Análise da atuação da equipe polidocente do Programa Escola de Gestores da Educação Básica da Universidade Federal de Ouro Preto
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p228-244Palavras-chave:
Programa Escola de Gestores. Gestão Escolar. Formação Docente. Polidocência. Educação a DistânciaResumo
Este artigo explicita e analisa algumas ações desenvolvidas pela equipe polidocente do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto voltada para a formação dos gestores educacionais no estado de Minas Gerais. A equipe responsável pela formação no PNEG, embora de modos e em momentos diferentes, participou ativamente do processo formativo e foi capaz de articular e ter ciência de seu papel pedagógico, para que procedesse aos ajustes e replanejamento contínuos das disciplinas e do Curso de Especialização em Gestão Escolar. Entende-se que o conjunto de ações articuladas e realizadas pela equipe contribuiu para a formação dos gestores e para o enfrentamento de demandas específicas em cada escola atendida por meio dos projetos de intervenção.
Downloads
Referências
ALMEIDA, O. C. S. Evasão em Cursos a Distância: análise dos motivos de desistência. Pesquisa e Avaliação Educação Continuada em Geral. Relatório de Pesquisa. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/552008112738pm.pdf>. Acesso em 13/11/2017.
AGUIAR, M. A. S. A política nacional de formação docente, o Programa Escola de Gestores e o trabalho docente. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 1, p. 161-172, 2010. Editora UFPR.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BAUMAN, Z. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
BELLONI, M. L. Educação a distância. 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais do Programa Escola de Gestores da Educação Básica Pública. Brasília, DF, 2009.
CAMPOS, Magna; MARTINS, Lídia. A gestão da equipe e das ações implementadas no Programa Escola de Gestores da UFOP: os desafios da supervisão pedagógica. In: OLIVEIRA, Breynner; TONINI, Adriana (orgs.). Gestão escolar e formação continuada de professores: o programa nacional Escola de Gestores e na Universidade Federal de Ouro Preto. Juiz de Fora: Editar, 2014.
CAMPOS, Magna; MARTINS, Lídia. Docência universitária, práticas pedagógicas e metodologias ativas em EAD: a experiência da pesquisa-ação no Programa Escola de Gestores da UFOP. In: OLIVEIRA, Breynner; MARTINS, Lídia; FLAUSINO, Camila. Política educacional e formação de professores: reflexões e implicações a partir da Gestão Escolar. Juiz de Fora: Editar, 2017.
CAMPOS, Magna; ZAMPIER, Russell. Ambientes virtuais de aprendizagem e letramento: peculiaridades da escrita acadêmico- científica. In: OLIVEIRA, Breynner; TONINI, Adriana (orgs.). Educação a distância e formação continuada de professores: múltiplas dimensões e desafios da implementação do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Juiz de Fora: Editar, 2016.
CUNHA, Jaeder Fernandes. Letramento acadêmico: reflexão e algumas considerações sobre cursos de negócios em faculdades privadas populares. Revista Signum: Estudos de Linguagem, Londrina, n. 15/2, p. 129-151, dez. 2012.
GOMES, C.; COSTA, C. M.; VITORINO, D. P.; SALOMON, E. F. S.; GUIMARÃES, G. H.; MORENO, J. C.; BRASIL, L. L.; ÁVILA, S. P. Uso de tecnologias de informação e comunicação em cursos de graduação: uma experiência em Educação a Distância. Assis: Storbem Gráfica e Editora, 2014 (Coleção Pesquisa).
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007
MACHADO, Nilson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MARTINS, L. G.; OLIVEIRA, B. R.; TONINI, A. M. A segunda turma do Curso de Especialização em Gestão Escolar: alterações na dinâmica de formação. In: OLIVEIRA, B. R.; TONINI, A. M. (Org.). Educação a Distância na Formação Continuada de Professores: múltiplas dimensões e desafios da implementação do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Juiz de Fora: Editar, 2016, p. 73-85.
MILL, D. R. S.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. O. Polidocência na educação a distância. São Paulo: EdUFSCar, 2010.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
OLIVEIRA, B. R. Projeto do Curso de Especialização em Gestão Escolar. Ouro Preto: UFOP/CEAD, 2012.
OLIVEIRA, B. R.; TONINI, A. M. A formação continuada de professores da educação básica e o Programa Nacional Escola de Gestores: o curso de Especialização em Gestão Escolar na Universidade Federal de Ouro Preto. In: OLIVEIRA, B. R.; TONINI, A. M. (Org.). Gestão Escolar e Formação Continuada de Professores: O Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Juiz de Fora: Editar, 2014, p. 9-26.
OLIVEIRA, B. R.; MARTINS, L. G.; DUARTE, A. O. Tensões e contradições do trabalho polidocente na formação de professores na modalidade a distância: uma análise do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 2, p. 638-656, abr./jun., 2018.
ROSTAS, Márcia Helena; ROSTAS, Guilherme Ribeiro. O ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem: uma questão de comunicação. In: SOTO, Ucy; MAYRINK, Mônica; GREGOLIN, Isadora (orgs.). Linguagem, educação e virtualidade [online]. São Paulo: Editora UNESP/Cultura Acadêmica, 2009. Disponível em: http://books.scielo.org/id/px29p/pdf/soto-9788579830174-08.pdf. Acesso em: 19 mar. 2015.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1986.
ZUIN, A. A. S. Educação a distância ou educação distante? Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 935-954, out. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).