Empresários e educação brasileira

o caso do Movimento Espírito Santo em Ação

Autores

  • Israel David de Oliveira Frois Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Sandra Soares Della Fonte Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15555

Palavras-chave:

Empresários, Políticas educacionais, Movimento Espírito Santo em Ação, Hegemonia

Resumo

Este artigo tem o objetivo de identificar os marcos de atuação do Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação (Meesa) diante da política educacional capixaba. Para tanto, usa a análise documental e recorre à teorização gramsciana. Ao longo da existência dessa organização, o Meesa passa de um mero mediador de parcerias no campo educacional para o papel de formulação, execução e implantação dos programas e políticas educacionais. Mais do que uma especificidade local, essa mudança sinaliza um movimento dos grupos empresariais, em nível nacional e internacional, no campo da educação pública para cimentar consensos a partir dos ditames neoliberais.

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Biografia do Autor

Sandra Soares Della Fonte, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação e em Filosofia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

FROIS, Israel David de Oliveira; DELLA FONTE, Sandra Soares. Empresários e educação brasileira: o caso do Movimento Espírito Santo em Ação. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15555, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15555. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15555. Acesso em: 4 out. 2024.

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