Desenvolvimento profissional em uma formação continuada para professores de contextos bi/multilíngues

affordances percebidas

Autores

  • Vivian Campagnolli Bergantini Saviolli Universidade Estadual de Londrina
  • Michele Salles El Kadri Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14878

Palavras-chave:

Educação bi/multilíngue, Formação de professores, Desenvolvimento profissional, Affordances

Resumo

A formação de professores para educação bi/multilíngue apresenta grandes desafios. Amparadas pelo referencial de affordances (VAN LIER, 2004), apontamos os propiciamentos percebidos pelos participantes de uma formação de professores acerca de seu desenvolvimento profissional, confirmando a relevância de formações específicas para a área. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARCHER, Earnest R. O mito da motivação. In: BERGAMINI, Cecília W.; CODA, Roberto (org.). Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997. p. 23-46.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 2/2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue. Brasília: MEC, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-regulacao-e-supervisao-da-educacao-superior-seres/30000-uncategorised/85191-parecer-ceb-2020. Acesso em: 5 ago. 2022.

CASTANHARO, Mayara Passos. O cenário da formação de professores e os saberes necessários para atuação no ensino bilíngue português-inglês. 2020. 89 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação) - Universidade de Araraquara, Araraquara, 2020.

DINIS; Nilson Fernandes; PEREIRA, Reginaldo Santos. Itinerários da pesquisa pós-estruturalista em educação. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v.11, n. 2, p. 1-16, 2015.

EL KADRI, Atef. Affordances percebidas do teletandem na/para formação de professores de língua inglesa. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

EL KADRI, Michele Salles; SAVIOLLI, Vivian Campagnolli Bergantini; MOURA, Selma. Implicações para a formação de professores no contexto das novas diretrizes para educação plurilíngue. In: SANTOS, Adriana de Jesus; ARAUJO, Angélica Lyra; Tiroli, Luiz Gustavo (org.). Ensino, currículo e formação docente: vínculos, conexões e questões da atualidade. Londrina: Moriá, 2022. p. 575-594.

ENGESTRÖM, Yrjö. Activity theory and individual and social transformation. In: ENGESTRÖM, Yrjö; MIETTINEM, Reijo; PUNAMAKI, Raija (org.). Perspectives on activity theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. p. 19-38.

FÁVARO, Fernanda Meirelles. A educação Infantil Bilíngue (português/Inglês) na cidade de São Paulo e a formação dos profissionais da área: um estudo de caso. 2009. 199 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

GIBSON, James J. The ecological approach to visual perception. Boston: Houghton Mifflin, 1986.

GERMANOS, Erika. Desenvolvimento profissional docente: diferenciando mudanças quantitativas e mudanças qualitativas. Obutchénie, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 698–722, 2018

HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. 10. ed. São Paulo: DP&A Editora, 1998.

LAGO, Mara Coelho de Souza. Modos de vida e identidade: sujeitos no processo de urbanização da Ilha de Santa Catarina. Revista de Ciências Humanas. Florianópolis, v. 12, n. 16, p. 27-42, 1994.

MARCELINO, Marcello. Bilinguismo no Brasil: significado e expectativas. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. 19, p. 1-22, 2009.

MEGALE, Antonieta. Educação bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.

MEGALE, Antonieta. Desafios e práticas na educação bilíngue. São Paulo: Fundação Santillana, 2020.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Discursos de identidade em sala de aula de leitura de L1: a construção da diferença. In: SIGNORINI, I. (org.) Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. São Paulo: Mercado de Letras, 1998. p. 303-332.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Identidades fragmentadas: a construção discursiva da raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

MORAES, Karina Aires Reinlein Fernandes Couto de. Bilinguismo: os desafios das IES na formação dos professores. Revista Ensino Superior, São Paulo, v. 21, n. 257, p. 22-23, maio 2021.

PAIVA, VLMO. Propiciamento (affordance) e autonomia na aprendizagem de língua inglesa. In: LIMA, D. C. Aprendizagem de língua inglesa: histórias refletidas. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2010. p. 151-161.

PEIRCE, Bonny Norton. Social Identity, Investment, and Language Learning. TESOL Quarterly, [s. l.], v. 29, n. 1, p. 9-31, 1995.

SHOHAMY, Elana. Language tests as language policy tools. Assessment in Education: principles, policy & practice, Abingdon, v. 14, n. 1, p. 117-130, mar. 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

VAN LIER, Leo. From input to affordance: social-interactive learning from an ecological perspective. In: LANTOLF, J. P. (ed.). Sociocultural theory and second language learning: recent advances. Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 245-259.

VAN LIER, Leo. The ecology and semiotics of language leaning: a sociocultural perspective. Boston: Kluwer Academic Publishers, 2004.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Psixhologija razvitija c eloveka [Psychology of human development]. Moscow: Eksmo, 2005.

Downloads

Publicado

2023-05-10

Como Citar

SAVIOLLI, Vivian Campagnolli Bergantini; EL KADRI, Michele Salles. Desenvolvimento profissional em uma formação continuada para professores de contextos bi/multilíngues: affordances percebidas. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14878, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14878. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14878. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.