Desenvolvimento de um Ecossistema para a Gestão de Dados da Educação Básica na Paraíba

uma ferramenta de apoio para pesquisa e gestão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18367

Palavras-chave:

Educação Básica, Gestão de Dados Educacionais, Gestão Educacional baseada em Evidências

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar a construção do Ecossistema de Dados da Educação Básica do Estado da Paraíba (Ecoedu.PB), ferramenta desenvolvida para contribuir com uma gestão educacional fundamentada em evidências. Metodologicamente, foram compilados dados das bases oficiais, como Microdados do Censo da Educação Básica, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (INEP/MEC), e Dados Sociodemográficos e Educacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no recorte 2010-2021. Os dados foram organizados, tratados, processados e sistematizados, com aplicação dos conceitos de Business Intelligence (BI) e apresentados em painéis interativos, contendo indicadores educacionais da Educação Básica, na Paraíba, em nível interestadual e intraestadual: Taxa de Abandono, Taxa de Aprovação, Taxa de Reprovação, Distorção idade-série, INSE (Indicador de Nível Socioeconômico), Censo da Educação (sub-indicadores: Funcionários e conectividade; Gênero, cor-raça, faixa etária e turno; Indicadores interestaduais e intraestaduais; Matrículas, docentes e turmas); IDEB; e Indicadores sobre Educação Superior. O trabalho traz uma contribuição prática e social uma vez que auxilia gestores educacionais e pesquisadores a pensarem sobre políticas e ações na melhoria da educação básica, bem como pode inspirar e servir de referência para que outros estados e outros pesquisadores desenvolvam soluções tecnológicas para este fim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Uyguaciara Veloso Castelo Branco, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Psicologia Licenciatura e Formação pela Universidade Federal da Paraíba (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1995), Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Realizou estágio Pós-Doutoral na Universitat de Valência - Espanha. É Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, atuando como docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação (PPGAE5), nível Mestrado Profissional. É pesquisadora na área de História da Educação, com ênfase em Educação Superior no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação, Ensino Superior-Brasil-NordesteParaíba, Acesso, Permanência e Inclusão na Educação Superior. É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade (NEPES). Integrou o Projeto de Pesquisa Permanência e Evasão na Educação Superior: fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e possibilidades de avanço nas políticas públicas (FAPEMAT). É membro da Rede Universitas/BR (Eixo 5). Integrou o Projeto "Mapa da Educação Superior na Paraíba: análise do setor público e privado" (CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq No 01/2016), sob a coordenação da Profa. Dra. Adriana Valéria Santos Diniz. Integrou, ainda, o Projeto Ecossistema de Gestão das Graduações das IFES (EcoGrad): Desenvolvimento e compartilhamento de metodologias e ferramentas de aperfeiçoamento de gestão voltadas ao acesso, a permanência qualificada, a diplomação e a empregabilidade dos estudantes da graduação das IFES, sob coordenação da ANDIFES-COGRAD. Coordenou o projeto Ecossistema de Gestão da Educação Básica do Estado da Paraíba (EcoEduPB): Inovação e desenvolvimento para uma gestão educacional fundamentada em dados, financiado pelo Edital N 35/2021
SEECT/FAPESQ/PB - PESQUISAS CIENTIFICAS APLICADAS À EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NA PARAÍBA. 

José Jorge Lima Dias Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Administração, com ênfase em Inovação e Conhecimento, pela Universidade Federal da Paraíba com período sanduíche na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (ULisboa / Portugal). Mestrado em Ciência da Computação, com área de concentração em Engenharia de Software, pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do Departamento de Ciências Exatas (2009 - 2017) e atualmente professor do Departamento de Administração da UFPB (2017 - atual), atuando na fronteira entre Computação e Administração, nas áreas de Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFPB. Fundador e Líder do Laboratório de Gestão & Inteligência de Dados (LAGID). Já atuou como Analista de Tecnologia da Informação na Dataprev (2006 - 2009), participando de diversos projetos de TI como analista de negócio e analista de sistemas. Atuou em diversas funções como gestor no âmbito da UFPB, tais como: coordenador do curso de Sistemas de informação (2010 - 2013), Coordenador de desenvolvimento de sistemas da Superintendência de Educação a Distância (2013 - 2018), Vice-diretor da Superintendência de Educação a Distância (2018 - 2020), Coordenador do Observatório de Dados da Graduação da Pró-Reitoria de Graduação (2019 - 2020), e Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil (2020 - 2021). Atua principalmente nas áreas de Inovação disruptiva, Gestão de projetos, Sistemas de Informação e Inteligência de dados. Vem coordenando e participando de projetos de pesquisa e inovação com transferência tecnológica fomentados por instituições públicas e privadas.

Edineide Jezine, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Pós-doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/PT (CAPES/FCT - 2010/2011), com instância acadêmica na Universidade de Valência (Espanha, 2011). Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba como atuação no ensino, pesquisa e extensão, na Graduação e Pós-graduação. É bolsista produtividade CNPQ PQ/2. Atuou como coordenadora do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste (ANPED/FORPRED/NORDESTE) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES/UFPB - 2017-2020). Participou como investigadora associada do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CEIEd/UHLT/Pt). É membro da Rede Nacional de Pesquisa Universitas/Br, coordenadora do EIXO 5 Acesso, Permanência e evasão (2021/2023). Coordena o GT 11/ ANPED - Política de Educação Superior (2021/2023) e o projeto de pesquisa Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021 - Faixa B "Acesso, Permanência e Evasão na Educação Superior: políticas e práticas nas instituições e trajetórias". E, foi membro bolsista do projeto "Ecossistema de Gestão da Educação Básica do Estado da Paraíba (EcoEduPB): Inovação e desenvolvimento para uma gestão educacional fundamentada em dados" (FAPESQ/PB) e do Projeto CECAMPE NORDESTE. PDDE Ações Integradas (FNDE/UFPB). Possui publicações e atuação nos seguintes temáticas: Política de Educação Superior; Inclusão Social e da Pessoa com Deficiência; Extensão Universitária; Educação Popular e do Campo.

Referências

BEAL, A. Gestão Estratégica da Informação. Como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. Atlas/Grupo GEN, 2008.

BONAMINO, A.; SOUSA, S. Z. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012. DOI http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022012005000006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022012000200007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 set. 2019.

BROOKE, N.; CUNHA, M. A. A. Avaliação externa como instrumento da gestão educacional nos estados. Estudos e Pesquisas Educacionais, São Paulo, n. 2, p. 17-79, nov. 2011. ISSN 2177-353X. Disponível em: https://abrilfundacaovictorcivita.files.wordpress.com/2018/04/estudos_e_pesquisas_educacionais_vol_2.pdf. Acesso em: 24 set. 2019.

CAMPBELL, J. P.; DEBLOIS, P. B.; OBLINGER, D. G. Academic analytics: A new tool for a new era. EDUCAUSE review, v. 42, n. 4, p. 40, 2007.

CASTELO BRANCO, U. V. (Coord.). Caderno de Boas Práticas na Gestão de Dados de Informações Educacionais. Ecossistema de Gestão da Educação Básica do Estado da Paraíba (ECOEDUPB): inovação e desenvolvimento para uma gestão educacional fundamentada em dados [recurso eletrônico], Campina Grande: Editora do CCTA, 2023.

DAVENPORT, Thomas; PRUSAK, Laurence. Working knowledge: How organizations manage what they know. NewYork Harvard Business School, 1998.

DIAS JR. J. J. L.; SÁ, A. N. M. Olhares sobre a Academia: a experiência do Observatório de Dados da Graduação da UFPB em Academic Analytics. In: AMORIM, C. C.; SÁ, A. N. M. (Org.). Experiências inovadoras em resposta aos desafios da educação superior no Brasil. João Pessoa: Editora UFPB, p. 166-84, 2021.

DIAS JR., J.. Academic Analytics em Instituições de Ensino Superior: definições, estágios e desafios para o desenvolvimento de uma gestão fundamentada em dados. Data Science and Business Review - DSBR, v. 1, p. 1-11, 2021.

DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação básica no brasil: limites e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 921-946, out. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 03 jul. 2016.

FERRARIS, A.; MAZZOLENI, A.; DEVALLE, A.; COUTURIER, J. Big data analytics capabilities and knowledge management: Impact on firm performance. Management Decision, v. 57, n. 8, p. 1923-1936, 2019.

GAARDBOE, R.; JONASEN, T. S. Business intelligence success factors: a literature review. Journal of Information Technology Management, v. 29, n. 1, p. 1-15, 2018.

IANSITI, M; LEVIEN, R. Strategy as ecology. Harvard Business Review, Harvard Business School Publishing Corporation, v. 82, ed. 3, p. 1-11, mar., 2004.

KIMBALL, R.; ROSS, M. The data warehouse toolkit: the complete guide to dimensional modeling. John Wiley & Sons, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

LÓPEZ, N. Equidad Educativa y Desigualdad Social: desafios a la educación en el nuevo escenário latinoamericano. Buenos Aires: UNESCO, 2007. 192p. ISBN 987-20149-1-4. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000142599. Acesso em: 24 set. 2019.

MESQUITA, J. L.; SOUSA, R. R.; NASCIMENTO, S. M.; DE SOUZA, T. F. Academic analytics como apoio ao sucesso na graduação: uma revisão sistemática da literatura. Brazilian Journal of Development, 7(10), p. 99882-99897. 2021.

MOORE, J. F. Predators and Prey: A New Ecology of Competition. Harvard Business Review, Harvard Business School Publishing Corporation, v. 71, ed. 3, p. 75-86, maio/jun., 1993.

MOSS, L. T.; ATRE, S. Business intelligence roadmap: the complete project lifecycle for decision-support applications. Addison-Wesley Professional, 2003.

OLSZAK, C. M. Toward better understanding and use of business intelligence in organizations. Information Systems Management, v. 33, n. 2, p. 105-123, 2016.

PADILHA, P. R. Planejamento Dialógico: Como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001.

PASIAN, M. S.; VELTRONE, A. A.; CAETANO, N. C. de S. P. Avaliações educacionais e seus resultados: revelando ou omitindo a realidade brasileira sobre o fracasso escolar. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos (SP), v. 6, n. 2, p. 440-456, nov. 2012. ISSN 1982-7199. Disponível em: www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/362/211. Acesso em: 28 set. 2019.

PONJUÁN DANTE, G. Gestión de la información: dimensiones e implementación para el êxito organizacional. Rosario: Nuevo Parhadigma, 2004.

SALATA, A. Razões da evasão: abandono escolar entre jovens no Brasil. Interseções. Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 21, n. 21-1, 2019.

SILVA FILHO, R. B.; DE LIMA ARAÚJO, R. M. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por escrito, v. 8, n. 1, p. 35-48, 2017.

TIAN, X. Big data and knowledge management: a case of déjà vu or back to the future?. Journal of knowledge management, v. 21, n. 1, p. 113-131, 2017.

WAMBA, S. Big data analytics and business process innovation. Business Process Management Journal, v. 23, n. 3, p. 470-476, 2017.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

BRANCO, Uyguaciara Veloso Castelo; DIAS JÚNIOR, José Jorge Lima; JEZINE, Edineide. Desenvolvimento de um Ecossistema para a Gestão de Dados da Educação Básica na Paraíba: uma ferramenta de apoio para pesquisa e gestão. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18367, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18367. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18367. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.