Política de formação continuada dos gestores escolares no Brasil: um recorte do cenário ludovicense no período de 2002-2008

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p94-114

Palavras-chave:

Formação Continuada. Gestores Escolares. Gestão Democrática.

Resumo

O presente artigo busca analisar a política de formação continuada dos gestores escolares no Brasil, com um recorte do cenário ludovicense no período de 2002 a 2008. Utilizou-se como procedimentos metodológicos pesquisa bibliográfica, documental e de campo, mediante a aplicação de questionários juntos aos gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, formadores dos gestores, coordenação do eixo gestão, secretário de educação que participaram do programa de formação no período analisado. Apresenta-se um breve contexto histórico da política de formação continuada no Brasil e dados análise da política de formação continuada no município de São Luís, implementada por meio do Programa de São Luís te Quero Lendo e Escrevendo - PSLTQLE da Secretaria Municipal de Educação-SEMED e suas implicações na gestão das escolas públicas municipais de São Luís- MA. Conclui-se que que a formação continuada, por si só, garantirá que a efetivação da gestão democrática nos espaços escolares, porém algumas ações formativas poderão contribuir para a construção processos mais democráticos e participativos no âmbito das escolas públicas.

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Biografia do Autor

Patrícia Alessandra Gomes Leal, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

GRADUADA EM PEDAGOGIA

ESPECIALISTA EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

MESTRA EM EDUCAÇÃO

SUPERVISORA ESCOLAR -REDES MUNICIPAL E ESTUDUAL

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Publicado

2019-04-25

Como Citar

GOMES LEAL, Patrícia Alessandra. Política de formação continuada dos gestores escolares no Brasil: um recorte do cenário ludovicense no período de 2002-2008. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 94–114, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p94-114. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5041. Acesso em: 22 dez. 2024.

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