Fundação Lemann e o capital educador

na mira a pós-graduação

Autores

  • Elizabeth Gottschalg Raimann Universidade Federal de Jataí
  • Leislainy Moraes Castro Universidade Federal de Jataí
  • Bruna Ferreira Bispo Machado Universidade Federal de Jataí

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15112

Palavras-chave:

Fundação Lemann, Formação de professores, Pós-graduação, Ideário empresarial.

Resumo

O artigo problematiza quem educa o educador no contexto capitalista. Mediante pesquisa exploratória, busca-se analisar as conexões entre a Fundação Lemann e oito universidades norte-americanas na oferta da formação continuada de professores, nível pós-graduação stricto sensu. A análise aponta que as parcerias entre a fundação e as universidades objetivam formar um corpo técnico-político alinhado às diretrizes do capital, propalando o ideário empresarial na educação. Esta fundação se constitui no que se denomina por Aparelho Privado de Hegemonia empresarial no campo educacional desde a década de 2000, apoiada pelos governos federais de lá para cá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Gottschalg Raimann, Universidade Federal de Jataí

Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Atua como docente na Universidade Federal de Jataí. Exerce atividades de ensino na graduação e pós-graduação Mestrado em Educação, área de políticas educacionais, gestão e formação de professores. Pesquisadora na área de política e gestão educacional, trabalho e profissionalização docente e formação de professores. Membro do Núcleo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas (NuFOPE) Universidade Federal de Jataí, Membro do GEP-CMEBr- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Conselhos Municipais de Educação no Brasil.

Referências

ARAÚJO, C. Conheça a SIPA – Columbia School of International and Public Affairs. Disponível em: https://www.estudarfora.org.br/columbia-school-of-international-and-public-affairs-sipa/ Acesso em: 06 abr. 2022.

AVELAR, M. O público, o privado e a despolitização nas políticas educacionais. In: Alessandro Mariano ... [et al.], Fernando Cássio Educação (org). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1. Ed. – São Paulo: Boitempo, 2019. p. 73-79.

CARIELLO, L. Aparelhos Privados de Hegemonia Empresariais: Os casos da Fundação Estudar e da Fundação Lemann. Anais [...] XIX Encontro de História da Anpuh-Rio. História do Futuro: Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica. 2020. Disponível em: https://www.encontro2020.rj.anpuh.org/resources/anais/18/anpuh-rj-erh2020/1600179721_ARQUIVO_d447442259434c94a56323d8c98c2f16.pdf Acesso em: 06 de abr. de 2022.

FELITTI, G. Como Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil, pretende mudar a educação no país. Época Negócios. Editora: Globo S/A. São Paulo. 2015. Disponível em:https://epocanegocios.globo.com/informacao/acao/noticia/2015/01/como-jorge-paulo-lemann-o-homem-mais-rico-do-brasil-pretende-mudar-educacao-no-pais.html. Acesso em: 07 set. 2020.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração. v. 2, n.34, p.5-28, 1999. Trad. Maria Leticia Galizzi e Paulo Luz Moreira, revisão final Fernando Dolabela. Disponível em: http://rausp.usp.br/wp-content/uploads/files/3402005.pdf. Acesso em: 24 abr. 2022

FILION, L. J. Um roteiro para desenvolver o empreendedorismo.2003. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/264125418/FILION-Um-Roteiro-Para-Desenvolver-o-Empreendedorismo Acesso em: 08 jun. 2022

FONTES, V. O Brasil e o Capital-Imperialismo: Teoria e história. 2. ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010. 388 p.

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório anual 2002. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/materiais/relatorio-anual-2002 Acesso em: 07 abr. 2021.

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2003. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/fm1LVQMuCeVV9ZYxyg21X6YzXpXrtYGSOQ8ct2rK.pdf. Acesso em: 07 abr. 2021

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2004. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/L3X9UbMza3ropZdv9tf0LfYQ7EjZsQWyHNfQGaUb.pdf Acesso em: 07 abr. 2021

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2006. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/xHpFj51YWCl6UHqoEftJzudknoBz7gpe1LehPCAM.pdf Acesso em: 07 abr. 2021

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2008. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/dXbNPFmEcB9Ka0qrZtyWihAwVLU2pxAdHCA3Mq7v.pdf Acesso em: 07 abr. 2021

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2010. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/HedDg9so3cU484AvrYunwOtGfOgT0i1P57G3pOeL.pdf Acesso em: 07 abr. 2021

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2011. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/8P7VoaEo6T1K4bB4cxxnNwz5nmuSR7DRRWzCb2RS.pdf Acesso em: 07 abr.2021

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2014. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/Doy7NPJDjn2KOMlnI8w5E4EV6TnCuPzguoO7yR13.pdf Acesso em: 07 abr. 2021

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2017. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/aYdzs1L1rxqlW7ZW71qOgKYuPplednjXqaHznarD.pdf Acesso em: 07 abr.2021

FUNDAÇÃO LEMANN. Ecossistemas de impacto. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/parceiros Acesso em: 28 fev. 2022.

FUNDAÇÃO LEMANN. Alcance o sonho de fazer pós-graduação no exterior com bolsa. Notícias, 2020. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/noticias/alcance-o-sonho-de-fazer-pos-graduacao-no-exterior-com-bolsa#:~:text=Ao%20alcance%3A%20Estudando%20no%20MIT&text=As%20bolsas%20s%C3%A3o%20destinadas%20para,como%20%C3%A9%20estudar%20no%20MIT Acesso em: 8 jun. 2022.

FUNDAÇÃO LEMANN. Fundação Lemann e Harvard 10 anos de parceria. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/noticias/fundacao-lemann-e-harvard-10-anos-de-parceria Acesso em: 06 abr. 2022

GONÇALVES, Y. Fundação Lemann e os ataques à Educação Básica Pública em tempos de Covid-19. Brasil de Fato. Disponível em : https://www.brasildefatope.com.br/2020/04/06/artigo-fundacao-lemann-e-os-ataques-a-educacao-basica-publica-em-tempos-de-covid-19 Acesso em: 06 abr. 2020.

LEMANN CENTER. Página Inicial: Missão. Disponível em: https://lemanncenter.stanford.edu/mission Acesso em: 06 abr. 2022.

LEMANN.ILLINOIS. Centro Lemann de Estudos Brasileiros. Disponível em: https://lemann.illinois.edu/ Acesso em: 06 abr. 2022.

MARTINS, G. E. Todos pela Educação? Como empresários estão determinando a política educacional brasileira. 1 ed. Rio de Janeiro: Lamparina. 2016.

MARX, K., ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. Texto integral Marx e Engels, trad. Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2006.

MENDONÇA, S. R. de. O Estado Ampliado como Ferramenta Metodológica. Marx e o Marxismo - Revista do NIEP-Marx. Universidade Federal Fluminense (UFF). v.2, n.2, jan/jul 2014. Disponível em: https://www.niepmarx.blog.br/revistadoniep/index.php/MM/article/view/35 Acesso em: 10 jun. 2021.

O GLOBO. Parceria entre Fundação Lemann e MIT quer apoiar iniciativas de educação pública no Brasil. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/parceria-entre-fundacao-lemann-mit-quer-apoiar-iniciativas-de-educacao-publica-no-brasil-16459342 Acesso em: 06 abr. 2022.

PEREIRA, J. N; EVANGELISTA, O. Quando o Capital Educa o Educador: BNCC, Nova Escola e Lemann. Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 6, n.10, p. 65-90, jan. /jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32664/18804 Acesso em: 09 set. 2020.

XXX, X. X. Concepções de trabalho e profissionalização docente: sua redução à ação empreendedora. 2015. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2015a. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13688/1/ConcepcoesTrabalhoProfissionalizacao.pdf Acesso em: 25 abr. de 2022.

XXX, X. X. Quem educa o educador? algumas reflexões acerca da educação e da formação do educador. In: Raimann, A. (org.). A graduação e a formação de formadores: elementos implicadores da formação. Jundiaí: Paco, 2015 b (p.99-118).

SANTOS, F. S. dos. As universidades federais e a estratégia democrático-popular: heteronomia a serviço do capital (2003-2010). 2020. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/216252/PEED1498-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y Acesso em: 03 jul. 2021.

SOUZA, A. G. de; EVANGELISTA, O. Pandemia! Janela de oportunidade para o capital educador. – Contrapoder, 2020. https://contrapoder.net/colunas/pandemia-janela-de-oportunidade-para-o-capital-educador/ Acesso em: 26 dez. 2022.

STARTUP. Fundação Lemann e Universidade do Sul da Califórnia anunciam parceria para bolsas de mestrado em Empreendedorismo Social. Disponível em: https://startupi.com.br/2017/05/fundacao-lemann-e-universidade-do-sul-da-california-anunciam-parceria-para-bolsas-de-mestrado-em-empreendedorismo-social/ Acesso em: 06 abr. 2022

TARLAU, R.; MOELLER, K. O consenso por filantropia: Como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 553-603, maio/ago. 2020. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/tarlau-moeller.pdf Acesso em: 21 jan. 2021.

TEACHERS COLLEGE. Página Inicial: Ajuda Financeira. Disponível em: https://www.tc.columbia.edu/admission/financial-aid/types-of-aid/scholarships/ Acesso em: 06 abr. de 2022.

TONET, I. Educação contra o capital, vol. II. Biblioteca virtual David Graeber. Disponível em:https://terrasemamos.files.wordpress.com/2020/09/tonet-ivo.-educacao-contra-o-capital-vol-ii.pdf Acesso em: 24 jan 2023.

UNIVERSITY OF OXFORD. Página Inicial: Taxas e Financiamentos do Mestrado em Políticas Públicas. Disponível em: https://www.bsg.ox.ac.uk/study/mpp/mpp-fees-and-funding Acesso em: 06 abr.

Downloads

Publicado

2023-05-10

Como Citar

RAIMANN, Elizabeth Gottschalg; CASTRO, Leislainy Moraes; MACHADO, Bruna Ferreira Bispo. Fundação Lemann e o capital educador: na mira a pós-graduação. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15112, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15112. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15112. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.