Tempo, Educação e Saúde: um ensaio sobre o cotidiano do Atendimento Escolar Hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p135-147

Palavras-chave:

Alunos Gravemente Enfermos. Educação e Saúde. Tempo.

Resumo

Este artigo objetiva trazer para o debate aportes teóricos do concernentes ao atendimento escolar hospitalar, com base nas vivências de um grupo de doutorandos de um programa de pós-graduação em Educação e Saúde de uma universidade pública brasileira. O referencial epistemológico vem principalmente de autores da filosofia, da construção curricular escolar, do atendimento escolar hospitalar e da saúde. Tendo em vista a complexidade dos problemas relativos à vida humana, cujas respostas também carecem de serem pensadas nessa rede multidisciplinar, o grupo de doutorandos, tendo como pano de fundo um hospital infanto-juvenil, que atende pacientes em tratamento oncológico, possibilitou o aprofundamento em temas correlacionados, entre eles: o tempo, a memória, o corpo, a vida, a morte e as instituições.

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Biografia do Autor

Amália Neide Covic, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialização em Física Médica PUC/SP , mestrado e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Atualmente é Coordenadora e Formadora de Professores para atuação em Atendimento Escolar Hospitalar no Instituto de Oncologia Pediátrica - Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer - Universidade Federal de São Paulo, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP/campus Guarulhos. 

Diego Eugênio Roquette Godoy Almeida, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor e mestre em Ciências: Educação e Saúde na Infância e adolescência, pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Bacharel em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Especialização em Terapia Ocupacional em Saúde Mental. Professor Adjunto no curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas. Interesso-me pelos temas: educação, lazer, juventudes, gênero/sexualidade. Experiência profissional como terapeuta ocupacional no Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e tutoria em Ensino à Distância. 

Thalita Catarina Decome Poker, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda no Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Tem como principais temas de pesquisa: o acolhimento institucional, identidade, socialização/individuação criança e adolescência, políticas de identidade/identidade política e reconhecimento social . Tem experiência na área de Psicologia clínica com orientação cognitivo comportamental, psicologia institucional ,Psicologia Social, docência no ensino superior.

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Publicado

2019-04-25

Como Citar

COVIC, Amália Neide; ALMEIDA, Diego Eugênio Roquette Godoy; POKER, Thalita Catarina Decome. Tempo, Educação e Saúde: um ensaio sobre o cotidiano do Atendimento Escolar Hospitalar. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 135–147, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p135-147. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6277. Acesso em: 23 dez. 2024.

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