Conceito de práticas pedagógicas transformadoras
perspectivas de discentes e docentes do ensino técnico
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15023Palavras-chave:
Prática pedagógica transformadora, Pensamento crítico, Educação emancipatória, Educação profissional e tecnológicaResumo
Apresenta-se neste manuscrito percepções docentes e discentes sobre práticas pedagógicas desenvolvidas num curso técnico, visando a convergência destas percepções para a formação do pensamento crítico, do sujeito autônomo e criativo, que associamos ao conceito de práticas pedagógicas transformadoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva cujos resultados indicaram que a maioria dos professores sente necessidade de formação continuada para aprimoramento de suas práticas pedagógicas. Na subjetividade dos discentes, observou-se que eles valorizavam mais recursos didáticos diversificados que estratégias de ensino pautadas pelo requerimento do papel autônomo no processo de aprendizagem. Infere-se que os alunos apreciam aulas tradicionais que exigem pouco esforço cognitivo.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
AERA. Code of Ethics American Educational Research Association. Educational Researcher, v. 40, n. 3, p. 145–156, 2011. Disponível em: <http://er.aera.net>. Acesso em: 21 maio 2021.
ANDERSON, L. W.; KRATHWOHL, D. R.; BLOOM., B. S. A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom’s taxonomy of educational objectives. New York: Allyn & Bacon, 2001.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 6 nov. 19.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm Acesso em: 1 fev. 2023.
COSTA, M. A. da; FILHO, A. M. Políticas de formação de professores para a Educação Profissional: cem anos de lutas. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 25, n. 4, p. 1113–1136, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46444. Acesso em: 1 fev. 2023.
COSTA, M. A. da; COUTINHO, E. H. L. Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei nº 13.415/2017. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1633-1652, out./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/BbBvb3GQC8kv5DW57BfPcBg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 1 fev. 2023.
COSTA, M. A. da. Ensino Remoto Intencional: reinventando saberes e práticas na educação profissional e tecnológica. Brazil Publishing: Curitiba, 2020.
CRISOL-MOYA, E.; ROMERO-LÓPEZ, M. A.; CAURCEL-CARA, M. J. Active Methodologies in Higher Education: Perception and Opinion as Evaluated by Professors and Their Students in the Teaching-Learning Process. Frontiers in Psychology, v. 11, 2020. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2022.
DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.
DOSHI, H. Using Critical Thinking to Counter Misinformation on Social Media. IUP Journal of Soft Skills, v. 16, n. 2, p. 43–47, 2022. Disponível em: <https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=bth&AN=158621357&site=eds-live>.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRIGOTTO, G. The relation between professional and technological education and the universalization of basic education. Educacao e Sociedade, v. 28, n. 100, p. 1129–1152, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/j/es/a/ghLJpSTXFjJW7nWBsnDKhMb/>. Acesso em: 28 nov. 2022.
GRINSPUN, Miria Paura Sabrosa Zipin. A prática dos orientadores educacionais. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
HUONG, Ha Thi Lan; DOAN HUY, Nguyen Hoang; NGOC HA, Nguyen. The Flipped Classroom: Using Thematic Teaching to Develop Critical Thinking for High School Students. American Journal of Educational Research. 2018. Disponível em: http://www.sciepub.com/EDUCATION/abstract/9192. Acesso em: 25 jan 2023.
KRATHWOHL, D. R. A revision of Bloom’s taxonomy: An overview. Theory Into Practice, v. 41, n. 4, p. 212–218, nov. 2002.
MAAR, Wolfgang Leo. À guisa de introdução: Adorno e a experiência formativa. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
MARANHE, E. Práticas inovadoras na educação: tendências em sala de aula. A Sagrado Rede de Educação, 2021. Disponível em: https://www.sagradoeducacao.com.br/pagina/1961-praticas-inovadoras-na-educacao-tendencias-em-sala-de-aula. Acesso em: 25 jan 2023.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
ROCHA, E. et al. Políticas de educação profissional em Portugal e no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 29, n. 3, 2013. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/47225>. Acesso em: 30 nov. 2022.
THIESEN, J. DA S.; SEABRA, F. Internacionalização da educação e dos currículos nos contextos do Ensino Básico e Secundário em Portugal. Educação, v. 45, p. e79/ 1-26, 25 set. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/38651/html>. Acesso em: 17 nov. 2022.
VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
ZAVALE, N. C. La nature de la connaissance et le curriculum puissant dans l’enseignement technique et professionnel : Une analyse sociologique à partir du cas du Mozambique. Educacao e Sociedade, v. 38, n. 139, p. 431–450, 1 abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/j/es/a/VMmzSbmwxbXLRG9PMPmckrB/>. Acesso em: 28 nov. 2022.
ONU, Organização das Nações Unidas; Alimentação e Agricultura (FAO); Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA); Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); Programa Mundial de Alimentos da ONU (WFP); Organização Mundial da Saúde (OMS). El estado de la seguridad alimentaria y la nutrición en el mundo 2022. Adaptación de las políticas alimentarias y agrícolas para hacer las dietas saludables más asequibles. Roma: Italy, FAO. 2022. P. 291. Disponível em: https://www.fao.org/documents/card/en/c/CC0639ES. Acesso em: 23 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).