Realidade Aumentada e Literatura Infantil na Educação Infantil

María Esther del-Moral, María del Rosario Neira-Piñeiro

Resumo


Este trabalho explora as oportunidades da metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos com o uso da Realidade Aumentada na educação infantil, partindo da literatura infantil. Trata-se de um estudo de casos, que analisa cinco propostas inovadoras com RA, desenvolvidas por professores em formação. A análise tem em consideração três abordagens: a) didática, avaliando a sua dimensão pedagógica: b) tecnológica-interativa, verificando os níveis de RA, os ativadores e os elementos de geolocalização, e c) lúdico-creativa, definindo as estratégias lúdicas, os meios utilizados e os recursos digitais. Os resultados destacam o potencial didático da metodologia ABJRA, considerando que estas propostas favorecem um enfoque globalizado que explora a riqueza da literatura infantil para promover numerosos tipos de aprendizagens através do jogo.


Palavras-chave


Realidade aumentada. Formação de professores. Literatura infantil. Aprendizagem baseada em Jogos. Aprendizagem baseada em Jogos com Realidade Aumentada.

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