Prováveis modelos de átomos, um quarto de século depois

Autores

  • Attico Inácio Chassot Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Uiara Mendes Ferraz de Pinho Instituto Federal do Acre (IFAC)
  • Leilane Andressa Bicho de Oliveira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p186-215

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Modelos atômicos, Formação de professores

Resumo

No número três da revista Química Nova na Escola (QNEsc), publicado em maio de 1996 (o número 1 foi publicado em maio de 1995 e o número 2, em novembro de 1995), o artigo de abertura, de apenas uma página, foi “Sobre prováveis modelos de átomos”. Na época, a revista rompia algo que então era usual: publicar o segundo ou terceiro número de uma revista. Há 25 anos não se tinha os contadores como Google Acadêmico, mas se pode referir que, quando a QNEsc conseguia chegar aos professores da Educação Básica, o texto era considerado muito importante. Agora, pretende-se revistá-lo. Um quarto de século depois, a ciência continua encontrando mistérios ao explorar os modelos e átomos que conhecemos. Junto a isso, descobrimos que, em meio a uma pandemia que atingiu a humanidade, precisamos ser cada vez mais indisciplinares para alfabetizar cientificamente. Assim, o objetivo principal desse artigo é realizar discussões acerca da alfabetização científica e da formação de professores que atuam na área de Ciências da Natureza, a partir de uma reflexão crítica do artigo supramencionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Attico Inácio Chassot , Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Professor desde março de 1961, é licenciado em Química (UFRGS, 1965), mestre Educação (UFRGS, 1976) e doutor em Ciências Humanas (UFRGS, 1994) e tem pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madrid (2002). É professor Titular (aposentado) do Instituto de Química da UFRGS. Foi professor da PUC-RS, da ULBRA, da Faculdade Portoalegrense, da UNISINOS (onde coordenou o Programa de Pós-Graduação Educação), da Unilasalle, na URI de Frederico Westphalen e do Centro Universitário Metodista ? IPA. Foi Professor visitante da Ålborg Universitete, Dinamarca e na Universidade de Lanus, na Argentina. Foi orientador em regime de co-tutela na Lyon 2, na França. Atualmente é professor e pesquisador Orientador de doutorado na REAMEC- Rede Amazônica Ensino de Ciência e Professor visitante Sênior da UNIFESSPA/Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará com atividades no PPGECM/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Enquanto professor já esteve para cursos e/ou palestras em todos estados do Brasil e em alguns países. Autor entre outros de A ciência através dos tempos (MODERNA, 1994; 28ª ed. 2018); Alfabetização científica: questões e desafios para a educação (EdUNIJUÍ, 2000; 8ªed. 2018); Educação conSciência (2003, 1ª ed. EdUNISC; 3ª ed, 2010). Para que(m) é útil o ensino? (1995; 4ªed, UNIJUÍ, 2018) A Ciência é masculina? (EdUNISINOS 2003, 9ªed, 2019); Sete escritos sobre Educação e Ciências (Cortez 2008); Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto (Editora Unijuí, 2012) e Das disciplinas à Indisciplina (Editora Appris, 2016).

 

http://lattes.cnpq.br/8159020225820727

Uiara Mendes Ferraz de Pinho , Instituto Federal do Acre (IFAC)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade do Estado do Acre (2011) e Mestrado em Ciências pela Universidade Federal do Acre, pelo Programa de Pós-graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (CITA), (2013). É Professora de Química do Ensino Básico, Técnico e Superior do Instituto Federal do Acre (IFAC). Tem experiência na área de Química, com ênfase em química orgânica, possui experiência básica na área laboratorial de química. Atualmente está cursando o Doutorado em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM).

 

http://lattes.cnpq.br/5442810270352832

Leilane Andressa Bicho de Oliveira , Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Em Educação Em Ciências e Matemática na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Licenciada em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Campus Marabá, Licencianda em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA). Foi bolsista de Iniciação Científica (IC) da FAPESPA/UNIFESSPA durante os anos de 2014-2015. Possui interesse nas áreas de Produtos Naturais, Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Educação Especial e Inclusiva. Atualmente trabalha como Coordenadora Pedagógica Técnica de Ciências na Rede de Ensino de Parauapebas-PA.

 

http://lattes.cnpq.br/0182315334997470

Referências

ALVES, M. F. S.; ALANIS, D.; COSTA, L. G. Um mapa conceitual sobre a evolução do conceito do átomo: uma introdução à Física de partículas elementares para o Ensino Médio. Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 2., n. 91, 2010, Paraná. Anais [...] Paraná: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2010.

BARREIROS, C. H. Da didática fundamental à didática intercultural: percurso de uma pesquisadora de campo. In: CANDAU, V. M. Educação Intercultural e Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.

CALVINO Ítalo. Palomar. Título original Italiano: Palomar. Tradução: Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, 120 p; ISBN: 978-85-716-4409-0.

CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F; CANDAU, V. M.(Org.) Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. Cap. 1, p. 13.

CHASSOT, A. I. Sobre prováveis modelos de átomos. Química Nova na Escola, n. 3, p. 1, 1996.

CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

CHASSOT. A. I. Das disciplinas à indisciplina. Curitiba: Appris, 239 p. 2016.

CHASSOT, A. I. Um autor falando acerca dos seus livros [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por achassot@gmail.com em 14 out. 2020.

CHASSOT, A. I. Alfabetização Científica: uma questão moral. Prefácio. In: DREHMER-MARQUES, K. C.; MARQUES, J. F. Z.; RODRIGUES-MOURA, S. (Org.). Iniciação Científica em Ciências da Natureza na Educação Básica Abordagens, Teorias e Práticas. 1. ed. Cruz Alta: Ilustração, v. I, 2021. p. 15-23.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 129-150.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, 2001.

MINAYO, M.C. O desafio do conhecimento pesquisa qualitativa em saúde. 2. ed. São Paulo HUCITEC/ABRASCO, 1993.

PIMENTA, J. J. M.; BELUSSI, L. F. B.; NATTI, E. R. T.; NATTI, P. L. O bóson de Higgs. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 1-14, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbef/v35n2/06.pdf. Acesso em: 19, abr. 2021.

PIMENTEL, G. Ciência encontra um novo mistério ao explorar a fundo nossos átomos. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/colunas/para-onde-o-mundovai/2021/04/06/uma-nova-dica-da-natureza-o-misterio-das-familias departiculas.htm. Acesso em 06, abr. 2021.

SILVA, P. S. A. da; CHAVES, S. N. Epistemologia, ética e política na formação de professores de Ciências. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.11, n.02, p.259-276, jul./dez. 2009.

TOZONI-REIS, M. F. de C. Metodologia da pesquisa, UFSC, 2. ed. 2009.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

CHASSOT , Attico Inácio; PINHO , Uiara Mendes Ferraz de; OLIVEIRA , Leilane Andressa Bicho de. Prováveis modelos de átomos, um quarto de século depois. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 186–215, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p186-215. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13052. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.