Condorcet e a formação profissional na gênese da sociedade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14173Parole chiave:
Condorcet, Instrução profissional, Educação brasileiraAbstract
O artigo analisa as propostas do filósofo Condorcet (1743 – 1794) para a organização da instrução profissional na França revolucionária e estabelece um diálogo com a formação brasileira da atualidade. Concluiu-se que Condorcet pensou a instrução profissional como um instrumento de conformação dos indivíduos à sociedade nascente. Além disso, os valores liberais que o orientaram são ressignificados e adaptados à realidade brasileira em um contexto de crise.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BOTO, Carlota. A escola do homem novo. Entre o Iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: Editora da Unesp, 1996.
CASSIRER, Ernst. A filosofia do Iluminismo. Tradução de Álvaro Cabral. Campinas: Unicamp, 1992.
COELHO, Marcos Pereira. Condorcet - educação e instrução: a busca da perfectibilidade humana como sentido da vida. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2006.
COGGIOLA, Osvaldo. A primeira internacional operária e a comuna de Paris. Revista Aurora, Marília, Ano V, v. 08, p. 165 – 183, ago. 2011.
CONDORCET, Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat. Cinco memórias sobre a instrução pública. Tradução Maria das Graças Souza. São Paulo: Editora Unesp, 2008.
______. Escritos sobre a instrução pública. Tradução Maria Auxiliadora Cavazzotti, Ligia Regina Klein e Fani Goldfarb Figueira. Campinas: Autores Associados, 2010.
FRANÇA. Lei Le Chapelier, de 14 de Junho de 1791. UFMG, S/D. Disponível em: < https://www.fafich.ufmg.br/hist_discip_grad/LeiChapelier.pdf >. Acesso em: 10 Jun. 2022.
HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções 1789-1848. Tradução Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.
MACEDO, José Rivair. Viver nas Cidades Medievais. São Paulo: Moderna, 1999.
MARCANTONIO, Jonathan Hernardes. Modernidade e secularização. Revista do Curso de Direito da Universidade Metodista de São Paulo. São Paulo, v.8, n.8, 2011. Disponível em: < https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/RFD/article/view/2605>. Acesso em: 12 ago. 2022.
MARX, Karl. O Capital. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. v. 02.
RUDÉ, George: A multidão na história: Estudo dos movimentos populares na França e na Inglaterra 1730-1848. Tradução Waltensir Dutra. Rio de janeiro: Ed Campus, 1991.
RUGIO, Antonio Santoni. Nostalgia do Mestre Artesão. Tradução Maria de Lourdes Menon. Campinas: Editora Autores Associados, 1998.
SILVA, Sidney Reinaldo. Instrução Pública e Formação Moral – A gênese do sujeito liberal segundo Condorcet. Campinas: Autores Associados, 2004.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).