Os entrelugares e o futuro aberto da formação e atuação docente em língua alemã na luta contra o latifúndio linguístico

Autores

  • Milan Puh Universidade de São Paulo
  • Elaine Cristina Roschel Nunes Universidade de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14201

Palavras-chave:

entrelugares, latifúndio linguístico, formação na pós-graduação, ensino de alemão

Resumo

Neste trabalho, discutimos possíveis caminhos de iniciação e atuação na profissão docente na área do alemão, no âmbito da práxis pedagógica, em termos freirianos. Para tanto, analisamos dois entrelugares: a formação de docentes na (pós)graduação em uma disciplina de metodologia de ensino em língua alemã e as possibilidades de reflexão e ação sobre “latifúndio linguístico” brasileiro, metáfora operacional que concebemos diante de sentidos instáveis da ação pedagógica na educação. Nesse caminho, traçamos uma crítica à política hegemônica monolíngue e à “autocolonização” na docência como aspectos obstrutivos do reconhecimento da condição plurilíngue do Brasil e sua manutenção no futuro. Por fim, como resultados de nossa prática, apresentamos a relevância de uma ação pedagógica decolonial, com a emersão de falares diversos no meio acadêmico e nas demais instâncias educativas, acompanhada da escuta ativa, alinhada à colaboração e à cooperação, como ações fundamentais não apenas para nosso trabalho docente, mas também para inserção na complexidade do mundo atual.

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Publicado

2023-06-05

Como Citar

PUH, Milan; NUNES, Elaine Cristina Roschel. Os entrelugares e o futuro aberto da formação e atuação docente em língua alemã na luta contra o latifúndio linguístico. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14201, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14201. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14201. Acesso em: 22 dez. 2024.

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