Estudo da Alfabetização Científica de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de um colégio particular da cidade de São Paulo
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p169-185Mots-clés :
Alfabetização Científica, Ensino de Ciências, Teste de Alfabetização Científica Básica.Résumé
Atualmente o ensino de Ciências objetiva o desenvolvimento da Alfabetização Científica. Essa é entendida como a aquisição de um conjunto de saberes científicos e tecnológicos que capacita o aluno a operar e se posicionar no mundo em que vive, atuando como um cidadão. Este artigo analisou o nível de Alfabetização Científica dos alunos do 9° ano de um Colégio por meio do Teste de Alfabetização Científica Básica e, também, comparou os Planos de Ensino de Ciências do Colégio com a matriz curricular do programa Science for All Americans, a partir do qual o TACB foi elaborado. Os resultados evidenciaram que 15,3% dos alunos são cientificamente alfabetizados e que a maior parte dos conceitos do programa Science for All Americans não são abordados nos Planos de Ensino de Ciências do Colégio.
Téléchargements
Références
ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS. 2007. O Ensino de Ciências Ensino de Ciências e a educação básica: propostas para superar a crise. Recuperado de http://www.schwartzman.org.br/simon/abcedcient.pdf.
AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE (AAAS). Project 2061: Science for all Americans. Washington: AAAS, 1989. Recuperado de http://www.project2061.org/publications/sfaa/online/sfaatoc.htm.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais (PCNs). Ciências naturais. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 136p.
CAMARGO, A. N. B. de, PILAR, F. D.; RIBEIRO, M. E. M.; FANTINEL, M.; RAMOS, M. G. Alfabetização Científica: a evolução ao longo da formação de licenciandos ingressantes, concluintes e de professores de química. Momento: diálogos em educação, Rio Grande, v. 2, n. 20, p.19-29, ago. 2011. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2425.
CANIÇALI, M. A. F. Análise pedagógica do Clube de Ciências como extensão escolar nos anos finais do Ensino Fundamental: em busca da Alfabetização Científica com enfoque CSTA. 20014. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
CARVALHO, L. M de. A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais: tendências e perspectivas na formação de professores. Pro-posições, Campinas, v. 12, n. 1, p.139-150, mar. 2001.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 1ª ed. 2000, 434 p., 2ª ed. 2001, 438 p.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, jan./fev./mar/abr., 2003.
GARCIA, R. N.,& LIMA, J. S. Estudo longitudinal dos níveis de Alfabetização Científica de estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio de Aplicação UFRGS. In: Anais do 2º Congresso Internacional de Educação em Ciências, 2014, Foz do Iguaçu, 2014. v. 15. p. 026-239.
INEP. Indicadores Educacionais. Brasília: INEP/Ministério da Educação, 2014. Recuperado de http://portal.inep.gov.br/indicadores-educacionais.
INEP. Matriz de avaliação de Ciências. 2015. Recuperado de http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/marcos_referenciais/2015/matriz_de_ciencias_PISA_2015.pdf.
KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das Ciências. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.14, n.1, p. 85-93, 2000.
LAUGKSCH, R. C. Scientific Literacy: a conceptual overview. Science Education, v. 84, n. 1, p. 71-94, 2000. Recuperado de http://www.kcvs.ca/martin/EdCI/literature/literacy/Laugksch_Scientific_Literacy.pdf.
LAUGKSCH, R. C., & SPARGO, P. E. Construction of a paper-and-pencil test of basic scientific literacy based on selected literacy goals recommended by the American Association for the Advancement of Science. Public Understanding of Science, v. 5, p. 331-359, 1996.
LAUGKSCH, R. C., & SPARGO, P. E. Scientific literacy of selected South African matriculants entering tertiary education: a baseline survey. South African Journal of Science, v. 95, n.10, p. 427-432, 1999. Recuperado de https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED443720.pdf.
LORENZETTI, L., & DELIZOICOV, D. (2001). Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, jun. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/epec/v3n1/1983-2117-epec-3-01-00045.pdf.
MARTELLI, J. M. Os desafios da prática pedagógica do ensino de Ciências ensino de Ciências biológicas frente às mudanças de paradigmas. 2004. 85 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2004.
MILLER, J. D. Scientific literacy for effective citizenship. 1996. In: YAGER, Robert E. (Ed.), Science/Technology/Society as Reform in Science Education, 185–204 p. Recuperado de https://eric.ed.gov/?id=ED403112.
MILLER, J. D. Scientific literacy: a conceptual and empirical review. Daedalus, v. 112, n. 2, p. 29-48, 1983. Recuperado de https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/844760/mod_resource/content/1/MILLER_A_conceptual_overview_review.pdf.
NASCIMENTO, F., FERNANDES, H. L. & MENDONÇA, V. M. O ensino de Ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.39, p. 225-24, 9, set. 2010. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639728/7295
NASCIMENTO-SCHULZE, C. M. Um estudo sobre Alfabetização Científica com jovens catarinenses. Psicologia: Teoria e Prática, Santa Catarina, v. 8, n. 1, p.95-106, 2006. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/1020/737.
NASCIMENTO-SCHULZE, C. M., CAMARGO, B. & WACHELKE, J. Alfabetização Científica e representações sociais de estudantes de ensino médio sobre ciência e tecnologia. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Santa Catarina, v. 58, n. 2, p.24-37, jan. 2006. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672006000200004.
OLIVEIRA, W. F. A. de & SILVA-FORSBERG, M. C. Níveis de Alfabetização Científica de estudantes da última série do Ensino Fundamental. In: VIII ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2012, Campinas, SP. Anais do VIII Enpec e I CIEC. Rio de Janeiro: Abrapec, 2011. p. 00-11. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0671-1.pdf.
QEDU. Matrículas e Infraestrutura. 2014a. Recuperado de <http://www.qedu.org.br/escola/189216-santa-teresinha-colegio-salesiano/sobre>.
QEDU. Taxas de rendimento. 2014b. Recuperado de http://www.qedu.org.br/escola/189216-santa-teresinha-colegio-salesiano/taxas-rendimento.
SANTOS, P. R. dos. O Ensino de Ciências e a Ideia de Cidadania. Mirandum, Porto (Portugal), v. 10, n. 17, p. 25-34. 2006. Recuperado de http://www.hottopos.com/mirand17/prsantos.htm.
SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Brasília, v. 12, n. 36, p.474-550, dez. 2007. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a07v1236.pdf.
SASSERON, L. H. & CARVALHO, A. M. P. de. Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, São Paulo, v. 13, n. 3, p.333-352, jul. 2008. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/445/263.
TEIXEIRA, M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. No ensino de Ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p.177-190, out. 2003.
VIECHENESKI, J. P. & CARLETTO, M. R. Iniciação à Alfabetização Científica nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática. Investigações em Ensino de Ciências, vol. 18, n. 3, p. 525-543, 2013. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/112/76.
VIECHENESKI, J. P., LORENZETTI, L. & CARLETTO, M. R. Desafios e práticas para o ensino de Ciências ensino de Ciências e Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atos de Pesquisa em Educação, v. 7, n. 3, p. 853-876. set./dez, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).