v. 11 n. 23 (2019)

					Visualizar v. 11 n. 23 (2019)

Revista Debates em Educação | v. 11, n. 23, Jan./Abr. (2019)

Dossiê "Ensino de Antropologia“

Dossiê "Abordagens pedagógicas interdisciplinares para a educação das relações étnico-raciais"

Publicado: 2019-04-25

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Deise Juliana Francisco, Inalda Maria dos Santos, Amurabi Oliveira, Laura Beatriz Cerletti, Cicera Nunes, Maria Conceição Reis
    i-xv
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23pi-xv

Artigos

  • Percepções sobre a incorporação das TIC em cursos de licenciatura em Química no Brasil

    Rafaela da Silva Reis, Bruno Silva Leite, Marcelo Brito Carneiro Leão
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p01-18
  • Dificuldades, dilemas e pontos de tensão no uso da tecnologia: pela formação docente e inclusão sociodigital permanente

    Paulo Vinicius Tosin da Silva, Paulo Ricardo Ross
    19-35
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p19-35
  • Análise de ideias marxistas na obra de Paulo Freire

    Lorena Silva de Andrade Dias, Gislaine Mendes Donel, Kariston Pereira, Tatiana Comiotto, Regina Helena Munhoz, Iandra Pavanati
    36-48
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p36-48
  • Semelhanças e diferenças entre as propostas curriculares do Estado e do Município de São Paulo: uma análise a partir das Teorias de Currículo

    Luís da Silva Campos, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Maria Vanusia de Oliveira Silva, Migdalia Rodríguez Cabrera
    49-74
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p49-74
  • A formação profissional e o ensino das Ciências na área da Engenharia

    Rogério Rodrigues
    75-93
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p75-93
  • Política de formação continuada dos gestores escolares no Brasil: um recorte do cenário ludovicense no período de 2002-2008

    Patrícia Alessandra Gomes Leal
    94-114
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p94-114
  • De hipótesis a resultados, línea conductora de investigación para principiantes: metodo sixe

    Danelia Gómez-Torres, Leticia Cano-Rodriguez, Elizabeth Bernardino
    115-134
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p115-134
  • Tempo, Educação e Saúde: um ensaio sobre o cotidiano do Atendimento Escolar Hospitalar

    Amália Neide Covic, Diego Eugênio Roquette Godoy Almeida, Thalita Catarina Decome Poker
    135-147
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p135-147
  • Um estudo bibliográfico da Teoria Psicossocial de Erik Erikson: contribuições para a educação

    Artur Alexandre de M. Leite, Marcos Leandro Silva
    148-168
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p148-168
  • Estudo da Alfabetização Científica de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de um colégio particular da cidade de São Paulo

    Marcelo Alves Coppi, Clarilza Prado de Sousa
    169-185
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p169-185
  • A fotografia como metodologia investigativa: uma contribuição do Photovoice para as sequências de ensino

    Fabrício Thiago Moura Oliveira, Carmen Maria de Caro Martins
    186-196
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p186-196
  • Auxiliares de educação infantil na rede municipal de ensino em Ourinhos/SP: do cuidado à docência

    Josiele Ferreira Martins, João Carlos Pereira de Moraes
    197-216
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p197-216
  • Memória, história e educação profissional: contribuições para o debate

    Francineuma Guedes Candido, Sandro César Silveira Jucá
    217-231
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p217-231
  • Demandas regionais em saude nos cursos de fisioterapia em Belém

    Renato da Costa Teixeira, José Wagner Cavalcante Muniz, Daniela Lobato Nazaré, Soanne Chyara Soares Lira
    232-249
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p232-249
  • Articulação da Metodologia das Ondas com as Diretrizes Curriculares de Educação Ambiental

    Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Alice Fogaça Monteiro
    250-262
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p250-262
  • Oportunidades e condições de acesso na educação superior: perfil de estudantes de pedagogia

    Maria Edgleuma de Andrade
    263-283
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p263-283
  • Análise do aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Escola Pública Municipal de Guarantã do Norte/MT no período 2007-2017

    Guilherme José Santini, Josiele Maiara Fuzinato
    284-298
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p284-298
  • As múltiplas funções do pedagogo na Força Aérea Brasileira

    Gisele Moreira Silva, Silvina Julia Fernandez
    299-310
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p299-310
  • O educador social e suas competências de atuação profissional: um trabalhador da Educação pela LDBEN n.º 9.394/96?

    Antonio Pereira
    311-332
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p311-332

Dossiê "Ensino de Antropologia"

Dossiê "Abordagens pedagógicas interdisciplinares para a educação das relações étnico-raciais"

  • História e cultura afro-brasileira na prática pedagógica escolar: possibilidades de organização do tempo curricular

    Claudilene Silva, Eliete Santiago
    498-523
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p498-523
  • A influência da história de vida de professoras negras na sua prática pedagógica

    Maria Conceição Reis, Edilce Maria Dionizia de Oliveira, Herlane Victor do Nascimento Ferreira
    524-542
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p524-542
  • Movimentando a Lei nº 10639/03 na integridade da escola à luz da pretagogia: uma experiência potencializadora no Cariri cearense

    Samuel Morais Silva, Sandra Haydée Petit
    543-554
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p543-554
  • Identidade afro-brasileira e enfrentamento do racismo: construindo novas relações sociais

    Ana Cristina Silva Daxenberger, Rosivaldo Gomes Sá Sobrinho
    555-571
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p555-571
  • No interior da memória: caminhos, símbolos e fontes de um passado afrobrasileiro

    Itacir Marques Luz
    572-582
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p572-582
  • Experiência educativa em comunidade quilombola Caririense: pedagogia de quilombo

    Ana Paula dos Santos, Henrique Antunes Cunha Junior
    583-597
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p583-597
  • A formação docente afrocentrada da UNILAB: o saber docente ancestral no ensino de didática nos países da integração

    Rebeca de Alcântara e Silva Meijer
    598-611
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p598-611
  • Relatos sobre a infância afrodescendente no sertão nordestino: referências para a produção da história da infância afrodescendente

    Kássia Mota Sousa
    612-624
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p612-624