Os professores frente ao trabalho remoto: a Covid-19 como determinante para uma “virtualização de emergência”
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p778-799Palavras-chave:
Trabalho remoto, Isolamento social, Covid-19Resumo
Com o avanço dos casos de contágio pelo vírus Sars-CoV-2 que resultou na pandemia da Covid-19, desde março, mais de 180.000 escolas brasileiras foram fechadas e cerca 48 milhões alunos ficaram sem aulas presenciais devido a necessidade de isolamento social. Diante deste contexto, esse estudo teve por objetivo analisar, sob o olhar dos professores da rede estadual de ensino do Paraná, a realização das atividades de ensino via trabalho remoto, alternativa que se impôs para a continuidade do processo pedagógico escolar. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com base na realização de uma pesquisa exploratória de natureza interpretativa para a coleta e análise dos dados. Conclui-se que o trabalho remoto suscita avanços em sua compreensão e na avaliação de seus resultados. Exige (re)pensar os paradigmas educacionais que fundamentam as práticas pedagógicas para uma ressignificação dos modos de ensino. Existe uma necessidade indissociável de se viabilizar a formação aos docentes para o uso das tecnologias como ferramenta para ampliar sua capacidade de decisão pedagógica. Há um forte sentimento de desmotivação entre os professores para a realização do trabalho remoto. Esta realidade poderia estar relacionada com a racionalização técnica que baliza a proposta institucional, notada pelo distanciamento entre o processo de planejamento e execução das ações pedagógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).