Grupos focais: desafios e possibilidades na pesquisa qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p1-13Resumo
A técnica de grupo focal mostra-se presente em diferentes investigações, tornando-se mais comum, atualmente, encontrá-la nas pesquisas em Educação. O presente artigo divide-se em duas seções: a primeira baseia-se em uma revisão bibliográfica, reconhecendo os procedimentos, contextos, limitações e benefícios do uso da técnica do grupo focal em pesquisas qualitativas. Na segunda seção, apresenta-se um exemplo de utilização do grupo focal a partir de uma pesquisa desenvolvida entre 2015 e 2017, que investigou as funções da escola na contemporaneidade pelo olhar de estudantes. Evidencia-se a identificação de possibilidades deste procedimento para a produção de dados consistentes na pesquisa qualitativa, assim como pistas sobre os desafios que emergem no desenvolvimento desta técnica grupal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).