v. 15 n. 37 (2023)

Revista Debates em Educação | v. 15, n. 37 | Fluxo contínuo

Publicado: 2023-02-02

Artigos

  • Um debate sobre o Fundo de Participação dos Municípios na Paraíba indícios, evidências e perspectivas para o financiamento da educação

    Marcus Quintanilha da Silva
    e17617
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe17617
  • As TDICS e a formação docente concepções e práticas de professores de língua portuguesa

    Auricélia Pires de Vasconcelos Belarmino , Geam Karlo-Gomes
    e15183
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15183
  • Tecnologias digitais e ensino de língua inglesa o uso de ferramentas digitais em Escolas Públicas na região Noroeste do Ceará

    Danilo Santos e Silva, Flavio Santiago
    e15257
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15257
  • Cultura visual e educação especial (co)incidências na formação de professoras(es) desde uma perspectiva Queer

    Crystian Danny da Silva Castro, Lutiere Dalla Valle
    e14209
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14209
  • Geografia, educação e cidadania qual cidadania nos interessa?

    Edvar Ferreira Basílio, Raimundo Lenilde de Araújo, Alexandra Maria de Oliveira
    e14830
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14830
  • Formação de professores de escrita de sinais língua, cultura surda e inclusão

    Israel Queiroz de Lima, Alexandre Melo de Sousa
    e14949
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14949
  • Docência na educação profissional e tecnológica formação pegagógica versus notório saber

    Francisco das Chagas Silva Souza, Francisco das Chagas de Sena
    e15187
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15187
  • Entre a necessidade da teoria e a urgência da prática por uma ecologia de saberes na formação de professores de Português

    Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Ana Márcia Ruas de Aquino, Evilázia Ferreira Martins
    e14156
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14156
  • Empresários e educação brasileira o caso do Movimento Espírito Santo em Ação

    Israel David de Oliveira Frois, Sandra Soares Della Fonte
    e15555
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15555
  • Representações Sociais na atualidade digital e contingente

    Germinio José da Silva Junior, Denise Aparecida Brito Barreto
    e16143
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16143
  • Pós-graduação Stricto Sensu na área de saúde em Alagoas

    Claudio José dos Santos Júnior, John Victor dos Santos Silva, Andrea Marques Vanderlei Fregadolli, Mara Cristina Ribeiro
    e14873
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14873
  • Conceptions of environmental education of teachers of the Municipal Education Network of Aracaju-SE

    Mariana Reis Fonseca, Aline Lima de Oliveira Nepomuceno, Hevely Catharine dos Anjos Santos
    e15258
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15258
  • Escrita nos estágios supervisionados produção e circulação de conhecimento na interface ensino superior e escolar

    Janaína Zaidan Bicalho Fonseca
    e14829
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14829
  • Os entrelugares e o futuro aberto da formação e atuação docente em língua alemã na luta contra o latifúndio linguístico

    Milan Puh, Elaine Cristina Roschel Nunes
    e14201
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14201
  • Projeto criativo ecoformador como metodologia para o ensino de Química abordagem do equilíbrio ácido-base na digestão de um hambúrguer

    Fabiani Cristina de Oliveira Santana, Paula Alves de Aguiar, Franciane Dutra de Souza
    e14191
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14191
  • A autorregulação da aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental no contexto do ensino remoto

    Beatriz Silva Zivich, Paula Mariza Zedu Alliprandini
    e14082
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14082
  • Condorcet e a formação profissional na gênese da sociedade contemporânea

    Marcos Pereira Coelho, João Paulo Pereira Coelho
    e14173
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14173
  • “Parcerias” público-privadas algumas reflexões sobre docências que se movem na Rede Municipal de Ensino de Caruaru-PE

    Joselha Ferreira da Silva, Márcia Cristina Xavier dos Santos, Carla Patrícia Acioli Lins
    e15096
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15096
  • Educação estética e educação para as artes na sociedade contemporânea

    Carla Roggenkamp, Gisele Masson
    e14135
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14135
  • Educação do campo movimento e resistência

    Diana da Silva Ribeiro, Eulina Maria Leite Nogueira
    e15262
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15262
  • Os “anúncios” da gestão público-privada na educação

    Vanyne Freitas, Cíntia Rodrigues de Oliveira
    e14849
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14849
  • Governamentalidade, Prova Brasil e Governo das Infâncias em uma escola pública de São Miguel dos Campos/AL

    Karla de Oliveira Santos, Laura Cristina Vieira Pizzi
    e15255
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15255
  • Criatividade na contação de histórias práticas educativas para a criança

    Maria Eduarda Gasperi, Maria Glória Dittrich
    e14212
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14212
  • A educação das relações étnico-raciais por meio da ludicidade uma revisão de literatura

    Geisa Martins Nogueira Costa, Maricleide Pereira de Lima Mendes
    e14106
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14106
  • Recontextualização dos Princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola nas Pesquisas

    Aline Renata dos Santos, Janssen Felipe da Silva
    e15202
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15202
  • Introdução à modernidade fundação e crítica do mito moderno

    Débora Ribeiro, Alessandro de Melo
    e14175
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14175
  • Formação de professores para EJA no Brasil educomunicação na perspectiva freiriana

    Rodrigo Otávio dos Santos, Elias Lourenço , Luis Fernando Lopes
    e14309
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14309
  • A interpretação do conhecimento biológico e a escola como ferramentas transfóbicas

    Daniel Delgado Queissada, Edinando Neto Gonçalves
    e13765
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe13765
  • Educação Infantil e educação das relações étnico-raciais em relatórios de estágio supervisionado

    Alyssandra Fabrícia Ferreira Barros, Cleriston Izidro dos Anjos, Fábio Hoffmann Pereira , Ellen de Lima Souza, Rose Mística da Silva Ferreira
    e13804
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe13804
  • Uma proposta para o ensino de geometria espacial sólidos de revolução e o geogebra

    Maria Graciene Moreira Santos, Francisco Régis Vieira Alves, Francisco José de Lima
    e14232
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14232
  • A UFMA empreendedora a subordinação da universidade ao novo padrão de acumulação flexível

    Leonardo José Pinho Coimbra, Ana Paula Ribeiro de Sousa
    e14105
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14105
  • A ausência do corpo na escola um olhar sobre a corporeidade dos estudantes

    Vanderlei Carbonara, Amanda Khalil Suleiman Zucco
    e14077
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14077
  • A política de contratação de professores temporários em Mocajuba-PA

    Ariel Feldman, Roberta Adriane Correa Martins
    e14072
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14072
  • Saberes necessários ao acupunturista um olhar a partir dos professores formadores

    João Manoel da Silva Malheiro, Evanilse Maria Leite Fernandes Sales
    e13417
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe13417
  • A valia dos registros no Portal Institucional do PIBID Unipampa para a divulgação científica

    Fernando Icaro Jorge Cunha, Cristiane Barbosa Soares, Ailton Jesus Dinardi
    e14131
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14131
  • Acolhimento emocional pós-pandemia um estudo com universitários

    Daniela Karine Ramos
    e14120
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14120
  • Experimentações docentes no curso de pedagogia da FACED/UFAM diálogo interdisciplinar sobre as múltiplas realidades Amazônicas

    Francisauro Fernandes da Costa, Heloisa da Silva Borges, Cláudio Gomes da Victória
    e14085
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14085
  • Formação em contexto as percepções de professoras dos anos iniciais em Fortaleza (CE)

    Petrônio Cavalcante, Francione Charapa Alves, Maria Socorro Lucena Lima
    e14074
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14074

Dossiê: Políticas Educacionais na América Latina: retrocessos e perspectivas

  • Apresentação Políticas educacionais na América Latina: retrocessos e perspectivas

    Márcia Cossetin, Juliana Fatima Serraglio Pasini
    e17036
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe17036
  • El laberinto de la política educativa chi-lena tras la pandemia

    Sebastián Donoso Díaz
    e16638
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16638
  • Politicas de individuación en la Argentina reciente

    Nora Gluz
    e16726
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16726
  • O direito à educação na tríplice fronteira Argentina, Brasil e Paraguai

    Márcia Cossetin; Cassia Alessandra Domiciano
    e16639
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16639
  • A docência à deriva entre a tecnologia do futuro e a precariedade do presente

    Selma Venco, Allan Kenji Seki
    e16490
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16490
  • A relação entre a gestão da educação o novo desenvolvimentismo

    Isaura Monica Zanardini, Eneida Oto Shiroma
    e16513
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16513
  • Da lógica argumentativa à legitimidade da expertise a agenda regional para a infância latino-americana e caribenha (2000-2020)

    Camila Maria Bortot, Elisângela Alves da Silva Scaff
    e16457
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16457
  • Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ensino Superior um estudo sobre Argentina, Brasil e Paraguai

    Ivanir Gomes da Silva, Juliana de Fatima Serraglio Pasini, Valdecir Soligo
    e16439
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16439
  • Política de educação especial no estado do Paraná caminhando na contramão da educação inclusiva

    Ana Paula Araujo Fonseca
    e16628
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16628
  • O direito à educação e à inclusão de alunos refugiados em um escola estadual de Cuiabá-MT

    Daniel Pulcherio Fensterseifer, Rafael Masson Furtado
    e16480
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16480
  • Educação para pessoas privadas de liberdade reflexões a partir do caderno práticas de tratamento penal nas unidades penais do Paraná – Brasil

    Marta Cossetin Costa, Ireni Marilene Zago Figueiredo
    e16637
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16637
  • Políticas educacionais, cultura e história afro-brasileiras e africanas “capulana: um pano estampado de histórias”

    Lidiane Cossetin Alves, Lourdes Kaminski Alves
    e16636
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16636
  • A educação de adultos na América Latina projetos societários subjacentes em um emaranhado de denominações

    Adriana Medeiros Farias, Maria Nilvane Fernandes; Giovan Nonato Rodrigues Soriano
    e16528
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16528
  • Mapeamento Stricto Sensu sobre as questões étnico-racias e a formação de professores de história

    Rusiane da Silva Torres, Sandra Maria Campos Alves
    e16738
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16738

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

  • Apresentação Formação docente: políticas e práticas sob a perspectiva humana

    Nádson Araújo dos Santos, Renata Cristina Lopes Andrade, Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
    e15509
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15509
  • Da visibilidade ao apagamento implicações da Resolução CNE/CP nº 02/2019 na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

    Olga Mirian Alves Pereira de Albuquerque, Nádson Araújo dos Santos, Renata Cristina Lopes Andrade
    e15116
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15116
  • As disputas pela formação de professores no contexto das reformas educacionais (1996-2019)

    Wanderson Diogo Andrade da Silva, Suzana dos Santos Gomes
    e14877
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14877
  • A tinta, o tempo e as credenciais de formação humana para a docência

    Juliana Marques de Farias, Maiane Liana Hatschbach Ourique
    e15007
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15007
  • Rethinking assessment in teacher education mental health and new educational perspectives

    Juliana Crespo Lopes, Jana Stará, Tereza Krčmářová
    e14992
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14992
  • Política de formação continuada qual formação?

    Belarmina Vilela Cruvinel , Camila Alberto Vicente de Oliveira
    e15117
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15117
  • Entre prescrições e práticas a necessidade de resistência dos cursos de pedagogia para a formação humana inclusiva

    Pedro Carlos das Neves Júnior, Munique Massaro
    e14986
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14986
  • Formação de professores surdos em Rio Branco, Acre trajetórias e desafios

    João Renato dos Santos Junior, Alexandre Melo de Sousa
    e14947
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14947
  • Linguistic policy in Greece and teacher’s training in question

    Maria Mertzani
    e15115
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15115
  • A Política Nacional de Alfabetização no movimentun discursivo-ideologico

    Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos
    e14937
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14937
  • As inter-relações entre a BNCC e o CRUA e suas implicações na disciplina de ensino religioso no Acre a negligência do componente humano

    Joelma Ferreira Franzini, Tânia Mara Rezende Machado , Grace Gotelip Cabral
    e15113
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15113
  • A formação continuada para uma educação humanizadora desafios e possibilidades na contemporaneidade

    Paulo Roberto Dalla Valle, Roque Strieder, Ana Cristina Coll Delgado
    e14930
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14930
  • Um olhar sobre a formação contínua de docentes de Educação Física na perspetiva inclusiva em Portugal

    Fernanda Carolina Toledo da Silva, Milena Pedro de Morais, Maria João Campos, José Pedro Ferreira
    e15111
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15111
  • Trabalho, consciência e linguagem fundamentos ontológicos para a formação humana de professores na área da Saúde

    Bianca Joana Mattia, Carla Rosane Paz Arruda Teo
    e14919
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14919
  • Desenvolvimento profissional em uma formação continuada para professores de contextos bi/multilíngues affordances percebidas

    Vivian Campagnolli Bergantini Saviolli, Michele Salles El Kadri
    e14878
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14878
  • BNCC e BNC-formação reflexões sobre as competências, habilidades e práticas pedagógicas a partir dos documentos que norteiam a educação básica brasileira

    Elaine Fernanda dos Santos, Maria do Socorro Ferreira da Silva, Sindiany Suelen Caduda dos Santos
    e15019
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15019
  • As representações sociais da educação física na formação docente

    Felipe da Silva Triani, Renato Cavalcanti Novaes, Silvio de Cassio Costa Telles
    e14840
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14840
  • Educação para o desenvolvimento econômico a BNC-formação como controle dos processos formativos de professores

    Georgyanna Andréa Silva Morais, Rafaela Cristina Johann, Júlia Malanchen
    e15001
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15001
  • As contribuições da didática para uma formação docente humanizada

    Maria de Fátima Freitas Nascimento, Cristhiane Maria de Bazílio Omena Messias, Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes
    e14827
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14827
  • A lógica empresarial chega à escola atuação de institutos do terceiro setor no ensino médio em tempo integral do Acre

    Anderson Pereira Evangelista, Lúcia de Fátima Melo
    e14987
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14987
  • Formação continuada de professores uma análise das ações formativas destinadas a implementação da BNCC e do novo currículo do Acre

    Adriana Ramos dos Santos, Maria Elisangela Martins da Silva Mendonça
    e14978
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14978
  • Políticas para a formação de professores avanços e retrocessos nos Planos Estaduais de Educação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina

    Lidiane Pagliarin, Altair Fávero, Marcio Trevisol
    e14941
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14941
  • Educação para estudantes surdos no Brasil configurações, conflitos e contradições

    Viviani Fernanda Hojas, Rubia Carla Donda da Silva
    e15114
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15114
  • Pelo olhar do Miriti tempo de aprender e concepções de alfabetização e leitura e suas implicações pedagógicas

    Tatiane Castro dos Santos, Elizabeth Orofino Lucio
    e14931
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14931
  • Fundação Lemann e o capital educador na mira a pós-graduação

    Elizabeth Gottschalg Raimann, Leislainy Moraes Castro, Bruna Ferreira Bispo Machado
    e15112
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15112
  • Entre a ditadora da identidade e a maestrina da singularidade desafios da formação humana

    Diogo Bogéa
    e14924
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14924
  • Agenda global e a influência nas políticas para formação docente Brasil e Portugal

    Renata Peres Barbosa, Monica Ribeiro da Silva, Natália Alves
    e15110
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15110
  • Representações sociais e formação docente em Química estudo de temas emergentes e racionalidades subjacentes

    Carlos Ventura Fonseca
    e14912
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14912
  • Conceito de práticas pedagógicas transformadoras perspectivas de discentes e docentes do ensino técnico

    Maria Adélia da Costa, Lícia Flávia Santos Guerra, Filipa Seabra
    e15023
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15023
  • Formação de professores e estágios supervisionados no âmbito da residência pedagógica

    Yana Liss Soares Gomes, Jordânia de Araújo Souza
    e15210
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15210

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

  • Apresentação Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

    Carlos Alberto Vasconcelos, Leandro Silva Moro
    e16224
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16224
  • Ensino-aprendizagem de plano cartesiano a partir do jogo “localizando pares ordenados"

    Alixandre Marques Cruz, Cynthia da Silva Anderson, Carlos Alberto de Vasconcelos
    e15824
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15824
  • Representação da universidade e suas funções basilares de ensino, pesquisa e extensão uma pesquisa colaborativa

    Kamilla Ferreira da Silva, Emerson Batista Gomes
    e15880
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15880
  • Práticas corporais de aventura o arvorismo na Educação Física escolar

    Karine dos Anjos Santos, Acassia dos Anjos Santos Rosa
    e15874
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15874
  • Formação docente para a educação escolar quilombola o povoado da Mussuca no estado de Sergipe em debate

    Leandro dos Santos, Paulo Sergio Marchelli
    e15877
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15877
  • Leitura crítica e sócio-discursiva da decisão do STF no inquérito 4.694/2018 Bolsonaro entre a liberdade de expressão e de agressão

    Joaquim Cardoso da Silveira Neto
    e15894
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15894
  • Um homem é um homem a relação do teatro épico de Bertold Brecht com a produção de afetos na Educação Superior em Direito

    Kelly Helena Santos Caldas, Dinamara Garcia Feldens
    e15928
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15928
  • Explorando caminhos de pesquisa de interculturalidade

    Dagmar Braga de Oliveira, Marizete Lucini
    e15926
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15926
  • As TDIC e o Ensino Remoto Emergencial o contexto das experiências do núcleo PIBID/Matemática/UFS-campus São Cristóvão

    Narinha Mylena Rocha da Silva, Denize da Silva Souza
    e15898
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15898
  • A formação do professor de Matemática e o ensino de Geometria uma análise dos PPC dos cursos de licenciatura da Bahia

    Leonardo Araújo Suzart, Américo Junior Nunes da Silva
    e15859
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15859
  • La inteligencia emocional como herramienta para el proceso de enseñanza-aprendizaje del estudiante

    Cleuza Leite de Oliveira Santos, Clara Roseane da S.A. Mont’Alverne
    e15917
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15917
  • Serviço social e educação particularidades no contexto brasileiro e português

    Anna Laura Brandão Albuquerque Leite, Luana Maria Mendonça Trajano Silva, Maisa Gomes Brandão
    e15849
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15849
  • Ensino secundário em Moçambique impacto dos currículos operacional e oculto na qualidade de ensino

    Celso Daniel Mandlate, Laurentino Américo Nhacuongue
    e15929
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15929
  • O subcampo das mídias e tecnologias no campo da Educação Física brasileira origem, conflitos, contemporaneidade

    Cristiano Mezzaroba, Jaison José Bassani
    e15856
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15856
  • La educación compensatoria y el trabajo con migrantes y refugiados la voz de profesoras de compensatoria en la educación primária

    Aldenor Batista da Silva Junior, Francisco José Rebordinos Hernando
    e15816
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15816

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

  • Docentes ecosóficos investigadores que hacen camino al andar - Presentación del dossier la práctica docente en los programas de postgrado stricto sensu

    Milagros Elena Rodríguez, Osmar Hélio Alves Araújo, Ivan Fortunato, Emerson Augusto de Medeiros
    1-16.e15070
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-16.e15070
  • Las prácticas investigativas una perspectiva decolonial–compleja

    José Alonso Andrade Salazar
    1-16.e14479
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-16.e14479
  • Estágio de docência no Stricto Sensu compromisso com a formação docente crítica

    Adriane Corrêa Ribeiro, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva
    1-15.e14095
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-15.e14095
  • O estágio em docência na Pós-Graduação Stricto Sensu desafios para formação do professor-pesquisador em psicologia

    Fábio Alves Gomes, Gisele Cristina Resende , Marck de Souza Torres
    1-19.e14439
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14439
  • Estágio de docência um espaço-tempo potente de formação de professores na Educação Superior em Saúde

    Carla Rosane Paz Arruda Teo, Bianca Joana Mattia, Julia Eduarda Krauspenhar
    1-22.e14226
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-22.e14226
  • O papel do estágio de docência na formação pedagógica de pós-graduandos Stricto Sensu

    Gabriela Oldane Gebara, Beatriz Salemme Corrêa Cortela
    1-14.e14223
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-14.e14223
  • Conciliando estágio e pesquisa um relato de experiência

    Jerson Sandro Santos de Souza, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Fabiane Maia Garcia
    1-22.e14204
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-22.e14204
  • O estágio docente no Ensino Remoto Emergencial (ERE)

    Geane das Chagas Silva, Darianny Araújo dos Reis
    1-20.e14198
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-20.e14198
  • Narrativas (auto)biográficas sobre o aprendizado da docência universitária na Educação Física

    Victor José Machado de Oliveira, Bruno Vasconcellos Silva
    1-19.e14176
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14176
  • Estágio de docência na Pós-Graduação reflexões acerca da formação

    Willams dos Santos Rodrigues Lima, Maria Aparecida Pereira Viana
    1-21.e14838
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-21.e14838
  • A prática docente no ensino superior a experiência do estágio em docência

    Givanildo da Silva, Deane Taiara Soares Honório , Fernanda Karina Souto Maior de Melo , Mayara Ferreira Alves
    1-18.e14130
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-18.e14130
  • Estágio de docência um manifesto sobre formação de professores para o Ensino Superior

    Ivan Fortunato, Osmar Hélio Alves Araújo, Emerson Augusto de Medeiros
    1-17.e14477
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-17.e14477
  • ¿Cómo consolidar líneas de investigaciones ecosóficas en profesores-investigadores en cualquier campo?

    Milagros Elena Rodriguez
    1-19.e14093
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14093
  • O estágio de docência e os saberes docentes para o Ensino Superior

    Fabricia Nates dos Santos Galvão, Deise Rôos, Rute Cristina Domingos da Palma
    1-20.e14230
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-20.e14230
  • Docência voluntária entre ações e percepções formativas para a docência superior

    Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Joselma Silva
    1-20.e14224
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-20.e14224
  • Contribuições do estágio de docência para formação de formadores

    Lúcia Gracia Ferreira, Roselane Duarte Ferraz, Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz
    1-19.e14217
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14217
  • Estágio de docência no Ensino Superior avaliação de estagiários

    Ruhama Ariella Sabião Batista, Mary Ângela Teixeira Brandalise
    1-24.e14202
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-24.e14202
  • Estágio de docência como práxis e diálogo no contexto da Pós-Graduação Stricto Sensu

    Jonatas Da Silva Santos, Ademar de Lima Carvalho
    1-14.e14190
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-14.e14190
  • Estágio de docência em gestão escolar como instrumento formativo no contexto da Pós-Graduação

    Ledyane Lopes Barbosa, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    1-19.e14157
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14157
  • Estágio de docência no POSEDUC/UERN contribuições na formação do professor-pesquisador

    Allan Solano Souza, Maria Beatriz Fernandes, Mie Nakayama Dantas da Silva
    1-16.e14138
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-16.e14138
  • Aprendizagem da docência para a educação superior em um contexto de pandemia

    Raylson Francisco Nunes de Sousa, Iure Coutre Gurgel, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
    1-20.e14467
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-20.e14467