As contribuições da didática para uma formação docente humanizada

Autores

  • Maria de Fátima Freitas Nascimento Universidade de Pernambuco - UPE
  • Cristhiane Maria de Bazílio Omena Messias Universidade de Pernambuco - UPE
  • Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes Universidade de Pernambuco - UPE

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14827

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem Significativa, Educação intercultural

Resumo

Na atualidade, não se pode identificar o papel do professor apenas como instrutor. Antes, é requerido que ele atue de modo humanizado e com dialogicidade, não se esquivando da função de ser um constante pesquisador. Este artigo discute a importância da Didática para a formação e o desenvolvimento profissional dos professores e defende a ideia dessa disciplina trabalhar conteúdos que propiciem subsídios teóricos e metodológicos sobre o ensino, onde o ser humano venha a ser o objeto principal do trabalho docente. Aborda questões atuais sobre a formação de professores e busca contribuir para uma reconfiguração da Didática na contemporaneidade de modo a enfatizar as questões relativas às diferenças culturais e, consequentemente, a educação intercultural numa perspectiva humana.

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Biografia do Autor

Cristhiane Maria de Bazílio Omena Messias, Universidade de Pernambuco - UPE

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Alagoas (2012). Atualmente é Professora Livre Docente, Associada III D da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, do curso de graduação em Nutrição; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Nível mestrado ? modalidade profissional da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina vinculada a linha de pesquisa "Educação, meio ambiente e saúde"; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) - Nível mestrado - modalidade Acadêmica da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina vinculada a linha de pesquisa Tecnologia Ambiental Aplicada ao Semiárido com ênfase em aproveitamento de resíduos na alimentação humana. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: Química dos alimentos, Bromatologia e Educação e Saúde.

Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Universidade de Pernambuco - UPE

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco - UPE (2002). Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Gestão de Serviços e Saúde da Família (UPE). Mestre em Gestão e Economia da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014). Doutora em Inovação Terapêutica pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica - PPGIT da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2018). Foi Coordenadora Setorial de Extensão e Cultura da UPE Campus Petrolina entre junho de 2017 e agosto de 2018. Foi Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina (início em 05/10/2020 e término em 20/04/2021). Atualmente é Professora Adjunta do Colegiado de Enfermagem e Coordenadora Setorial de Extensão e Cultura da UPE Campus Petrolina desde 20/04/2021. É docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), nível mestrado profissional. É representante da UPE no Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) da VIII Região de Saúde de Pernambuco. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UPE Campus Petrolina - GPESC/UPE. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Economia da Saúde e desenvolve pesquisas nas áreas de acidentes e violências com utilização de métodos quantitativos.

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Publicado

2023-05-10

Como Citar

NASCIMENTO, Maria de Fátima Freitas; MESSIAS, Cristhiane Maria de Bazílio Omena; FERNANDES, Flávia Emília Cavalcante Valença. As contribuições da didática para uma formação docente humanizada. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14827, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14827. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14827. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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