Estudo da Alfabetização Científica de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de um colégio particular da cidade de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p169-185

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Ensino de Ciências, Teste de Alfabetização Científica Básica.

Resumo

Atualmente o ensino de Ciências objetiva o desenvolvimento da Alfabetização Científica. Essa é entendida como a aquisição de um conjunto de saberes científicos e tecnológicos que capacita o aluno a operar e se posicionar no mundo em que vive, atuando como um cidadão. Este artigo analisou o nível de Alfabetização Científica dos alunos do 9° ano de um Colégio por meio do Teste de Alfabetização Científica Básica e, também, comparou os Planos de Ensino de Ciências do Colégio com a matriz curricular do programa Science for All Americans, a partir do qual o TACB foi elaborado. Os resultados evidenciaram que 15,3% dos alunos são cientificamente alfabetizados e que a maior parte dos conceitos do programa Science for All Americans não são abordados nos Planos de Ensino de Ciências do Colégio.

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Biografia do Autor

Marcelo Alves Coppi, Universidade de Évora (UE)

Possui Graduação, Bacharelado e Licenciatura, em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo (2010), Mestrado em Educação (Formação de Formadores) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade de Évora - Portugal. Sua área de atuação é Alfabetização Científica e Avaliação.

Clarilza Prado de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), pós-doutorados pela Ecole des hautes études en sciences sociales (1996 e 2015) . Foi Coordenadora da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2007 a outubro de 2014. Participa do Comitê Científico Scielo/Educ@. Foi propositora e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente, que reúne mais de 34 grupos de pesquisas em torno da problemática da formação do professor do período de 2006 a 2013. Exerce as funções de consultora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores. Ministra as disciplinas Avaliação Educacional, Representações Sociais e Educação. É Lider do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP , certificado pelo CNPq , que congrega alunos de iniciação científica, mestrando, doutorandos, pós doutorandos e professores nacionais e internacionais convidados. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa 1D.

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Publicado

2019-04-25

Como Citar

COPPI, Marcelo Alves; SOUSA, Clarilza Prado de. Estudo da Alfabetização Científica de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de um colégio particular da cidade de São Paulo. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 169–185, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p169-185. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6449. Acesso em: 21 out. 2024.

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