Formação continuada de professores

uma análise das ações formativas destinadas a implementação da BNCC e do novo currículo do Acre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14978

Palavras-chave:

BNCC, Currículo de Referência Único do Acre, Formação Continuada.

Resumo

O presente artigo se propõe analisar as ações de formação continuada, para a implementação da BNCC e do novo Currículo do Acre. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo exploratório, para a coleta dos dados foram realizados estudos nos documentos legais e nos relatórios da SEE/AC. Como resultados, foi possível perceber que as formações ofertadas seguiram os direcionamentos do MEC, que se baseiam em pressupostos de uma educação voltada a uma racionalidade instrumental. Conclui-se que, essas formações vêm operando na restrição da autonomia dos professores e os aproximando de aplicadores de conteúdo, além de ignorar as condições concretas da prática docente.

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Biografia do Autor

Maria Elisangela Martins da Silva Mendonça, Universidade Federal do Acre

Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado em Educação Professora da Secretaria de Estado de Educação do Acre.

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Publicado

2023-05-10

Como Citar

SANTOS, Adriana Ramos dos; MENDONÇA, Maria Elisangela Martins da Silva. Formação continuada de professores: uma análise das ações formativas destinadas a implementação da BNCC e do novo currículo do Acre. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14978, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14978. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14978. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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