Escrita científica e ensino por investigação em ciências
análise de textos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p434-456Palavras-chave:
ensino de ciências, ensino por investigação, alfabetização científica.Resumo
O presente artigo analisa a produção de textos de alunos do 5º ano de uma escola pública do sul da Bahia, após a resolução de um problema investigativo. As produções foram analisadas com base em: tipos de textos que são escritos em aulas investigativas, e, a existência de aspectos que caracterizam a escrita científica. Os dados revelam que: alguns alunos já iniciam na escrita a construção relações causais para o fenômeno estudado; e os alunos constroem o texto fazendo uso de alguns elementos característicos da linguagem científica. Conclui-se que, a proposição de atividades investigativas e de produções textuais nas aulas de Ciências pode aproximar os alunos ainda mais das relações entre alfabetização e alfabetização científica, promovendo a relação com elementos da cultura científica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, K. S. Ensino Por Investigação: identificando elementos de escrita científica na produção textual de alunos do ensino fundamental. (Dissertação de Mestrado). Programa de pós-graduação em educação em ciências da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2015.
BARRAS. Robert. Os cientistas precisam escrever – Guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: EDUSP, 1979.
BOGDAN, R.; BIKLEN,S. Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos (pp. 47-51). Porto: Porto Editora, 1994.
BRANDI, A. T.; GURGEL, C. M. Alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação. Ciência & Educação, v. 8, n. 1, p. 113-125, 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
AUTOR 2, 2016.
AUTOR 2, XXXXX, XXXXXX, 2020 .
CARVALHO, A.M.P. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, cap. I.
CARVALHO, A. M. P. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(3), 765-794, 2018. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765
CARVALHO, A. M. P., OLIVEIRA, C., SASSERON, L. H. SEDANO, L. & BATISTONI, M. Ciências 3º ano. Coleção Investigar e Aprender. São Paulo: Sarandi. 2 ed., 2015.
DENG, Y.; KELLY, G. J.; DENG, Y. The influences of integrating reading, peer evaluation, and discussion on undergraduate students’ scientific writing, International Journal of Science Education, v. 41, n. 10, p. 1408-1433, 2019. Doi: 10.1080/09500693.2019.1610811
FANG, ZHIHUI. (2004). Scientific Literacy: A Systemic Functional Linguistics Perspective. Science Education, 89, 335-347. Doi: 10.1002/sce.20050
GIL-PÉREZ, D.; MACEDO, B.; VILCHES, A.; MARTÍNEZ TORREGROSA, J. ; SIFREDO, C. Y.; VALDÉS, P. ¿Cómo promover el interés por la cultura científica? Una propuesta didáctica fundamentada para la educación científica de jóvenes de 15 a 18 años. OREALC/UNESCO. Santiago, Chile, 2005.
GIRALDI, P. M. Leitura e escrita no ensino de ciências: espaços para produção de autoria. (Tese de Doutorado). Programa de pós-graduação em educação científica e tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
GIRÃO, L. N., SIQUEIRA, A., & LIMA, I. P. A prática de leitura no ensino de química por meio de oficinas pedagógicas. IN: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, Campinas, Anais [...]. São Paulo: Campinas, 2012, p.3231.
GLEN, N. J., & DOTGER, S. Writing like a scientist: exploring elementary teachers’ understandings and practices of writing in science. Journal of Science Teacher Education, v. 24, p. 957-976, 2013. Doi: 10.1007/s10972-013-9348-x
GLYNN, S. M., & MUTH, D. Reading and Writing to Learn Science: Achieving Scientific Literacy. Journal of research in science teaching, v. 31, n.9. p. 1057-1073, 1994.
HUERTA, M.; GARZA, T. Writing in Science: Why, How, and for Whom? A Systematic Literature Review of 20 Years of Intervention Research (1996–2016). Educational Psychology Review. N. 31, p. 533-570, 2019.
KRASILCHIK, M. & MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2007.
JUNIOR, W. E. F. Estratégias de leitura e educação química: que relações? Química Nova Na Escola. v. 32, n. 4, p. 220-226, 2010.
MASSI, L.; MAZZEU, F. J. C.; CARNIO, M. P. A Problematização e a Instrumentalização na Formação do Pedagogo para o Ensino de Ciências da Natureza. Debates em Educação, v. 12, n. 27, Maio/Ago, 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p22-37
National Research Council. A Framework for K-12 Science Education: Practices, Crosscutting Concepts, and Core Ideas. Washington, DC: The National Academies Press, 2012. https://doi.org/10.17226/13165.
NIGRO, R. G. Textos e leitura na educação em Ciências: contribuições para a alfabetização científica em seu sentido mais fundamental. (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
NORRIS, S.P. e PHILLIPS, L. M. How Literacy in Its Fundamental Sense is Central to Scientific Literacy, Science Education, v.87, n.2, p. 224-240, 2003
OLIVEIRA, C. M. A.; CARVALHO, A. M. P. Escrevendo em aulas de ciências. Ciência & Educação, v. 11, n.3, p. 347-366, 2005.
ROSA, C. W; ROSA, A, B. O ensino de ciências (Física) no Brasil: da história às novas orientações educacionais. Revista Iberoamericana de Educación. n. 58, v. 2. 2012.
SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 17. n. esp., p. 49-67, nov. 2015.
SASSERON, L. H.; Carvalho, A.M. P. Alfabetização científica uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n.1, p.59-77, 2011
AUTOR 3, 2010.
AUTOR 3, XXX, XXX, 2019
SOARES, M. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
SOUZA, S. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. Escrita no Ensino de Ciências: autores do Ensino Fundamental. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 367-382, 2005
SCARPA, D. L., & TRIVELATO, S. L. F. Características linguísticas e argumentativas de artigos científicos que participaram da construção do paradigma do DNA como portador das informações hereditárias. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências, São Paulo, Anais [...], 2013. Águas de Lindóia, SP. P. 813
TEIXEIRA, F. M. Alfabetização científica: questões para reflexão. Ciência e Educação, v.19, n.4, p. 795-809, Bauru, 2013.
TEIXEIRA, P. M.; MEGID NETO, J. Uma proposta de tipologia para pesquisa de natureza interventiva. Bauru: Ciência e Educação, v. 23, n. 4, p. 1055-1076, 2017.
YORE, L. D., HAND, B. M., & PRAIN, V. Scientists as Writers. Wiley Periodicals: Science Education. v. 86, n. 5, p. 672-692, 2002. Doi: https://doi.org/10.1002/sce.10042
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).