v. 11 n. 24 (2019)

					Visualizar v. 11 n. 24 (2019)

Revista Debates em Educação | v. 11, n. 24, Maio/Ago. (2019)

Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”

Dossiê “Práticas, pesquisas e reflexões sobre a educação profissional, científica e tecnológica no Brasil"

Publicado: 2019-08-31

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Deise Juliana Francisco, Inalda Maria dos Santos
    i-iv
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24pi-iv
  • Apresentação – Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”

    Breynner Ricardo Oliveira, Suzana dos Santos Gomes, Andréia de Assis Ferreira, Antônio José Lopes Alves
    v-ix
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24pv-ix
  • Apresentação – Dossiê “Práticas, pesquisas e reflexões sobre a educação profissional, científica e tecnológica no brasil: apreensão de um projeto em curso”

    Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Inge Renate Frose Suhr, Bruno Nunes Batista
    x-xv
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24px-xv

Artigos

  • Grupos focais: desafios e possibilidades na pesquisa qualitativa

    Clebson Assis da Silva, Suzana Feldens Schwertner, Elizangela Mara Zanelatto
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p1-13
  • Aprendizagem e práticas de escrita de alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará em interação on-line

    Alcides Fernando Gussi, Ellen Lacerda Carvalho Bezerra
    14-28
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p14-28
  • A biodiversidade nas pesquisas em Educação Ambiental

    Ester Aparecida Ely Almeida, Anne Caroline de Freitas, Cleusa Cavalcante Santos, Rosana Louro Ferreira Silva, Marcelo Tadeu Motokane, Fernanda Franzolin
    29-50
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p29-50
  • Pensando a docência para além da representação comum: uma discussão sobre profissionalidade, identidade docente e reconhecimento social

    Lívia Torres Cabral, Mardem Michael Ferreira Da Silva
    51-65
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p51-65
  • Educação não formal: a praia como um espaço para Educação Ambiental

    Michele Souza Fanfa, Leonan Guerra, Maria do Rocio Fontoura Teixeira
    66-83
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p66-83
  • Utilização de experimentação como aporte em atividades problematizadoras para a significação de conceitos químicos no Ensino Básico

    Carla Carvalho de Melo, Regina Célia Barbosa de Oliveira, Agilson Nascimento de Souza
    84-105
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p84-105
  • Os conteúdos de Física Moderna em livros didáticos de Física do Ensino Médio

    Patrícia do Nascimento Pereira, Silvete Coradi Guerini, Jackson Ronie Sá-Silva
    106-124
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p106-124
  • Orientação sexual e o processo de inclusão na formação de professores

    Glaucimila Adrielly Belem Lopes Vasconcelos, Elisabete Alerico Gonçalves, Indiara Cristina Pereira Almeida, Paulo Vitor Teodoro de Souza
    125-144
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p125-144
  • A formação doutoral e atuação profissional do professor formador da licenciatura em matemática na Amazônia

    Alailson Silva de Lira, Francisca Janice dos Santos Fortaleza, Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha
    145-165
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p145-165

Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”

  • Entrevista com Hércules Tolêdo Corrêa

    Gláucia Maria dos Santos Jorge
    166-174
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p166-174
  • As TIC como instrumento de preservação da identidade social das comunidades campesinas de Petrolina/PE

    Elijalma Augusto Beserra, Marcelo Silva de Souza Ribeiro
    175-196
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p175-196
  • Utilizando o software GeoGebra no ensino da Matemática: uma ferramenta para construção de gráficos de parábolas e elipses no 3° ano do Ensino Médio

    Erica Farias Pacheco
    197-211
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p197-211
  • Pensando sobre as TICs como recurso pedagógico: relato de uma experiência na educação física escolar

    Marcos Vinícius Guimarães de Paula, João Henrique Suanno
    212-227
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p212-227
  • Análise da atuação da equipe polidocente do Programa Escola de Gestores da Educação Básica da Universidade Federal de Ouro Preto

    Breynner Ricardo Oliveira, Jianne Ines Fialho Coelho, Magna Campos, Camila Carolina Flausino
    228-244
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p228-244
  • O professor diante da demanda do aluno do XXI: trabalhando com tecnologias e mídias de potencial educativo

    Hercules Pimenta Santos
    245-258
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p245-258
  • Extensão Universitária na EaD: equidade na construção de saberes transdisciplinares

    Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Marcela Rosa de Lima Machado, Marcio Boaventura Junior, Fernando Selmar Rocha Fidalgo
    259-272
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p259-272
  • Metodologias e Tecnologias Digitais: a voz do coletivo/singular na formação inicial do professor de Matemática

    Tiago Dziekaniak Figueiredo, Victor Ferreira Ragoni
    273-294
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p273-294
  • Formação Docente no Contexto da Universidade Aberta do Brasil

    Daniela de Oliveira Pereira
    295-313
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p295-313
  • Ensino, jogos eletrônicos e contra-hegemonia: uma aliança possível

    Wallacy Oliveira Pasqualini Nerio, Alex Fernandes da Veiga Machado, Paula Reis de Miranda
    314-330
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p314-330
  • Letramento digital no ensino médio: um estudo do gênero fanfiction nas aulas de Língua Portuguesa

    Andreia Teixeira, Suzana dos Santos Gomes
    331-348
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p331-348
  • Tecnologia Assistiva: o que pensam as professoras da sala de recursos multifuncionais?

    Tarciana Angélica Lopes Damato, Maria Amélia da Silva Viana
    349-360
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p349-360

Dossiê “Práticas, pesquisas e reflexões sobre a educação profissional, científica e tecnológica no Brasil"

  • Desafios da Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica: Entrevista com Rony Cláudio de Oliveira Freitas

    Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Inge Renate Frose Suhr, Bruno Nunes Batista
    361-372
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p361-372
  • Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante a distância: um olhar sobre a metodologia e os resultados da oferta

    Clessia Lobo Morais Machado, Gisele Marcia Oliveira Freitas
    373-382
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p373-382
  • A proposta do ensino pela pesquisa em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

    Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
    383-401
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p383-401
  • A reforma do Ensino Médio como estratégia de adequação da educação às demandas do setor produtivo

    Inge Renate Frose Suhr
    402-415
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p402-415
  • Impactos da Educação Profissional na prática docente de professores de Ciências

    Angelisa Benetti Clebsch, Otávio Bocheco, Maíra Adriana Hillesheim Hoepers
    416-430
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p416-430
  • Análise dos estilos de aprendizagem de alunos do Ensino Técnico na disciplina de Operações Unitárias

    Izabela de França Schaffel, Adriana Elaine da Costa, Estela Cláudia Ferretti, Fátima Peres Zago de Oliveira, Janaína Karine Andreazza
    431-452
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p431-452
  • A Iniciação Científica na formação dos estudantes do Ensino Médio

    Fátima Peres Zago de Oliveira, Paula Andrea Grawieski Civiero, Walter Antonio Bazzo
    453-473
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p453-473
  • Alfabetização Científica e o Ensino de Ciências nos anos iniciais: slogan ou realidade no cotidiano escolar?

    Juliana Carvalho Pereira, Maria do Rocio Fontoura Teixeira
    474-494
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p474-494
  • Educação profissional e currículo integrado: um estudo sobre numeramento em curso de agroindústria do Instituto Federal de Alagoas

    Anna Laura Silva, Pablo Guilherme Tenório de Melo, Ewerton Roosewelt Bernardo da Silva, Fernando Valério Ferreira de Brito
    495-508
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p495-508
  • A Pesquisa como Princípio Educativo no Currículo Integrado

    Roberta Pasqualli, Angela Silva, Vitor Gomes da Silva
    509-522
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p509-522
  • Sobre a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: do espírito emancipatório aos riscos da vampirização neoliberal

    Bruno Nunes Batista
    523-545
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p523-545
  • ProfEPT no IFPR: cenário atual, desafios e perspectivas

    Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado, Sandra Terezinha Urbanetz, Leandro Rafael Pinto
    546-563
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p546-563
  • Retalhos de experiências exitosas em Educação Profissional e Tecnológica

    Leandro Marcos Salgado Alves, Reginaldo Leandro Plácido, Filipe Pereira Faria, Michel Luís Rohr
    564-585
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p564-585
  • Avaliação por conceito na Educação Profissional e Tecnológica e a Taxonomia de Bloom: uma possibilidade?

    Marcia Valéria Paixão, Leandro Rafael Pinto
    586-599
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p586-599
  • Educação e formação humana: o lugar ocupado pelas “Humanas” nos Institutos Federais de Educação Tecnológica

    Pablo Menezes e Oliveira
    600-612
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p600-612