva da teoria piagetiana à da Psicologia Econômica. 2010. 491f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

FERMIANO, M. A. B. Pré adolescente, consumo e fragilidade. São Paulo: Mercado das Letras, 2018.

GOLDSTEIN, B.; OLDHAM, J. Children and work: a study of socialization. New Brunswic, NJ, Transaction. 1979.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua). 4º trimestre de 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9173-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-trimestral.html?t=destaques. Acesso em: 10 jan. 2020.

LEAHY, R. L. The development of the conception of economic inequality. Descriptions and comparisons of rich and poor people. Child Development, v. 51, p. 523-532, 1981.

MELSERT, A. L. M.; BOCK, A. M. B. Dimensão subjetiva da desigualdade social: estudo de projetos de futuro de jovens ricos e pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 773-790, jul./set. 2015.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 3. ed. São Paulo: Vozes, 2005.

NAVARRO, A.; PEÑARANDA, A. A. ¿Qué es un rico?, ¿Y un pobre? Un estudio evolutivo con niños mexicanos y españoles. Revista de Psicología Social, v. 13, n. 1, p. 67-80, 1998.

OLIVEIRA, M. O desenvolvimento humano sustentável e os objetivos de desenvolvimento do milênio: desenvolvimento humano no Recife. Atlas Municipal. Recife: PNUD Brasil, 2006. Disponível em: https://www.recife.pe.gov.br/pr/secplanejamento/pnud2006/doc/analiticos/desenvolvimentohumano.pdf. Acesso em: 13. jan 2020.

OXFAM BRASIL. A distância que nos une: um retrato das desigualdades brasileiras. Brasil 2017. Disponível em: https://www.oxfam.org.br/a-distancia-que-nos-une. Acesso em: 27 jan. 2020.

OXFAM BRASIL. Recompensem o trabalho, não a riqueza. Brasil, 2018. Disponível em: https://www.oxfam.org.br/assim-nao-davos. Acesso em: 23 jan. 2020.

PAUGAM, S. Desqualificação social: ensaio sobre a nova pobreza. São Paulo: Cortez, 2003.

PEREIRA, D. R. Consumismo e educação infantil: um estudo sobre crenças e hábitos de docentes e alunos. 2018. 330f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Marília, Marília (SP).

PIZZIO, A. Desqualificação social: uma análise teórico conceitual. Revista Mal-estar e Subjetividade, v. IX, n. 1, p. 209-232, mar. 2009.

PIZZO, A.; VERONESE, M. V. Possibilidades conceituais da sociologia das ausências em contextos de desqualificação social. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 11, n. 1, p. 51-67, 2008.

PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) – Desigualdades del desarrollo humano en el siglo XXI. Nueva York, 2019. Disponível em: http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr_2019_overview_-_spanish.pdf. Acesso em: 10 jan, 2020.

SANTOS, M. Pobreza urbana. São Paulo: Edusp, 2013.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Editores Associados, 2007.

SAWAIA, B. B. (Org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 1999.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. 6. reimp. São Paulo: Schwarcz, 2017.

SILVA, O. S. Pobreza, desigualdade e políticas públicas: caracterizando e problematizando a realidade brasileira. Revista Katálysis, v. 13, n. 2, p. 155-163, jul./dez. 2010.

STACEY, B. Economic socialization. Annual Review of Political Science, n. 2, p. 1-33, 1987.

TAN, H. K.; STACEY, B. The understanding of socio-economic concepts in Malaysian Chinese school children. Child Study Journal, v. 11, p. 33-49, 1981.

YASBEK, M. C. Pobreza no Brasil contemporâneo e formas de seu enfrentamento. Serviço Social e Sociedade, n. 110, p. 228-322, 2012.

WEBLEY, P. The economic psychology of everyday life: becoming an economic adult. Documento de trabajo. Universidad de Exeter, Inglaterra, 1999.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

BESSA, Sonia; FERMIANO, Maria Belintane. Representações de pobreza e desigualdade social entre estudantes do ensino médio. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 598–622, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p598-622. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11036. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.