A formação doutoral e atuação profissional do professor formador da licenciatura em matemática na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p145-165

Resumo

Este artigo objetiva discutir as práticas doutorais em universidades da Amazônia brasileira que são viabilizadas ou aprimoradas pela formação doutoral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados empíricos foram discutidos tendo em vista a análise do conteúdo. Os resultados indicam que as práticas doutorais do professor formador da licenciatura em matemática na Amazônia brasileira incluem a preocupação com o ensino a partir de lentes teóricas e a compreensão de a pesquisa e a extensão como ferramentas de ensino na graduação. Tais compreensões são atribuídas por eles à obtenção do título de doutor. Portanto, a formação doutoral do professor formador se faz notar como de grande relevância para a qualificação da formação de futuros professores de matemática da Amazônia brasileira. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alailson Silva de Lira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Educação Ciências e Matemática pela UFPA (2018), Mestre em Educação, Ciências e Matemática pela UFPA, Licenciado em Matemática (UEPA) pela qual ganhou o primeiro lugar no prêmio de Melhor TCC 2013. Fez parte da Comissão organizadora do VII ao XI Encontro Paraense de Educação Matemática(EPAEM).Monitor das disciplinas "matemática presencial e EAD" e "Cálculo Diferencial e Integral" pela Universidade da Amazônia (UNAMA), monitor-professor em (2008 - 2009) do projeto "Aprender Ensinando e Ensinando a Aprender Matemática" e monitor de Informática pela UEPA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em, Fundamentos de Matemática Elementar, Geometria Euclidiana, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear; História da Matemática e Educação Matemática. fez parte da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-PA) no período de 2010-2017. Atualmente atua como pesquisador do Grupo de Pesquisa em História da Matemática e Educação Matemática na Amazônia da UEPA e participa do Grupo de Pesquisa em História e Educação Matemática (GEHEM) da UFPA.

Francisca Janice dos Santos Fortaleza, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas, área de concentração: Educação Matemática, pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UFPA (2013). É participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino da Matemática (GEHEM) do PPGECM.

Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Pará (IFPA)

Possui graduação em Economia - Faculdades Integradas Colégio Moderno (1983). Graduação em Licenciatura em Ciência do 1º Grau pela Universidade Federal do Pará (1987). Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1987). Aperfeiçoamento em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, SP (1995). Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2004). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é PROFESSORA TITULAR Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Ensino de Matemática, Educação Matemática, Matemática, Metodologia da Pesquisa Científica e Formação de Professor

Referências

ANDES, Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, DF: Brasília,2013; Disponível em: <http://portal.andes.org.br/imprensa/documentos/imp-doc-811277708.pdf>. Acesso em 15 nov.2018;

BARBATO, Christiane Novo; MARTINHO, Maria Helena. A identidade profissional de um formador de professores de matemática. Revista de Estudios e Investigación em Psicología y Educación, v. extr., n. 6, 2015. Disponível em: <http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2015.0.06.172/pdf_141>. Acesso em 02 nov. 2018;

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. Tradução de Luís Antonio Reto, Augusto pinheiro. 1. ed. 3. reimp. São Paul: Edições 70, 2016.

BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Avaliação Quadrienal 2017. 2017. Disponível em <http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/1168-blank-73641651>. Acesso em 02 nov. 2018.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal.

BRASIL. Institudo Brasileiro de Geografia e Estatística. Áreas espaciais. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/amazonialegal.shtm?c=2>. Acesso em: 07 jan. 2018.

BELO, Edileusa do Socorro Valente; GONÇALVES, Tadeu Oliver. A identidade profissional do professor formador de professores de matemática. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.14, n.2, 2012. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9404/8145>. Acesso em 28 ago. 2018.

DURO, Mariana Lima; MOLON, Jaqueline. A formação do professor que ensina matemática e a necessária indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 7, Canoas, 2017. Anais eletrônicos... Canoas: ULBRA Disponível em: <http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/6887/3775>. Acesso em 02 nov. 2018.

EMILIO, Thaise, et al. Formação e fixação de recursos humanos na Amazônia. In: Emilio, T.; Luizão, F. Cenários para a Amazônia: clima, biodiversidade e uso da terra. Manaus: Editora INPA, 2014.

FIORENTINI, Dario. A Pesquisa e as Práticas de Formação de Professores de Matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, nº 29, 2008. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/2912/291221870004.pdf>. Acesso em 02 nov.2018.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Alas, 2003.

LEDOUX, Maria Lídia Paula. Saberes Docentes como mediadores Didáticos e Conceituais na Formação Inicial de Professores de Matemática. 2016. 187 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), 2016.

MANCHUR, Josiane; SURIANI, Ana Lucia Affonso; CUNHA, Márcia Cristina da. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão (UEPG), v. 9, n. 2, 2013. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/5522/3672>. Acesso em 02 nov.2018.

MATOS, Maria da Conceição Gemaque de; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver Egressos dos programas de pós-graduação em ciências e matemática na Amazônia Legal: novos papéis assumidos. IN: NARDI, Roberto; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. (Org). Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: memórias, programas e consolidação da pesquisa na área. São Paulo – SP: Editora Livraria da Física, 2014, pp. 351-393.

MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, v.14, nº 41,2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n41/v14n41a06.pdf>. Acesso em 17 de nov. 2018

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

PIAGET, J. Para Onde Vai a Educação? José Olympio Editora: Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1984.

PRODANOV, Cleber Cristiano; Freitas, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013

RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira. Pós-graduação na Amazônia: o desafio de formar (em) redes. Revista Brasileira de pós-graduação, v.11 nº23,2014. Disponível em: <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/521>. Acesso em 17 de nov. 2018

ROSÁRIO, Cyntia Lopes do; ARAÚJO, Klayton Oliveira de; FERREIRA, Nataly Nunes; MESQUITA, Stephanie Caroline da Rocha e SANTOS, Raimunda Maria Rodrigues. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária: experiências nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Roraima. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 10, 2013. Gestão e Tecnologia para a Competitividade. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/ar quivos/artigos13/56218703.pdf>. Acesso em 02 nov. 2018.

SANTOS, Marcos Pereira dos. Ensino, pesquisa e extensão na universidade brasileira contemporânea: elucidações conceituais e articulações na prática educacional. nº 01, Abril – Setembro. Rio de Janeiro: Revista Científica do Instituto Ideia, 2016. Disponível em: <http://ideiaeduc.com.br/uploads/revista/pdf/desm/7N.01.2016/7n.01.2016_209.ensino_pesquisa_extensao.pdf>. Acesso em 25 de outubro de 2018.

SETTI, Betine Diehl; RIZZON, Eliamar Ceresoli; BETENCOURT, Maria de Fátima Baptista; RICO, Rosa Maria Tagliari e MARASINI, Sandra Mara. Trabalho conjunto: a importância da extensão na formação inicial do professor de Matemática. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, 2015, Chiapas. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://xiv.ciaem-redumate.org/index.p hp/xiv_ciaem/xiv_ciaem/paper/viewFile/997/414>. Acesso em 02 nov. 2018.

SOUZA, Taize Borges; FREITAS, Liliane Miranda. Projeto de Ensino-Extensão: impactos na formação inicial de graduandos de ciências Naturais da UFPA. Revista Universo & Extensão, 2014. Disponível em: <http://www.revistaeletronica.ufpa.br/index.php/univer so_extensao/article/viewArticle/373> Acesso em 02 de nov.2018

SILVA, Maria Deusa Ferreira da. Contribuição da extensão para a formação do professor de matemática a partir da realização de atividades para o ensino e aprendizagem de conceitos de trigonometria. Interfaces - Revista de Extensão, v. 3, n. 1, 2015. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/21/pdf>. Acesso em 02 nov.2018.

SILVA, Sandra Regina Lima dos Santos. Os professores formadores do curso de licenciatura em matemática: condições da docência. 2009. 128 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Potifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

LIRA, Alailson Silva de; FORTALEZA, Francisca Janice dos Santos; ROCHA, Maria Lúcia Pessoa Chaves. A formação doutoral e atuação profissional do professor formador da licenciatura em matemática na Amazônia. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 145–165, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p145-165. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6884. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos