Condorcet e a formação profissional na gênese da sociedade contemporânea

Autores

  • Marcos Pereira Coelho Universidade Estadual de Maringá
  • João Paulo Pereira Coelho Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14173

Palavras-chave:

Condorcet, Instrução profissional, Educação brasileira

Resumo

O artigo analisa as propostas do filósofo Condorcet (1743 – 1794) para a organização da instrução profissional na França revolucionária e estabelece um diálogo com a formação brasileira da atualidade. Concluiu-se que Condorcet pensou a instrução profissional como um instrumento de conformação dos indivíduos à sociedade nascente. Além disso, os valores liberais que o orientaram são ressignificados e adaptados à realidade brasileira em um contexto de crise.

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Biografia do Autor

Marcos Pereira Coelho, Universidade Estadual de Maringá

http://lattes.cnpq.br/9995511506899095

Professor no Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá e Pedagogia pela  FAINSEP - Faculdade Instituto Superior do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

João Paulo Pereira Coelho, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

http://lattes.cnpq.br/3777276328383781

Graduado em História (Universidade Estadual de Maringá, 2006) e em Pedagogia(Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná, 2012), doutor em Educação na área de História e Historiografia da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas Políticas Públicas e o Financiamento e a Gestão da Educação Básica; Teoria de Estado e Educação no Mundo Antigo; História das Ideias Políticas e Educação. Professor pesquisador do GEPEFI/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação. Professor pesquisador do GEPTSPE/CNPq - Transformações Sociais e Pensamento Educacional.

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Publicado

2023-06-05

Como Citar

COELHO, Marcos Pereira; COELHO, João Paulo Pereira. Condorcet e a formação profissional na gênese da sociedade contemporânea. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14173, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14173. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14173. Acesso em: 22 dez. 2024.

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