Estágio de docência

um manifesto sobre formação de professores para o Ensino Superior

Autores

  • Ivan Fortunato IFSP Itapetininga
  • Osmar Hélio Alves Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Emerson Augusto de Medeiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido https://orcid.org/0000-0003-3988-3915

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-17.e14477

Palavras-chave:

Estágio de Docência, Docência Universitária, Pedagogia

Resumo

Neste artigo, apresentam-se três denúncias e anúncios para discutir a relação do estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu e a formação do professor-pesquisador para o Ensino Superior, quais sejam: (I) a dicotomia entre a formação para a pesquisa e a docência; (II) a dimensão solitária do estágio de docência; e (III) a falta da Pedagogia na formação de mestres e doutores. Ao final, espera-se promover reflexões sobre a formação do professor-pesquisador para o Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Ivan Fortunato, IFSP Itapetininga

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Doutor em Geografia (UNESP).

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Educação (UFPB). Coordenador do Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica (LACONEX@O).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutor em Educação (UECE). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UFERSA/UERN/IFRN).

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

FORTUNATO, Ivan; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MEDEIROS, Emerson Augusto de. Estágio de docência: um manifesto sobre formação de professores para o Ensino Superior. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–17.e14477, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-17.e14477. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14477. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

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