Prováveis modelos de átomos, um quarto de século depois

Autores

  • Attico Inácio Chassot Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Uiara Mendes Ferraz de Pinho Instituto Federal do Acre (IFAC)
  • Leilane Andressa Bicho de Oliveira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p186-215

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Modelos atômicos, Formação de professores

Resumo

No número três da revista Química Nova na Escola (QNEsc), publicado em maio de 1996 (o número 1 foi publicado em maio de 1995 e o número 2, em novembro de 1995), o artigo de abertura, de apenas uma página, foi “Sobre prováveis modelos de átomos”. Na época, a revista rompia algo que então era usual: publicar o segundo ou terceiro número de uma revista. Há 25 anos não se tinha os contadores como Google Acadêmico, mas se pode referir que, quando a QNEsc conseguia chegar aos professores da Educação Básica, o texto era considerado muito importante. Agora, pretende-se revistá-lo. Um quarto de século depois, a ciência continua encontrando mistérios ao explorar os modelos e átomos que conhecemos. Junto a isso, descobrimos que, em meio a uma pandemia que atingiu a humanidade, precisamos ser cada vez mais indisciplinares para alfabetizar cientificamente. Assim, o objetivo principal desse artigo é realizar discussões acerca da alfabetização científica e da formação de professores que atuam na área de Ciências da Natureza, a partir de uma reflexão crítica do artigo supramencionado.

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Biografia do Autor

Attico Inácio Chassot , Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Professor desde março de 1961, é licenciado em Química (UFRGS, 1965), mestre Educação (UFRGS, 1976) e doutor em Ciências Humanas (UFRGS, 1994) e tem pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madrid (2002). É professor Titular (aposentado) do Instituto de Química da UFRGS. Foi professor da PUC-RS, da ULBRA, da Faculdade Portoalegrense, da UNISINOS (onde coordenou o Programa de Pós-Graduação Educação), da Unilasalle, na URI de Frederico Westphalen e do Centro Universitário Metodista ? IPA. Foi Professor visitante da Ålborg Universitete, Dinamarca e na Universidade de Lanus, na Argentina. Foi orientador em regime de co-tutela na Lyon 2, na França. Atualmente é professor e pesquisador Orientador de doutorado na REAMEC- Rede Amazônica Ensino de Ciência e Professor visitante Sênior da UNIFESSPA/Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará com atividades no PPGECM/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Enquanto professor já esteve para cursos e/ou palestras em todos estados do Brasil e em alguns países. Autor entre outros de A ciência através dos tempos (MODERNA, 1994; 28ª ed. 2018); Alfabetização científica: questões e desafios para a educação (EdUNIJUÍ, 2000; 8ªed. 2018); Educação conSciência (2003, 1ª ed. EdUNISC; 3ª ed, 2010). Para que(m) é útil o ensino? (1995; 4ªed, UNIJUÍ, 2018) A Ciência é masculina? (EdUNISINOS 2003, 9ªed, 2019); Sete escritos sobre Educação e Ciências (Cortez 2008); Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto (Editora Unijuí, 2012) e Das disciplinas à Indisciplina (Editora Appris, 2016).

 

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Uiara Mendes Ferraz de Pinho , Instituto Federal do Acre (IFAC)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade do Estado do Acre (2011) e Mestrado em Ciências pela Universidade Federal do Acre, pelo Programa de Pós-graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (CITA), (2013). É Professora de Química do Ensino Básico, Técnico e Superior do Instituto Federal do Acre (IFAC). Tem experiência na área de Química, com ênfase em química orgânica, possui experiência básica na área laboratorial de química. Atualmente está cursando o Doutorado em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM).

 

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Leilane Andressa Bicho de Oliveira , Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Em Educação Em Ciências e Matemática na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Licenciada em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Campus Marabá, Licencianda em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA). Foi bolsista de Iniciação Científica (IC) da FAPESPA/UNIFESSPA durante os anos de 2014-2015. Possui interesse nas áreas de Produtos Naturais, Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Educação Especial e Inclusiva. Atualmente trabalha como Coordenadora Pedagógica Técnica de Ciências na Rede de Ensino de Parauapebas-PA.

 

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Referências

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

CHASSOT , Attico Inácio; PINHO , Uiara Mendes Ferraz de; OLIVEIRA , Leilane Andressa Bicho de. Prováveis modelos de átomos, um quarto de século depois. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 186–215, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p186-215. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13052. Acesso em: 12 ago. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

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