Grupos focais: desafios e possibilidades na pesquisa qualitativa
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p1-13Résumé
A técnica de grupo focal mostra-se presente em diferentes investigações, tornando-se mais comum, atualmente, encontrá-la nas pesquisas em Educação. O presente artigo divide-se em duas seções: a primeira baseia-se em uma revisão bibliográfica, reconhecendo os procedimentos, contextos, limitações e benefícios do uso da técnica do grupo focal em pesquisas qualitativas. Na segunda seção, apresenta-se um exemplo de utilização do grupo focal a partir de uma pesquisa desenvolvida entre 2015 e 2017, que investigou as funções da escola na contemporaneidade pelo olhar de estudantes. Evidencia-se a identificação de possibilidades deste procedimento para a produção de dados consistentes na pesquisa qualitativa, assim como pistas sobre os desafios que emergem no desenvolvimento desta técnica grupal.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).