A formação profissional e o ensino das Ciências na área da Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p75-93

Palavras-chave:

Educação. Ensino de Ciências. Formação Profissional. Engenharias.

Resumo

Este estudo se propõe a compreender a transmissão do saber científico nos cursos das engenharias, saber este influenciado diretamente pelas tecnologias de ensino. Isto se justifica pelo fato de que a partir do ensino das engenharias ocorrem discussões relacionadas à crítica do tradicionalismo pedagógico e aos elogios às inovações do ensino por serem aclamadas como mecanismos para a melhoria da qualidade na educação. O método utilizado tem como proposição a teoria crítica para analisar a área temática do ensino das ciências e da formação profissional. Conclui-se que o ensino das ciências deveria ser uma atividade de compromisso do mestre com o dever da transmissão do saber, pois o que deveria prevalecer em sua didática seria o seu comprometimento com o desejo de saber.

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Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Graduação em Educação Física - UNESP

Mestre e Doutor em Educação - UNICAMP

Pós Doutor em Filosofia da Educação - USP

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Publicado

2019-04-25

Como Citar

RODRIGUES, Rogério. A formação profissional e o ensino das Ciências na área da Engenharia. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 75–93, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p75-93. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4823. Acesso em: 25 jul. 2024.

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