Empresários e educação brasileira

o caso do Movimento Espírito Santo em Ação

Autores

  • Israel David de Oliveira Frois Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Sandra Soares Della Fonte Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15555

Palavras-chave:

Empresários, Políticas educacionais, Movimento Espírito Santo em Ação, Hegemonia

Resumo

Este artigo tem o objetivo de identificar os marcos de atuação do Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação (Meesa) diante da política educacional capixaba. Para tanto, usa a análise documental e recorre à teorização gramsciana. Ao longo da existência dessa organização, o Meesa passa de um mero mediador de parcerias no campo educacional para o papel de formulação, execução e implantação dos programas e políticas educacionais. Mais do que uma especificidade local, essa mudança sinaliza um movimento dos grupos empresariais, em nível nacional e internacional, no campo da educação pública para cimentar consensos a partir dos ditames neoliberais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Soares Della Fonte, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação e em Filosofia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Referências

ADRIÃO, Theresa. A privatização da educação básica no Brasil: considerações sobre a incidência de corporações na gestão da educação pública. In: ARAÚJO, L.; PINTO, J. M. de R. (org.). Público X privado em tempos e crise. São Paulo/SP: Fundação Lauro Campos; Fineduca, 2017a. p. 16-37.

ADRIÃO, Theresa. A privatização dos processos pedagógicos: grupos editoriais e os negócios na educação básica. In: MARINGONI, G. (org.). O negócio da educação. São Paulo/SP: Olho d’Água; Fepesp, 2017b. p. 129-144.

ALCÂNTARA, Alzira Batalha; MATOS, Luciane Martins de Oliveira; COSTA, Roseli Maritan de Aboim. Programa Escola Viva no Estado do Espírito Santo: reflexões acerca da gestão educacional. Roteiro, v. 45, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23378. Acesso em: 21 nov. 2021.

BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006.

CASTRO, Maria Rosana de Oliveira. Uma experiência do Programa Ensino Médio Inovador em Ananindeua/PA. 2017. 223 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

DORNELLAS, Liege Coutinho Goulart. O projeto educativo da Fundação Vale: uma investigação sobre o Programa Escola que Vale. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.

ESPÍRITO SANTO EM AÇÃO. Conheça o ES em Ação. Disponível em: https://es-acao.org.br/conheca-o-es-em-acao/. Acesso em: 20 jul. 2022.

ESPÍRITO SANTO EM AÇÃO. Código de Ética. 2020. Disponível em: https://es-acao.org.br/wp-content/uploads/2020/07/Codigo-de-E%CC%81tica-Espi%CC%81rito-Santo-em-Ac%CC%A7a%CC%83o.pdf. Acesso em: 12 abr. 2023.

ESPÍRITO SANTO EM AÇÃO. Diagnósticos da educação: municípios do Espírito Santo. 2021. Disponível em: https://es-acao.org.br/2021/04/20/diagnostico-da-educacao-municipios-do-espirito-santo/. Acesso em: 10 maio 2022.

ESPÍRITO SANTO EM AÇÃO. Linha do tempo integral. 2022. Disponível em: https://es-acao.org.br/wp-content/uploads/2022/12/LINHA-DO-TEMPO-TEMPO-INTEGRAL.pdf. Acesso em: 12 abr. 2023.

EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson S. (org.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas: Alínea Editora, 2012. p. 51-72.

FREITAS, Luiz Carlos de Freitas. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GASPAR, Ronan Salomão. As figurações na política estadual de educação em tempo integral. 2016. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.

GONÇALVES, Alyne dos Santos; SILVA, Marta Zorzal; PALASSI, Márcia Prezotti. Associativismo e representação institucional: o Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 14., 2009, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2009.

GONÇALVES, Alyne dos Santos; SILVA, Marta Zorzal; PALASSI, Márcia Prezotti. Sociedade civil e representação política: o caso da ONG Espírito Santo em Ação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL MOVIMENTOS SOCIAIS, 3., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2010.

GONÇALVES, Alyne dos Santos; SILVA, Marta Zorzal. As Elites empresariais e o Estado: intermediação de interesses, discursos e estratégias de poder numa fração do Estado brasileiro: o caso do Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS, 1., 2011, Vitória, Anais [...]. Vitória, 2011.

GONÇALVES, Alyne dos Santos; PATEZ, Mariana Luz; SILVA, Marta Zorzal. Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação: trajetória, redes e poder sob a perspectiva do discurso do sujeito coletivo. Revista Sinais, n. 10, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.ufes.br/sinais/article/view/2825/2292. Acesso em: 24 nov. 2021.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022. v. 1.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. v. 2.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022. v. 3.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2014

LIMA, Marcelo; SPERANDIO, Renan dos Santos; COSTA, Débora Freitas. Interesses do empresariado em torno do Projeto Escola Viva. e-Mosaicos, v. 9, n. 21, p. 120-133, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/46287/34432. Acesso em: 20 nov. 2021.

LIMA, Marcelo; PETERLE, Tatiana Gomes dos Santos; ALMEIDA, Jaqueline Ferreira de. O público e o privado nas políticas de educação profissional do Espírito Santo. Educação em Perspectiva, v. 7, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6848. Acesso em: 20 nov. 2021.

LIMA, Marcelo; PETERLE, Tatiana Gomes dos Santos. Mercantilização da educação: do gerencialismo ao empresariamento da oferta escolar. Educação (UFSM), v. 46, n. 1, p. 20-1-22, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/37100/html. Acesso em: 21 nov. 2021.

MALINI, Eduardo. O consenso como ponto de partida? Uma análise do papel desempenhado pelos atores participantes na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Educação. 2009. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2009.

MARTINS, Marcos Francisco; GROPPO, Luís Antônio. Sociedade civil e educação: fundamentos e tramas. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

MARTINS, Erika Moreira. Todos pela educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.

MARTINS, Erika Moreira. Empresariamento da educação básica na América Latina: redes empresariais prol educação. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

MATOS, Luciane Martins de Oliveira; ALCÂNTARA, Alzira Batalha; COSTA, Roseli Maritan de Aboim. A parceria público-privada no bojo da reforma neoliberal do estado e da crise estrutural do capitalismo: o caso Espírito Santo. In: DORNELLAS, Liege Coutinho Goulart; MATOS, Luciane Martins de Oliveira; NASCIMENTO, Rosenery Pimentel (org.). Políticas educacionais e a privatização: concepções, ações e tendências na educação pública. Guarujá: Editora Científica Digital, 2021.

MATTOS, Hebe; BASSONE, Tânia; MAMIGONION, Beatriz G. (org.). Historiadores pela democracia: o golpe de 2016 e a força do passado. São Paulo: Alameda, 2016.

MOSCON, Eduardo Augusto; MOURA, Deborah Gomes; QUADROS, Denise Pinheiro; REBLIN, Juliana da Vitória. A educação pública nos municípios do Espírito Santo e a presença do setor privado: um estudo preliminar. In: ALMEIDA, Flávio Aparecido de. (org.). Políticas públicas educação e diversidade uma compreensão científica do real. Guarujá: Editora Científica Digital, 2021. p. 69-82.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). A direita para o social e a esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010.

OLIVEIRA, Ueber José de; LIRIO, Marcos Marcelo. O Projeto Escola Viva: a política de educação neoliberal de Paulo Hartung no Espírito Santo (2003-2016). Revista de Pesquisa Histórica, Recife, n. 35, p. 273-295, 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7186264. Acesso em: 24 nov. 2021.

PETERLE, Tatiana Gomes dos Santos; LIMA, Marcelo; ALVARENGA, Jefferson Ferreira. O gerencialismo e a educação no Espírito Santo. Revista HISTEDBR On-line, v. 20, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654820. Acesso em: 20 nov. 2021.

PETERLE, Tatiana Gomes dos Santos; LIMA, Marcelo. O gerencialismo e as políticas educacionais no Espírito Santo. 2017. In: COLÓQUIO NACIONAL E INTERNACIONAL - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, 6., 2017, Natal. Anais [...]. Natal, 2017. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017_old/trabalhos/eixo1/E1A36.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.

RAINHA, Jamila. Articulação de interesses entre setor privado e poder público: o movimento empresarial Espírito Santo em Ação e o governo do Estado do Espírito Santo. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.

SILVA JUNIOR, João dos Reis. Apresentação. In: Dossiê “Consequências do bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil”. Revista Eletrônica de Educação, v.14, p. 1-4, jan./dez. 2020.

SOUZA, Camila Azevedo. Educação básica em disputa: o jogo dos empresários no mercado mundial do conhecimento no século XXI. 2019. 383 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

SOUZA, Cristiane Lopes de; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Fundação Victor Civita e a rede de entidades públicas e privadas na educação. Revista Educação em Questão. v. 59. n. 59, p. 1-27, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/23300. Acesso em: 21 nov. 2021.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Educação que dá certo: o caso do Espírito Santo. 2022. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/educacao-que-da-certo-o-caso-do-espirito-santo/. Acesso em: 10 maio 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-27

Como Citar

FROIS, Israel David de Oliveira; DELLA FONTE, Sandra Soares. Empresários e educação brasileira: o caso do Movimento Espírito Santo em Ação. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15555, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15555. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15555. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.