A formação continuada para uma educação humanizadora

desafios e possibilidades na contemporaneidade

Autores

  • Paulo Roberto Dalla Valle Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC https://orcid.org/0000-0002-4075-7150
  • Roque Strieder Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Ana Cristina Coll Delgado Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14930

Palavras-chave:

Educação humanizadora, Formação continuada, Educação

Resumo

O presente artigo constitui-se em um ensaio teórico, com abordagem crítico-reflexiva, e tem por objetivo, refletir sobre os desafios e possibilidades de pensar e propor coletivamente a formação continuada para uma educação na perspectiva humanizadora. Aprofunda-se o olhar sobre as práticas de formação estabelecendo nexos com questões subjetivas, intersubjetivas, alteridade, as vivências e experiências formativas e aprendentes, como caminhos e possibilidades de pensar outros horizontes e perspectivas para além dos tradicionais processos de formação. Reconhece-se nesta perspectiva um potencial gerador de inúmeras e tantas outras possibilidades de vir a ser e reconhecer-se no outro através da formação continuada.

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Biografia do Autor

Roque Strieder, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Possui graduação em Ciências 1º Grau pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1978). Graduação em Ciências Licenciatura Plena Com Habilitação Em Mat pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1983). Especialização em Matemática pela Unijuí/RS (1986). Especialização em Adminsitração escolar pela UFSC/SC (1991). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Atuou como pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Universidade do Oeste de Santa Catarina no período de maio de 2000 até maio de 2008. Foi editor da revista Visão Global da Unoesc no período de 2007 a 2010. Professor do programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Unoesc. Professor em cursos de graduação e especialização. Atua como pesquisador em projetos de pesquisa da Unoesc, do PIBIC/CNPq e da Fapesc, bem como em projetos com fomento local. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento complexo. Formação humana. Aprendizagens como experiências em vida. Biociências e biopoder.

Ana Cristina Coll Delgado, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Graduada em Pedagogia (1986), com especialização em Educação (1991) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPÈL. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1997). Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense ? UFF (2003), com estágio doutoral no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga/Portugal (2002), com supervisão de Manuel Jacinto Sarmento. Pós-doutorado na Universidade de Caen, no Centro de Ciências da Educação ? França (2009) em sociologia da infância e antropologia da criança,com supervisão de Julie Delalande. Professora Permanente do PPGEd da UNOESC e Professora Aposentada da UFPEL. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq de 2005 a 2015. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão nos estudos da criança, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, atuando principalmente nas seguintes áreas de interesse: práticas educativas, formação docente inicial e continuada na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; estudos da criança e questões teórico-metodológicas de pesquisas com crianças e jovens; culturas infantis e cultura lúdica; Organizou de 2005 a 2013, quatro dossiês dos Estudos da Criança no Brasil reunindo pesquisadores de Universidades Estrangeiras e Brasileiras. Coordena o Grupo de Pesquisa CIC- Crianças, Infâncias e Culturas desde 2005.

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Publicado

2023-05-10

Como Citar

DALLA VALLE, Paulo Roberto; STRIEDER, Roque; DELGADO, Ana Cristina Coll. A formação continuada para uma educação humanizadora: desafios e possibilidades na contemporaneidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14930, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14930. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14930. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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