A formação doutoral e atuação profissional do professor formador da licenciatura em matemática na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p145-165Abstract
Este artigo objetiva discutir as práticas doutorais em universidades da Amazônia brasileira que são viabilizadas ou aprimoradas pela formação doutoral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados empíricos foram discutidos tendo em vista a análise do conteúdo. Os resultados indicam que as práticas doutorais do professor formador da licenciatura em matemática na Amazônia brasileira incluem a preocupação com o ensino a partir de lentes teóricas e a compreensão de a pesquisa e a extensão como ferramentas de ensino na graduação. Tais compreensões são atribuídas por eles à obtenção do título de doutor. Portanto, a formação doutoral do professor formador se faz notar como de grande relevância para a qualificação da formação de futuros professores de matemática da Amazônia brasileira.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDES, Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, DF: Brasília,2013; Disponível em: <http://portal.andes.org.br/imprensa/documentos/imp-doc-811277708.pdf>. Acesso em 15 nov.2018;
BARBATO, Christiane Novo; MARTINHO, Maria Helena. A identidade profissional de um formador de professores de matemática. Revista de Estudios e Investigación em Psicología y Educación, v. extr., n. 6, 2015. Disponível em: <http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2015.0.06.172/pdf_141>. Acesso em 02 nov. 2018;
BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. Tradução de Luís Antonio Reto, Augusto pinheiro. 1. ed. 3. reimp. São Paul: Edições 70, 2016.
BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Avaliação Quadrienal 2017. 2017. Disponível em <http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/1168-blank-73641651>. Acesso em 02 nov. 2018.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal.
BRASIL. Institudo Brasileiro de Geografia e Estatística. Áreas espaciais. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/amazonialegal.shtm?c=2>. Acesso em: 07 jan. 2018.
BELO, Edileusa do Socorro Valente; GONÇALVES, Tadeu Oliver. A identidade profissional do professor formador de professores de matemática. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.14, n.2, 2012. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9404/8145>. Acesso em 28 ago. 2018.
DURO, Mariana Lima; MOLON, Jaqueline. A formação do professor que ensina matemática e a necessária indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 7, Canoas, 2017. Anais eletrônicos... Canoas: ULBRA Disponível em: <http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/6887/3775>. Acesso em 02 nov. 2018.
EMILIO, Thaise, et al. Formação e fixação de recursos humanos na Amazônia. In: Emilio, T.; Luizão, F. Cenários para a Amazônia: clima, biodiversidade e uso da terra. Manaus: Editora INPA, 2014.
FIORENTINI, Dario. A Pesquisa e as Práticas de Formação de Professores de Matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, nº 29, 2008. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/2912/291221870004.pdf>. Acesso em 02 nov.2018.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Alas, 2003.
LEDOUX, Maria Lídia Paula. Saberes Docentes como mediadores Didáticos e Conceituais na Formação Inicial de Professores de Matemática. 2016. 187 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), 2016.
MANCHUR, Josiane; SURIANI, Ana Lucia Affonso; CUNHA, Márcia Cristina da. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão (UEPG), v. 9, n. 2, 2013. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/5522/3672>. Acesso em 02 nov.2018.
MATOS, Maria da Conceição Gemaque de; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver Egressos dos programas de pós-graduação em ciências e matemática na Amazônia Legal: novos papéis assumidos. IN: NARDI, Roberto; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. (Org). Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: memórias, programas e consolidação da pesquisa na área. São Paulo – SP: Editora Livraria da Física, 2014, pp. 351-393.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, v.14, nº 41,2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n41/v14n41a06.pdf>. Acesso em 17 de nov. 2018
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
PIAGET, J. Para Onde Vai a Educação? José Olympio Editora: Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1984.
PRODANOV, Cleber Cristiano; Freitas, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013
RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira. Pós-graduação na Amazônia: o desafio de formar (em) redes. Revista Brasileira de pós-graduação, v.11 nº23,2014. Disponível em: <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/521>. Acesso em 17 de nov. 2018
ROSÁRIO, Cyntia Lopes do; ARAÚJO, Klayton Oliveira de; FERREIRA, Nataly Nunes; MESQUITA, Stephanie Caroline da Rocha e SANTOS, Raimunda Maria Rodrigues. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária: experiências nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Roraima. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 10, 2013. Gestão e Tecnologia para a Competitividade. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/ar quivos/artigos13/56218703.pdf>. Acesso em 02 nov. 2018.
SANTOS, Marcos Pereira dos. Ensino, pesquisa e extensão na universidade brasileira contemporânea: elucidações conceituais e articulações na prática educacional. nº 01, Abril – Setembro. Rio de Janeiro: Revista Científica do Instituto Ideia, 2016. Disponível em: <http://ideiaeduc.com.br/uploads/revista/pdf/desm/7N.01.2016/7n.01.2016_209.ensino_pesquisa_extensao.pdf>. Acesso em 25 de outubro de 2018.
SETTI, Betine Diehl; RIZZON, Eliamar Ceresoli; BETENCOURT, Maria de Fátima Baptista; RICO, Rosa Maria Tagliari e MARASINI, Sandra Mara. Trabalho conjunto: a importância da extensão na formação inicial do professor de Matemática. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, 2015, Chiapas. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://xiv.ciaem-redumate.org/index.p hp/xiv_ciaem/xiv_ciaem/paper/viewFile/997/414>. Acesso em 02 nov. 2018.
SOUZA, Taize Borges; FREITAS, Liliane Miranda. Projeto de Ensino-Extensão: impactos na formação inicial de graduandos de ciências Naturais da UFPA. Revista Universo & Extensão, 2014. Disponível em: <http://www.revistaeletronica.ufpa.br/index.php/univer so_extensao/article/viewArticle/373> Acesso em 02 de nov.2018
SILVA, Maria Deusa Ferreira da. Contribuição da extensão para a formação do professor de matemática a partir da realização de atividades para o ensino e aprendizagem de conceitos de trigonometria. Interfaces - Revista de Extensão, v. 3, n. 1, 2015. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/21/pdf>. Acesso em 02 nov.2018.
SILVA, Sandra Regina Lima dos Santos. Os professores formadores do curso de licenciatura em matemática: condições da docência. 2009. 128 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Potifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).